Abra sua conta grátis Carregando

Desenvolvimento de aplicativos para pequenas empresas: veja as vantagens!

Publicado em 22 de agosto de 2019 (atualizado em 29 de agosto de 2019)
Desenvolvimento de aplicativos para pequenas empresas

Estamos chegando ao final de mais uma década, e esta foi marcada por grandes avanços tecnológicos. Cada vez mais ouvimos sobre uma nova revolução chamada de indústria 4.0Muito se fala sobre o uso de novas tecnologia em grandes fábricas e empresas. Mas, como as empresas de pequeno porte estão se preparando para essa nova era?

Segundo uma pesquisa do Sebrae, nos últimos três anos, as pequenas empresas apostaram na informatização e na utilização de novas ferramentas digitais. Ainda nesta pesquisa, 92% das empresas de pequeno porte (EPPs) afirmaram usar o celular como principal ferramenta tecnológica. 

Com uma transformação digital centrada nos smartphones, as EPPs buscam encontrar soluções tecnológicas para seus principais problemas. E, o que é observado, na maioria dos casos, são empresas utilizando serviços de terceiros para atividades internas e externas. Isto é, usar aplicativos como WhatsApp, Facebook, entre outros.

Pequenas empresas já se transformaram com o desenvolvimento de aplicativos, se tornando destaque em seus segmentos. Por isso, neste artigo, iremos abordar os principais pontos para a criação de um aplicativo próprio.

Desenvolvimento de aplicativos para pequenas empresas

Desenvolvimento de aplicativos para pequenas empresas

Ao estruturar um projeto para criar um app, alguns passos devem ser seguidos para facilitar o fluxo de ideias e criação. Então veja a seguir! 

Defina seus objetivos

Todo aplicativo precisa resolver algum problema, além de ser  intuitivo, funcional e possuir uma interface simples. Portanto, ele tem que ser um facilitador dentro de todo o organismo corporativo, já que a concorrência desse mercado é muito grande. Dessa maneira, é necessário avaliar alguns pontos: 

  • como seu aplicativo facilita a vida do seus clientes;
  • qual o objetivo do seu aplicativo;
  • como ele será atrativo para seus usuários?

Essas perguntas te darão um caminho para iniciar a criação de um aplicativo. Todas as ações que você deve tomar devem ter em vista alcançar o objetivo traçado. Então escreva todas as ideias em um papel ou computador, de forma que você não esqueça nenhum detalhe. Dessa maneira, toda essa documentação será muito importante na hora do desenvolvimento.

Defina sua persona e recolha feedbacks

Um grande erro cometido por empreendedores em geral é utilizar os conceitos de persona e público-alvo como sinônimos. Apesar de ambos serem ótimos norteadores para estratégias, esses são conceitos distintos. A persona é um personagem semi fictício, que é criado para ajudar um negócio ou projeto a entender de forma mais clara quem é seu cliente ideal. Ela é baseada em análises reais do seu atual público e em pesquisas de mercado.

Veja abaixo algumas perguntas para ajudá-lo a definir uma persona para o seu aplicativo!

  • Quem gostaria de usar meu aplicativo?
  • Qual as maiores necessidades, problemas e desejos dos possíveis usuários?
  • Onde eles buscam informação?

Respondendo a estas perguntas, você terá um esboço de quem é o seu cliente ideal. Portanto, use os canais de comunicação onde você acha que sua persona se encontra. Converse com algumas pessoas e pergunte o que eles esperam da sua ideia, além de questionar as etapas referentes à implementação do aplicativo. Dessa maneira, isso fornecerá insights importantes para criar um aplicativo.

Analise o mercado

Você já definiu como espera que seu aplicativo funcione, como visto acima. Então, agora é a hora de procurar os concorrentes no mercado. Dessa maneira, confira a seguir as questões que você poderá catalogar.

  • Quem oferece funcionalidades parecidas com a do seu aplicativo?
  • Quem tem o interesse na mesma persona que você?
  • Quem pode representar uma ameaça?

Essas perguntas irão te ajudar a identificar os aplicativos do mesmo nicho de mercado. 

Crie uma lista com todas as empresas que poderão concorrer com você. Analise todos os ponto positivos e negativos que os usuários citam sobre seus concorrentes. Nesta etapa, você pode retirar alguns insights importantes para garantir uma boa experiência para seus usuários. Absorva os pontos positivos e ajuste os pontos negativos.

Faça um esboço do seu aplicativo

Junte todas as ideias que você teve até o momento e organize-as.

Depois, faça um esboço do que você espera que seja O seu aplicativo. Utilize textos, imagens, desenhos e qualquer outra coisa que facilite o entendimento do que será seu app.

Desenvolvimento do aplicativo

Desenvolvimento do aplicativo

Os pontos acima, são um guia para a criação do “esqueleto” do seu aplicativo. Embora, eles possam mostrar informações importantes sobre o app, ainda não contemplam o desenvolvimento em si.

O desenvolvimento de um aplicativo, independente do tipo, pode seguir 3 caminhos. Então veja abaixo!

  • Desenvolvimento interno – Contratar programadores a fim de criar um departamento de TI para desenvolver seu aplicativo.
  • Freelancers – Contratar profissionais independentes disponíveis no mercado para criar cada funcionalidade do seu aplicativo
  • Empresa especializada – Contratar o serviço de uma empresa especializada para desenvolver o app.

O benefício do desenvolvimento interno está, além da criação do aplicativo, na implementação de um time interno de TI. Mas, é um grande desafio, e é totalmente desaconselhável para quem não possui experiência em gerência de projetos deste escopo.

Já contratar freelancers, apesar de ser a opção de menor custo, sofre com o mesmo problema. Criar um aplicativo sem experiência neste tipo de projeto pode ser um grande erro, por isso é recomendado a contratação de uma empresa especializada.

O que considerar antes de terceirizar o desenvolvimento?

O primeiro passo é encontrar uma equipe que atenda suas necessidades. Logo após, você precisa certificar que seus objetivos serão cumpridos. E, para isso, é importante que você tenha suas ideias claramente organizadas.

Investigue os produtos feitos pela empresa responsável pela terceirização

Depois de selecionar qual empresa terceirizada será responsável pelo desenvolvimento, você deve investigar quais produtos eles criaram e a qualidade do serviço. Lembre-se, você têm pouca ou nenhuma experiência com o processo de desenvolvimento de um aplicativo. Para confirmar se a equipe é eficiente, sua pesquisa deve ser aprofundada.

Garanta que compreenderam o seu negócio

Assim como você não sabe muito sobre desenvolvimento de aplicativos, é provável que a equipe que você contratou não tenha conhecimento sobre o seu empreendimento. Portanto, se estão criando um aplicativo relacionado à sua marca, é de suma importância que eles tenham conhecimento sobre o assunto.

Ao se reunir com a equipe de desenvolvimento, fique atento com a maneira com que eles receberam a sua ideia. Avalie se surgiram muitas dúvidas ou se eles aparentam estar confortáveis com o projeto. Isso pode ser observado pelas perguntas que irão fazer a você durante a discussão sobre o projeto.

Estabeleça prazos e acompanhe os procedimentos

Se você não possui conhecimento sobre o desenvolvimento de aplicativos, provavelmente não deve saber quanto tempo leva para que um fique pronto. Então, certifique-se de cobrar um prazo e um cronograma organizado para acompanhar o processo de desenvolvimento.

Também é extremamente normal que você tenha dúvidas sobre a criação, desenvolvimento e funcionalidade do seu investimento. Não seja receoso em ser evasivo ou atrapalhar. Afinal, todo capital gasto deve ser bem pensado e trabalhado para que se tenha um ótimo produto no futuro.

Ter facilidade na comunicação com a empresa responsável pelo desenvolvimento e com os desenvolvedores do seu projeto é essencial. Mesmo que você não o acompanhe pessoalmente, é seu dever ficar por dentro de tudo. Escolha uma maneira de manter o contato, ainda que seja à distância. Seja qual for o método escolhido (Skype, WhatsApp, etc…), garanta a sua comunicação com cada membro da equipe durante todo o processo.

Não fique para trás, otimize seu negócio!

Independente do porte da empresa, desenvolver um app é uma grande decisão. Não apenas pelo custo do investimento, mas pela mudança que trará ao seu negócio. Entrar no mercado digital irá trazer grandes mudança, mas é necessário reforçar que, em um mundo cada vez mais conectado, o posicionamento digital é fundamental para sobrevivência de qualquer negócio que busca se manter sólido.

Então, agora que você já sabe o que deve ser considerado no desenvolvimento de aplicativos para pequenas empresas, entenda como criar um aplicativo tipo Uber

Este artigo foi produzido pela Usemobile

Categoria

Prestadores de Serviço

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.