Finanças e Gestão

O fantástico crescimento do e-commerce no Brasil

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

O aumento do número de usuários de internet e a modernização do comércio on-line estão modificando as relações comerciais no pais. Essa modificação ocorre por meio do aprimoramento dos meios de contato, envio e pagamento, entre outros fatos. Portanto, a modernização acontece ao mesmo tempo em que há um crescimento do e-commerce.

As facilidades são enormes e o prognóstico é que essa realidade continue aumentando por um bom tempo. O comércio on-line vai continuar sendo alvo de investimentos e da preferência de muitos compradores. Quer entender melhor as razões do fantástico crescimento do e-commerce no Brasil? Confira o texto a seguir que foi especialmente preparado para você.

A democratização do acesso

O aumento vertiginoso desse comércio on-line só é possível pela seguinte questão: o acesso à internet ficou muito mais democrático e a inclusão digital se tornou uma realidade no país inteiro. A estabilidade econômica que permitiu aos consumidores de classes C e D adquirirem seu computador, a concorrência que barateou o preço de servidores de internet, as redes de wi-fi gratuitas, etc. Segundo uma pesquisa do IBGE, entre os anos de 2005 e 2015, o percentual de domicílios com acesso à internet aumentou de 13,6% para 57,8%. Enfim, todo um contexto fez com que indivíduos que antes não se conectavam à rede, agora tenham acesso ao seu conteúdo. Em um país com 209 milhões de habitantes, imagine quantas pessoas ainda podem se conectar à internet.

Por isso, leia esse artigo que fizemos para falar sobre o crescimento do e-commerce no Brasil:

A praticidade auxilia o crescimento do e-commerce

Quando você possui uma loja virtual, seu estoque pode se encontrar em qualquer local. Portanto, se tiver uma loja física, você precisa ter os produtos à mão caso um cliente peça.

Dessa forma, o comércio on-line possui uma vantagem, pois permite possuir seus galpões em áreas mais afastadas, diminuindo o preço do aluguel. Assim que é realizada a compra, é preciso somente selecionar e enviar para o cliente, sem nenhum transtorno maior.

A comodidade do seu quarto

Uma das grandes vantagens de se comprar pela internet é que o consumidor escolhe sem precisar sequer sair do quarto. Então, bastam uns cliques e o uso das ferramentas de busca para adquirir o que deseja. E o melhor, isso é feito sem nenhum trabalho ou despesa com deslocamento. Mudar de roupa, pesquisar rota, escolher entre ônibus, táxi ou carro? Trânsito? Isso é coisa do passado. Dessa maneira, o máximo que você faz é ligar seu computador! Essa praticidade, no mundo corrido em que vivemos, conta muito na hora de escolher.

As formas de pagamento

Outra comodidade oferecida pelo comércio on-line é a variedade de formas de pagamento disponibilizada à clientela. Boleto, cartão de crédito, transferência eletrônica, opções à vista ou a prazo. As possibilidades são muitas. Essas vendas são feitas em ambientes virtuais seguros e isso assegura uma tranquilidade para o cliente.

Observando essas características, podemos concluir que a tendência é que o comércio on-line continue crescendo vertiginosamente no Brasil. É visível que o país está se tornando uma das grandes potências mundiais de vendas pela internet.

As vantagens são enormes, tanto para vendedores quanto para a clientela, fazendo com que essa parceria tenha tudo para se perpetuar. O produto certo é oferecido e as formas de pagamento adequadas. Dessa forma, você fideliza o cliente e aumenta a receita do seu empreendimento.

Modernize a sua empresa: ofereça aquilo que o cliente deseja! Sua empresa vende pela internet? Conte-nos sobre sua experiência nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, InstagramLinkedin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.