Finanças e Gestão

Controle de contas a pagar: veja 4 dicas!

Criado em 17 de jul. de 2018

(Atualizado em 12 de dez. de 2023)

A área de gestão financeira é uma das mais importantes de qualquer negócio, afinal, ela é responsável por manter o equilíbrio das contas. Esse gerenciamento inclui organização e planejamento, registro e acompanhamento das entradas e saídas financeiras. Além disso, realiza a análise e controle de contas a pagar e receber, entre outras ações estratégicas.

Todas essas ações possibilitam que o gestor tenha uma visão clara a respeito do fluxo financeiro do negócio. Com isso, será muito mais fácil planejar os próximos passos e desenvolver estratégias de crescimento. Assim, você pode garantir que a saúde econômica que toda empresa precisa para alcançar seus objetivos.

Assim, foram listadas quatro dicas práticas para ajudar nas dúvidas dos gestores. Dessa maneira, buscamos ajudá-los com informações sobre como garantir o controle de contas a pagar e receber. Então, boa leitura!

Manual Financeiro Para Empreendedores

1. Registre tudo para ter maior controle

Use ferramentas de gestão para garantir que todas as contas, datas e valores de pagamentos sejam registrados. Com todas essas informações em um só lugar, o trabalho de gerenciamento será muito mais eficiente.

As planilhas de controle financeiro também podem ser úteis nessa etapa. No entanto, há outras ferramentas com muito mais recursos que facilitam a função. Lembre-se de que todas as contas precisam ser incluídas nesse controle, até mesmo aquelas de baixo valor, nenhuma fatura deve ficar de fora do controle.

2. Não se comprometa com dívidas

Assim como na vida pessoal, a regra de não gastar mais do que recebe se aplica também na gestão financeira das empresas. E, para evitar esse problema, o registro de todas as contas se torna imprescindível, pois é por meio desse controle que o gestor saberá exatamente o quanto pode ou não gastar em cada período.

O endividamento é um dos problemas mais recorrentes nas empresas que não priorizam uma boa gestão estratégica. O resultado é um negócio sem perspectivas de crescimento e com falta de recursos para que todas as suas atividades sejam plenamente desenvolvidas.

3. Facilite as formas de pagamento

No que diz respeito às contas a receber, muitas vezes é preciso oferecer algumas facilidades aos clientes. É interessante que a empresa seja flexível quanto às formas de recebimento, como pagamentos via boletos e carnês, por exemplo.

Em algumas situações, é preciso também estar mais aberto a negociações de prazos para o recebimento. Nesses casos, é importante que todas as informações de contas a pagar e receber sejam analisadas, a fim de evitar desequilíbrios no fluxo de caixa.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

4. Trabalhe com planejamento

Outra regra fundamental que faz parte do dia a dia de negócios é o estabelecimento de metas e, para isso, não se pode abrir mão de um bom planejamento. É preciso negociar datas e prazos que beneficiem a empresa, garantir que os custos e as despesas não ultrapassem as receitas, pagar as contas no prazo certo e estar atento quanto a possíveis necessidades de renegociações.

Mesmo trabalhando com uma gestão eficiente, diversos imprevistos podem acontecer e criar algum tipo de instabilidade financeira no negócio. Para minimizar os riscos causados por essas situações inesperadas, a melhor dica é sempre trabalhar seguindo um planejamento.

Com isso, chegamos à conclusão de que para manter o controle das contas a pagar é preciso começar registrando tudo. E isso vale até mesmo os pequenos valores, que não podem ser deixados de fora da supervisão. A empresa também precisa estar atenta às dívidas, para que não comprometam o negócio, e facilitar as formas de pagamento, como medida que pode ajudar a evitar desequilíbrios no caixa. Lembre-se: para que todas as estratégias funcionem, é preciso ter planejamento.

Se você gostou dessas dicas para manter o controle de contas a pagar e receber, aproveite também para ler o nosso post sobre política de cobrança. Esse é um outro assunto muito importante para a gestão das empresas!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.