Abra sua conta grátis Carregando

O que é e como funciona o Contactless?

Publicado em 10 de dezembro de 2019 (atualizado em 10 de dezembro de 2019)
Uma pessoa aproximando o cartão pré-pago Gerencianet de uma máquina de cartão

No Brasil, ainda são poucos os cartões que utilizam a tecnologia NFC (Near Field Communication) ou Contactless – uma espécie de comunicação por campo de proximidade. A inovação permite que, além da forma tradicional, o pagamento seja feito por aproximação. Nesse caso, basta aproximar o cartão a cerca de cinco centímetros do leitor de pagamento e aguardar o sinal de autorização.

A operação pode ser feita em qualquer maquininha de cartão que tenha o símbolo Contactless, indicando a compatibilidade do equipamento com a tecnologia. Ao fazer o pagamento por aproximação, a senha não precisa ser digitada nas compras de até R$50. 

Entenda a seguir como a tecnologia Contactless funciona!  

O Contactless é seguro?

Nesse modelo de transação, o aparelho receptor não armazena as informações confidenciais do cartão, como a senha. Logo, a operação torna-se muito mais segura nesse aspecto. A tecnologia de aproximação também dificulta a interferência ou interrupção do sinal. Isso representa maior proteção e qualidade para efetuar compras.

Por outro lado, é preciso atenção em caso de perda ou roubo do cartão. Nessa situação, o bloqueio deve ser feito imediatamente. O cartão pré-pago Gerencianet  pode ser bloqueado pelo portal, na aba “Meu Cartão”.

Caso tenha mais de um cartão Contactless, evite deixar os dois próximos da máquina durante o pagamento para evitar que a leitura seja impedida. Vale a pena ressaltar que, se os dois cartões estiverem próximos do leitor, ainda assim o pagamento não será realizado simultaneamente. Se os dois cartões forem identificados ao mesmo tempo, o pagamento deverá ser realizado novamente. 

Ficou com mais alguma dúvida? Então aproveite para saber mais informações sobre o cartão da Gerencianet!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.