Cartão de crédito

O que é e como funciona o contactless?

Criado em 10 de dez. de 2019

(Atualizado em 19 de mar. de 2024)

A tecnologia NFC (Near Field Communication) ou Contactless permite que o pagamento com cartão possa ser feito por aproximação.

Basta aproximar o cartão a cerca de cinco centímetros do leitor de pagamento e aguardar o sinal de autorização.

A operação pode ser feita em qualquer maquininha de cartão que tenha o símbolo Contactless, indicando a compatibilidade do equipamento com a tecnologia.

Ao fazer o pagamento por aproximação, a senha não precisa ser digitada nas compras de até R$ 200. 

Entenda a seguir como a tecnologia contactless funciona!  

O contactless é seguro?

Nesse modelo de transação, o aparelho receptor não armazena as informações confidenciais do cartão, como a senha.

Logo, a operação torna-se muito mais segura nesse aspecto. A tecnologia de aproximação também dificulta a interferência ou interrupção do sinal. Isso representa maior proteção e qualidade para efetuar compras.

Por outro lado, é preciso atenção em caso de perda ou roubo do cartão. Nessa situação, o bloqueio deve ser feito imediatamente. Os cartões Efí podem ser bloqueados pelo app ou plataforma web, no menu “Cartões”.

Caso tenha mais de um cartão contactless, evite deixar os dois próximos da máquina durante o pagamento para evitar que a leitura seja impedida.

Vale a pena ressaltar que, se os dois cartões estiverem próximos do leitor, ainda assim o pagamento não será realizado simultaneamente. Se os dois cartões forem identificados ao mesmo tempo, o pagamento deverá ser realizado novamente. 

🔎 Leia também: 
Sem contato! Como fazer pagamento por aproximação com seu cartão Efí?
Cartão Contactless é seguro? Mitos e verdades sobre o pagamento por aproximação

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.