Finanças e Gestão

Conta Digital: como funciona, quem pode ter e como abrir a sua

Criado em 29 de jun. de 2020

(Atualizado em 10 de jul. de 2023)

Conta digital é uma conta financeira (que pode ser de um banco, instituições financeiras ou de pagamento) na qual o usuário pode abrir, fechar e utilizar todos os serviços de forma virtual, por um site ou aplicativo, sem precisar ir até uma agência.

É bem provável que você tenha ouvido falar ou até mesmo já possua uma. Afinal, um quinto da população brasileira possui sua conta financeira principal em um banco digital. É o que aponta a pesquisa encomendada pela Fiserv — empresa global de tecnologia de serviços financeiros — e realizada pela Toluna Insights.

Além do já observado crescimento no número de bancos digitais no país, o novo Coronavírus (COVID-19) trouxe mudanças nos hábitos de consumo dos brasileiros. Inclusive em relação a serviços financeiros.

Segundo o estudo Google for Startups – Startup Landscape in the New Normal, o termo “conta digital” teve um grande pico de buscas durante o período da pandemia.

Esse boom das contas digitais se dá, principalmente, pela facilidade de abertura de conta, redução ou isenção das tarifas bancárias e menor burocracia. Vamos te explicar isso mais detalhadamente abaixo. Vem ver!

O que é conta digital?

Conta digital é um tipo de conta financeira que permite que todas as operações sejam feitas de forma virtual — da abertura ao fechamento da conta, tudo acontece online, sem necessidade de ir pessoalmente até uma agência.

As contas digitais também são alternativas menos burocráticas. É possível abrir uma conta de onde estiver, pelo smartphone.

Outra característica que é comum às contas digitais — mas não é uma regra — é ausência de tarifas, como a de manutenção de conta.

As instituições podem cobrar por alguns serviços, como pela transferência para outras titularidades, por exemplo. Vale lembrar que, ainda assim, as tarifas cobradas por essas instituições costumam ser menores do que as praticadas pelos bancos tradicionais.

Ainda não tem uma conta digital? Abra a sua na Efí!

Como funciona uma Conta Digital?

No dia a dia, as contas digitais são bem parecidas com as contas tradicionais. Porém, nem todas possuem os mesmos recursos.

Na conta digital, por exemplo, é possível realizar operações como:

  • Guardar e movimentar o dinheiro;
  • Acompanhar o extrato financeiro;
  • Fazer e receber transferências bancárias;
  • Realizar saques, geralmente na Rede Banco24Horas;
  • Depositar dinheiro;
  • Fazer pagamento de contas;
  • Fazer recarga de celular, etc.

É comum, também, que a instituição ofereça um cartão (pré-pago, débito e/ou crédito) para que os clientes movimentem o saldo da conta digital. A modalidade do cartão varia de instituição para instituição, bem como a decisão se será cobrado ou não alguma tarifa por esse recurso.

Além disso, algumas contas digitais oferecem rendimentos a taxas maiores do que as encontradas na poupança, o que pode ser uma opção interessante para alguns usuários.

VEJA TAMBÉM: Cartão de crédito sem anuidade para empresas — o que significa e por que vale a pena ter um

Tipos de Conta Digital

De certo, você já sabe que Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas possuem necessidades diferentes. E, claro, que isso também interfere na hora de abrir uma conta bancária digital.

Conta Digital para pessoa física

Esse é o tipo de conta mais comum de encontrar. A maioria das instituições oferece contas digitais com recursos para pessoas físicas cuidarem do próprio dinheiro. Nesse caso, o usuário tem acesso a todas as operações comuns que citamos acima e muito mais, variando de acordo com a instituição.

Conta Digital para pessoa jurídica (Conta PJ)

Já a conta digital para negócios é pensada para facilitar o dia a dia de um empreendedor. Por isso, possui recursos mais direcionados para MEIs e pequenas e médias empresas, como um maior limite de emissão de boletos bancários e TEDs, por exemplo.

A Efí é uma conta digital focada em negócios. Possui dezenas de recursos que automatizam e facilitam a vida do empreendedor, como emissão e envio automático de cobranças e gestão de recebimentos.

Vantagens de optar pela Conta Digital

1. Tarifas muito menores

Se você possui uma conta tradicional, sabe que diversas tarifas são cobradas para que você use os serviços disponibilizados. Por exemplo, o correntista paga pelo cadastro de conta corrente, pelas TEDs realizadas; além da anuidade do cartão, que pode ser altíssima em alguns casos. 

A conta digital se torna, então, uma opção mais viável e econômica, uma vez que muitas dessas tarifas são eliminadas ou reduzidas. Por isso, é importante pesquisar e conhecer os recursos que cada instituição oferece.

2. Menos burocracia

Abrir uma conta digital é muito mais fácil do que abrir uma conta em uma instituição tradicional. Isso porque é preciso fazer um cadastro simples pelo próprio app para smartphone da fintech. Assim, é dispensável aquela antiga validação de documentos presencial.

3. Atendimento mais próximo

O atendimento é, sem dúvidas, um dos principais gargalos dos bancões. Precisar ir até a agência ou passar horas no telefone para resolver algum problema não faz mais sentido — e não fazem mais parte da rotina dos clientes das contas digitais.

O atendimento ou suporte acontece virtualmente, por meio de chats, tickets e redes sociais, deixando o relacionamento mais fluído. Além disso, geralmente, o atendimento é feito de forma humanizada, com horário de atendimento estendido.

Aqui, na Efí, por exemplo, nosso time de atendimento está disponível de segunda a segunda, das 07h às 22h, inclusive nos feriados nacionais.

Abra sua Conta Digital na Efí

4. Facilidade para gerir as finanças

As contas digitais costumam ser muito mais simples e intuitivas. Por meio do próprio celular, é possível controlar tudo, de onde estiver.

Isso quer dizer que não é mais preciso ir até o caixa eletrônico para depositar dinheiro, fazer transferências, pagar contas e etc. Tudo isso está disponível a um clique.

Além disso, o saque também pode ser feito em toda a Rede Banco24Horas, disponível em mais de 1.000 municípios do Brasil.

5. Gestão de cobranças

Ao abrir uma conta digital PJ, você ainda tem a vantagem de emitir e simplificar a gestão de cobranças dos seus clientes, seja por boleto, link de pagamento ou Pix, por exemplo.

Boleto, Link de Pagamento, Pix e outros meios de pagamento costumam fazer parte das soluções que as contas digitais oferecem.

A grande vantagem, aqui, é ter em um único lugar todas as finanças do seu negócio, de forma simples e inteligente. Com um dashboard do saldo disponível e a receber, a gestão do fluxo de caixa e a tomada de decisões se torna mais fácil.

Efí, a conta digital para negócios

Sim! A Efí é uma conta digital para negócios com todas as características e recursos que você viu ao longo desse texto — e tem mais.

Além das funcionalidades comuns às contas digitais, a Efí possui diversas soluções que empreendedores precisam para cuidar das finanças de seu negócio. Seja pelo aplicativo (mobile ou computador) ou pela plataforma web, é possível: 

  • Emitir boletos, carnês e links de pagamento — para receber via cartão de crédito — ilimitados, pagando apenas pelas cobranças compensadas;
  • Enviar e receber transferências bancárias de qualquer instituição financeira, com total transparência sobre quanto pagar pela operação de envio;
  • Fazer Pix ilimitados sem custo e receber até 30 Pix grátis por mês;
  • Gerenciar as cobranças e usar ferramentas únicas para reduzir a inadimplência dos clientes;
  • Automatizar a gestão de cobranças com as APIs de pagamento: API Pix, API Cobranças e Open Banking.

Além disso, a instituição oferece cartão pré-pago, cartão de crédito e débito sem anuidade, para você movimentar, com facilidade, as finanças do negócio.

Com ele, é possível realizar saques gratuitamente na Rede Banco24Horas ou fazer compras em milhares de estabelecimentos pelo mundo. Além, claro, de aproveitar as vantagens dos programas Visa.

VEJA TAMBÉM: Como funciona o Programa de Pontos Livelo? E como somar pontos com o Cartão de Crédito Efí?

Manual Pix para Negócios

Como abrir uma Conta Digital na Efí?

Abrir uma conta digital na Efí é 100% online, sem burocracia e sem precisar sair de casa. E o melhor: não há nenhum custo pela abertura ou manutenção da conta.

Você vai precisar apenas do seu smartphone para instalar o aplicativo da Efí, disponível para Android e iOS, e seguir os passos solicitados por ele. Sugerimos, inclusive, que você leia a faq “Como abrir conta na Efí?” para tirar dúvidas sobre os documentos a serem usados no processo de abertura, padrões de envio e muito mais.

Por fim, você também pode seguir o passo a passo com a ajuda da nossa analista de Marketing:

Após o processo de abertura de conta, você estará pronto para gerir sua Conta Digital diretamente pelo app mobile. Se preferir, também pode acessar sua conta pela plataforma web.

Então, viu como é fácil e vantajoso ter uma conta bancária digital? Você pode ter tudo que uma conta convencional tem e um pouco mais com uma experiência totalmente nova. Abra agora mesmo sua Conta Digital na Efí!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.