Abrir conta digital grátis Carregando

Conta Digital MEI: como encontrar o match perfeito para o seu negócio?

Publicado em 17 de junho de 2021 (atualizado em 12 de agosto de 2021)
Celular com tela semelhante à tela do Tinder, com dizerem "Deu Match!", indicando que a Conta Digital MEI Gerencianet combina com o seu negócio.

Empreender no Brasil é um desafio e tanto, mas nem só de burocracia vive o empreendedor — especialmente o MEI. Existem algumas soluções no mercado que podem facilitar (e muito) as finanças de um negócio, e uma delas é a Conta Digital MEI. Já ouviu falar?

Essa é uma modalidade de Conta Digital que oferece alguns benefícios que as contas tradicionais costumam não oferecer, como economia e acessibilidade

Se você se tornou um microempreendedor há pouco tempo ou já está há mais tempo no mercado, mas precisa profissionalizar a sua gestão financeira, continue a leitura para encontrar a Conta Digital perfeita para o seu negócio.

O que é uma Conta Digital MEI?

A Conta Digital MEI nada mais é do que uma conta bancária que funciona totalmente online, da abertura ao atendimento ao cliente, e é destinada aos microempreendedores individuais. 

Em geral, essa modalidade de conta é oferecida pelas chamadas fintechs, empresas que unem finanças e tecnologia com o objetivo de otimizar serviços do sistema financeiro. 

As principais características das fintechs (e não por acaso algumas de suas vantagens) são a simplificação dos processos e a oferta de serviços mais econômicos

Isso é possível, principalmente, porque elas atuam de maneira diferente dos bancos tradicionais. Como as fintechs atuam, exclusivamente, no ambiente virtual, elas não têm despesas de uma agência bancária física.

Outra característica que é comum às Contas Digitais para MEIs é que, em geral, elas não cobram tarifas para a manutenção de conta. Porém, é importante destacar que as instituições podem cobrar por outros serviços, como transferências para outras titularidades, por exemplo. 

Ainda assim, as tarifas cobradas por essas instituições costumam ser menores do que as praticadas pelos bancos tradicionais.

Em uma Conta Digital MEI é possível:

  • Movimentar o dinheiro de diferentes formas.
  • Visualizar o extrato financeiro.
  • Receber e fazer um Pix.
  • Realizar e receber transferências bancárias.
  • Fazer saques, em geral utilizando a Rede Banco24Horas, disponível em todo o Brasil.
  • Depositar dinheiro.
  • Pagar contas de energia, água e telefone.
  • Fazer recarga de celular.
  • E em alguns casos, emitir e gerenciar cobranças, entre outros serviços.
Pix gratuito na Conta Digital Gerencianet - Faça seu cadastro!

Por que é importante ter uma conta dedicada para o negócio?

Muitos microempreendedores individuais, ao iniciar a atividade, acabam misturando entradas e saídas de dinheiro junto a contas pessoais. 

Mesmo que o seu negócio tenha sido criado há pouco tempo, ter uma Conta Digital MEI exclusiva é essencial para profissionalizar o negócio. Assim, você terá mais controle sobre o dinheiro para pagar contas, fornecedores, ou mesmo o funcionário que trabalha com você. 

Lembrando que, como MEI, é possível contratar apenas 1(um) funcionário com valor de um salário mínimo ou o piso salarial da categoria profissional.

Além dessa importância, o fato de direcionar os recebimentos para uma Conta Digital MEI ajuda o microempreendedor a evitar com que o CPF seja associado a movimentações financeiras do CNPJ. 

Isso pode proteger o empreendedor de problemas com a Receita Federal na hora de declarar o Imposto de Renda, por exemplo.

Quais são as vantagens da Conta Digital MEI?

Economia e praticidade. Em resumo, são essas as principais vantagens em ter uma Conta Digital com foco no MEI. 
Essa é uma modalidade de conta que foi desenvolvida para facilitar o dia a dia de um empreendedor. Por isso, ela pode ter recursos mais direcionados para MEIs, como emissão de boletos bancários e limites maiores para TEDs.
Quer um exemplo disso? 

A Gerencianet oferece uma Conta Digital focada em negócios, o que inclui os MEIs. São dezenas de recursos que automatizam e facilitam a vida do empreendedor, como emissão e envio automático de cobranças e gestão de recebimentos.

5 critérios na hora de escolher a melhor conta

A seguir, elencamos alguns critérios importantes na hora de analisar o que cada instituição pode oferecer. E, principalmente, qual delas combina mais com o seu tipo de negócio. Por isso, na hora de analisar, se atente aos pontos abaixo.

1. Tarifas

Para começar, esse é um critério que pode ser avaliado logo na abertura de conta. A maioria dos bancos oferece taxa zero na abertura das Contas Digitais MEI.

Já a manutenção do serviço pode ser ou não gratuita, ou mesmo estar atrelada a alguma outra funcionalidade oferecida pela instituição. Por isso, é importante prestar atenção nesse detalhe e colocar na ponta do lápis se vale ou não a pena assumir o compromisso com a instituição.

2. Recursos pensados para empresas

Além de ter uma conta para armazenar as finanças do seu negócio, você também precisa ter soluções pensadas para facilitar o seu dia a dia e deixar você no controle de tudo, direto do seu smartphone.

Pois bem, esse é mais um critério que você precisa analisar.

Ter uma Conta Digital MEI em uma instituição que ofereça uma diversidade de serviços é fundamental para proporcionar mais variedade de soluções para o cliente, sem que isso impacte a gestão do tempo do empreendedor. 

Explicando melhor: instituições com soluções integradas permitem ao empreendedor gerir suas decisões e gerar respostas rápidas e eficientes. Consequentemente, isso pode fidelizar clientes e melhorar a experiência do consumidor.

Veja uma lista de algumas dessas soluções integradas que são bem importantes levar em conta na hora de escolher uma instituição:

  • Transferências ilimitadas entre contas da mesma instituição e entre instituições diferentes.
  • Agendamento de transferências.
  • Possibilidade de pagamento de contas por scanner de código de barras ou digitação numérica.
  • Cartão pré-pago com atuação nacional e internacional, para você fazer compras em diversos estabelecimentos. 
  • Saques em qualquer lugar do Brasil na Rede Banco24Horas.
  • Possibilidade de utilizar o saldo da Conta Digital MEI para fazer recargas de celular.
  • Visualização de extrato com visão macro: mês atual, meses anteriores e lançamentos futuros — que dão previsibilidade de gastos, importante ponto para a gestão financeira de um negócio.
  • Possibilidade de permitir a utilização da conta por usuários secundários, determinando quais ações cada usuário pode executar, entre outras soluções.

3. Emissão de cobranças

Além dos recursos tradicionais de uma Conta Digital, ter soluções de cobrança integradas à sua conta facilita muito a vida. 

Na Gerencianet, é possível gerar não só boletos, mas também carnês e links de pagamento — para receber via cartão de crédito — de forma ilimitada, com tarifas apenas pelo recebimento. Também tem Pix totalmente gratuito pelo app.

Assim, em poucos segundos, você acessa a conta pelo smartphone, gera a cobrança e só é tarifado quando o cliente pagar você.

Fácil assim. Sem burocracia.

4. Atendimento 360º

O atendimento ao cliente deve ser prioridade na hora de escolher uma instituição para abrir a sua Conta Digital MEI. 
Afinal, sempre que precisar de uma ajuda ou informação, principalmente se estiver com pressa, é essencial ter um atendimento rápido e humanizado.

Busque empresas que tenham uma ampla cobertura de atendimento telefônico, no mínimo em horário comercial, mas não esqueça também dos feriados. Existem instituições que têm equipes trabalhando, inclusive, nessas datas.

Vale ainda contar com atendimento via chat, ticket, redes sociais, e-mail e até mesmo WhatsApp. Tudo isso facilita e agiliza muitas tomadas de decisão no negócio.

VEJA: Atendimento da Gerencianet: quais são os canais de atendimento oficiais e como entrar em contato?

5. Segurança nas operações

Por fim, o último (mas não menos importante) dos critérios é a segurança

Mesmo atuando totalmente em um ambiente virtual, a Conta Digital MEI é tão segura como as demais. Isso porque as instituições são obrigadas a cumprir regras e normas do Banco Central, de forma a garantir a segurança do dinheiro e dos dados pessoais de seus clientes.

Além disso, é importante optar por instituições que seguem padrões de segurança reconhecidos nacionalmente e internacionalmente. Eles são capazes de garantir a transparência e segurança das informações. 

Um exemplo disso é a certificação Payment Card Industry – Data Security Standard (PCI-DSS) – um padrão internacional de segurança de dados voltado para a indústria de cartões.

Como abrir uma Conta Digital MEI na Gerencianet?

Por sermos uma empresa digital, abrir uma conta na Gerencianet é muito simples e sem nenhuma burocracia! Para abrir uma conta, é preciso:

  • Ter 18 anos ou mais.
  • Utilizar um smartphone com câmera frontal no momento da abertura — seja ele Android ou iOS.
  • Ter em mãos um documento com uma foto atualizada.
  • Ter o documento de constituição da microempresa, com o CNPJ.

Viu como é simples? Além de seguir à risca todos os critérios apontados por este artigo, a Gerencianet oferece aos microempreendedores que aderirem à Conta Digital MEI um cartão pré-pago sem anuidade, para que você possa movimentar, com facilidade, as finanças do seu negócio. 

Com ele, é possível realizar saques gratuitamente na Rede Banco24Horas ou fazer compras em milhares de estabelecimentos pelo Brasil e pelo mundo. Além, claro, de aproveitar as promoções do programa Vai de Visa

Gostou? Abra a sua conta gratuita e comece a usufruir das vantagens de ter uma Conta Digital desenhada para microempreendedores individuais. 🧡

Categoria

Conta Digital

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK