Marketing e Vendas

Como vender pelo WhatsApp? 7 dicas para vender online durante e após a pandemia

Criado em 14 de abr. de 2021

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Quer aprender como vender pelo WhatsApp? Neste artigo, reunimos 7 ideias que vão te ajudar a usar o aplicativo como uma potente ferramenta para o seu negócio durante e após a pandemia. 

Já reparou que com as medidas de restrição, muitas empresas migraram para o ambiente digital? Pois é, as vendas e as compras a distância se tornaram uma alternativa à impossibilidade de contato físico, tanto para os empreendedores quanto para os clientes. 

De acordo com o estudo realizado pela Ipsos, 47% dos brasileiros têm comprado mais na internet desde o início da Covid-19. Somado a isso, a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box indica que 76% dos brasileiros se comunicam com marcas pelo WhatsApp.

Esses números apontam para uma nova dinâmica de consumo e dão pistas sobre as vantagens que o WhatsApp pode trazer para o seu negócio. 

Afinal, as vendas pelo aplicativo de mensagem são super simples e não demandam grandes investimentos. Com poucos minutos e sem gastar nada, você baixa o app e começa a negociar com seus prospects e clientes.

Então, se você ainda não se aventurou no mundo virtual, o WhatsApp pode ser a plataforma perfeita para você começar a vender online. Saiba mais!

Por que fazer vendas pelo WhatsApp?

Antes de te contar como vender pelo WhatsApp, vamos entender quais vantagens esse aplicativo oferece ao seu negócio?

  • Em primeiro lugar, o WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil. Inclusive, somos o segundo maior país em número de usuários, ficando atrás somente da Índia. Ou seja, é bem provável que o seu cliente esteja por lá também!
  • Além disso, a taxa de abertura de mensagens e o índice de engajamento no WhatsApp são bem maiores, se comparados com o e-mail, por exemplo. Isso significa que a chance do lead ler a sua mensagem e criar uma relação mais próxima com você aumenta. 
  • E não para por aqui! Outra vantagem é que o WhatsApp possui criptografia de ponta a ponta, o que reforça a segurança dos usuários. Isso torna as vendas pelo aplicativo mais confiáveis para as duas partes envolvidas.

Mas, atenção! Não adianta simplesmente disparar mensagens e esperar que os clientes comprem como mágica. É fundamental definir estratégias e tratar o aplicativo como um canal de vendas para a sua empresa. E é justamente sobre isso que falaremos agora: como vender pelo WhatsApp!

Veja também: Atendimento ao cliente: saiba tudo sobre o assunto!

7 dicas de como vender pelo WhatsApp

Se você tem um pequeno negócio, o WhatsApp é uma ótima ferramenta para criar um relacionamento mais próximo com os seus clientes. No entanto, é importante destacar que o aplicativo não abre a possibilidade de vários operadores trabalharem usando o mesmo número.

Por isso, se a sua empresa precisa de mais pessoas focadas no atendimento, você pode usar o WhatsApp Business API — uma opção que facilita a integração a CRMs, plataformas de atendimento e outras tecnologias. Dessa forma, várias pessoas do seu time podem usar a mesma conta!

Dito isto, veja 7 ideias para potencializar as suas vendas pelo aplicativo:

1. Use o WhatsApp Business 

Assim como o WhatsApp convencional, a versão Business é gratuita. A grande diferença é que o WhatsApp Business é voltado totalmente para empresas!

Por meio dele, você pode promover o seu negócio e se comunicar com a sua lista de contatos de forma mais organizada e eficiente.

O aplicativo oferece alguns recursos bem interessantes para profissionalizar o seu perfil. Por exemplo: adicionar informações sobre a sua empresa e catálogo de produtos, categorizar as conversas com etiquetas e acompanhar estatísticas de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

Além de deixar o seu negócio mais organizado, ter um perfil comercial no WhatsApp dará mais segurança aos seus clientes e, consequentemente, mais credibilidade para a sua marca.

2. Tenha um número profissional

Além de usar a versão Business, outra dica valiosa para começar as vendas pelo WhatsApp é ter um número específico para a sua empresa.

Isso vai te ajudar a não misturar os contatos profissionais com os pessoais. Dessa forma, você conseguirá gerenciar melhor a sua jornada de trabalho e trazer mais seriedade para o atendimento. 

3. Programe mensagens automáticas 

Quer mais uma ideia de como vender pelo WhatsApp? Então, anote aí!

Para facilitar a rotina de atendimento, o WhatsApp Business oferece uma ferramenta que permite criar:

  • mensagem de saudação;
  • mensagem de ausência;
  • e respostas rápidas.

A mensagem de saudação é enviada, automaticamente, para clientes que estiverem fazendo o primeiro contato com você. 

Neste texto, você pode especificar os canais da empresa, pedir os dados necessários ou, até mesmo, criar uma mensagem simples. Exemplo: “Olá! Recebemos sua mensagem e já vamos te responder.”.

Por outro lado, a mensagem de ausência pode ser programada para clientes que entrem em contato com você fora do horário de expediente. Ou seja, essa opção só estará disponível para as contas que configurarem o horário comercial.

Veja um exemplo de mensagem de ausência: “Olá! Não estamos no horário de atendimento agora, mas assim que retornarmos, entraremos em contato com você.”.

Por fim, as respostas rápidas servem para agilizar os retornos. Nesta opção, você deve configurar uma mensagem curta, com uma ou duas palavras-chave que, quando forem digitadas, se transformarão na resposta completa.

Exemplo de mensagem automática no WhatsApp Business
Exemplo de mensagem automática no WhatsApp Business

4. Crie um catálogo de produtos

As vendas pelo WhatsApp também podem ser facilitadas pelo catálogo de produtos. 

Esse recurso, disponível na versão Business, permite que você cadastre todos os seus produtos e serviços, adicionando fotos, descrições e preços. Assim, você consegue exibir seus produtos de maneira interativa na plataforma, sem precisar de um link externo.

Os seus clientes podem acessar o catálogo direto no seu perfil. Além disso, você pode compartilhar, durante a conversa com o cliente, os dados de cada produto.

5. Crie etiquetas para clientes

Outro recurso bem bacana da versão Business são as etiquetas. As etiquetas servem para organizar as suas conversas e permitem que você encontre os seus clientes e mensagens com mais facilidade.

Quer uma ideia prática? Você pode categorizar os clientes de acordo com a jornada de compra de cada um ou com o seu funil de vendas. Por exemplo: novos clientes, novos pedidos, pagamentos pendentes, pedidos pagos, pedidos finalizados e por aí vai.

Assim, fica mais fácil fazer buscas rápidas no aplicativo e ter uma visão geral de cada cliente. Ou seja, você ganha mais tempo, velocidade e personalização nas respostas e, por consequência, aumenta as chances de conversão.

6. Use a lista de transmissão 

Você também pode melhorar as suas vendas pelo WhatsApp usando as listas de transmissão. Essa opção possibilita disparar a mesma mensagem de forma simultânea para vários contatos. 

A vantagem dessa função está no fato de que cada destinatário da lista recebe o recado de maneira privada, o que dá um tom de proximidade e atenção.

Quer um exemplo? Você pode usar essa função para divulgar ofertas e promoções ou enviar dicas e conteúdos exclusivos para os seus clientes.

Importante: só transmita mensagens para quem te autorizou ou que manifestou interesse em receber esse tipo de conteúdo. Do contrário, você pode ser marcado como spam e perder o seu número

Para ficar mais fácil, use as tags das etiquetas para gerenciar as pessoas que fazem parte da sua lista de transmissão.

7. Divulgue o seu número de contato

Por fim, a última dica para turbinar as suas vendas pelo WhatsApp: divulgue o seu número.

Para isso, construa uma audiência nas redes sociais. É importante que essas plataformas trabalhem juntas, a fim de promover os seus produtos ou serviços e, claro, o seu número de contato para vendas.

Inclusive, é possível inserir um link nas redes sociais para direcionar o cliente direto para a conversa no WhatsApp.

Para fazer isso, use o endereço http://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=550000000000 substituindo os zeros pelo seu número com DDD. Depois, é só colar o link no perfil das redes sociais do seu negócio!

Receba pagamentos das vendas pelo WhatsApp com a Efí — veja como:

Agora que você já sabe como vender pelo WhatsApp, chegou a hora de aprender a receber pelo aplicativo de forma segura.

É muito simples! Você pode usar uma Instituição de Pagamento, como a Efí, para gerar cobranças que podem ser facilmente compartilhadas por mensagem.

Saiba mais: Receber pagamentos online: 5 maneiras de fazer cobrança a distância

Dentre as diversas opções de cobranças, a Efí oferece o Pix — novo meio de pagamento do Banco Central. Além de gratuito para pessoa física e jurídica no nosso aplicativo, o Pix é a forma mais rápida e disponível para receber de clientes. Afinal, o pagamento instantâneo funciona em qualquer dia do ano e sem restrições de horário.

Para cobrar por Pix, basta gerar um QR Code, Pix Copia e Cola ou compartilhar sua chave Pix com o cliente e aguardar o pagamento! 

Para receber pelo WhatsApp, você também pode gerar links de pagamento. Como o nome já sugere, esse tipo de cobrança gera links que direcionam os clientes direto para uma página de pagamento. Lá, em ambiente protegido, eles escolhem como te pagar: à vista por boleto ou a prazo por cartão de crédito.

Por fim, você pode emitir boletos e carnês gratuitos, com tarifas apenas pelo recebimento. A cobrança por boleto estimula as compras à vista e é uma ótima opção para os clientes que não possuem cartão de crédito. 

Para usar as nossas funcionalidades, você só precisa criar a sua Conta Digital na Efí. Baixe o nosso aplicativo e abra a sua agora mesmo — é gratuito!

Então, viu só como é fácil? Agora que você já sabe tudo sobre vendas pelo WhatsApp e já aprendeu a receber pagamentos, veja como melhorar ainda mais a experiência do seu cliente.

Bons negócios e até mais! ?

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