Como usar a API da Gerencianet | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Como usar a API da Gerencianet

Convidado Especial

22/04/2019

API da gerencianet

Embora seja muito popular entre os desenvolvedores, API pode ser um termo estranho para muitas pessoas que não são da área digital.

Antes de falarmos sobre como utilizar a API da Gerencianet, é importante entender o significado e quais as situações em que uma API deve ser utilizada.

Na prática, o que é uma API?

A sigla API corresponde a Application Programming Interface. Ela é conhecida popularmente como Interface de Programação de Aplicações. A API é um conjunto de ações ou rotinas, que podem gerar diversos benefícios. Dentre eles, a segurança dos dados, a facilidade na troca de informações entre diferentes linguagens de programação e o controle de acessos. Ou seja, é a forma mais segura e rápida de integrar uma solução de um sistema com outro, possibilitando mais segurança na execução de tarefas e também velocidade.

Como funciona uma API?

Quando você usa um aplicativo em seu celular, ele se conecta à Internet e envia os dados para um servidor. Em seguida, o servidor recupera esses dados, interpreta-os, executa as ações necessárias e os envia de volta ao seu telefone. O aplicativo processa e apresenta as informações desejadas de maneira legível. Tudo isso acontece por meio de uma API.

Imagine que você está em um restaurante com um cardápio de opções para fazer pedidos. A cozinha é a parte do “sistema” que irá preparar o seu pedido. O que falta é a comunicação entre você e a cozinha. É aí que entra o garçom. Ele é o mensageiro que recebe sua solicitação e informa à cozinha. Então, o garçom entrega a resposta, que neste caso é a comida, de volta para você. Nesse exemplo, o garçom cumpre, de forma simplificada, a mesma função de uma API.

Aprofundando mais nesse assunto,  agora você vai entender como usar a API da Gerencianet, as principais vantagens e, claro, algumas dicas.

API da Gerencianet

Principais funcionalidades:

BOLETO BANCÁRIO – Emissão de cobrança via boleto bancário. Atualmente, para emitir um boleto bancário, são necessárias duas etapas: criar a transação e associar à forma de pagamento via boleto.

CARNÊS – Emissão de cobrança via carnê é uma das principais vantagens da Gerencianet. Um carnê é um conjunto de transações (parcelas) geradas em lote e com a forma de pagamento já definida. As parcelas de um carnê vencem mensalmente, de acordo com a data estipulada pelo integrador.

TRANSAÇÕES VIA CARTÃO DE CRÉDITO – Emissão de cobrança via Cartão de Crédito.

PLANO DE ASSINATURAS (RECORRÊNCIA) – Ótima possibilidade para quem quer cobrar seus clientes de forma recorrente por meio dos planos de assinaturas. Assim que o cliente autoriza os débitos, você não precisa se preocupar em enviar a cobrança todo mês. Por sua vez, o comprador não corre o risco de esquecer de realizar o pagamento. Uma assinatura é um conjunto de transações geradas de forma recorrente.

LINK DE PAGAMENTO – Uma das funcionalidades mais práticas, esse recurso permite criar um link para uma tela de pagamento da Gerencianet. Para quem precisa de uma ferramenta de integração mais fácil, o link de pagamento possibilita que o integrador escolha  como deseja receber (boleto bancário e/ou cartão de crédito). Assim, ele gera um link para a tela de pagamento da Gerencianet. A seguir, ele redireciona o pagador para o link gerado e não precisa se preocupar com a implementação de uma tela própria. Tudo de forma transparente e segura.

NOTIFICAÇÕES – CALLBACK – As notificações permitem que você seja informado quando uma transação (também chamada de “cobrança”) tiver seu status alterado. Dessa forma, você poderá identificar quando um boleto for pago, por exemplo.

A API da Gerencianet utiliza o modelo RESTful com requisições e respostas em JSON e a Autenticação é via OAuth 2.0, utilizado por grandes empresas como Facebook e Google. Isso permite aos usuários ter acesso a recursos de um sistema web, sem precisar expor suas credenciais.

SDKs e Plugins para a API da Gerencianet

Oficialmente a API da Gerencianet está disponível em SDKs, sigla para Software Development Kits. As SDKs podem assumir a forma de toolkits ou de frameworks. Eles fornecem tudo o que é necessário para programar em cima de uma plataforma (sistema operacional, banco de dados, aplicações, dentre outros).

As SDKs da Gerencianet oferecem ferramentas adicionais que ajudam em algumas tarefas. Há ainda a documentação e exemplos de códigos que ajudam a usar a biblioteca adequadamente de forma simplificada.

Atualmente, as SDKs são oferecidas pela empresa para as seguintes linguagens de programação: PHP, NodeJS, Ruby on Rails, Python, .Net, Java, Delphi e GO.

Além disso, são disponibilizados outros recursos, como os Plugins para integração com plataformas de E-Commerce e também sistemas para gestão de clientes.

WordPress (WooCommerce)

O plugin para WordPress (WooCommerce) permite receber pagamentos por meio do checkout transparente da API Gerencianet. Compatível com as versões 2.2.x, 2.3.x, 2.4.x, 2.5.x, 2.6.x e 3.x do WooCommerce.

A vantagem desse plugin é que o E-Commerce pode optar por receber pagamentos por boleto bancário e/ou cartão de crédito. Todo processo é realizado por meio do checkout transparente. Com isso, o comprador não precisa sair do site da loja para efetuar o pagamento.

Magento

Destinado para E-commerce, o plugin Magento também permite receber pagamentos por meio do checkout transparente da API Gerencianet. Este plugin é compatível com as versões 1.7.x, 1.8.x e 1.9.x do Magento. O módulo é compatível com diversos plugins de one step checkout, como por exemplo: One Step Checkout 6, Checkout Venda Mais, IWD, dentre outros.

OpenCart

O plugin Gerencianet para OpenCart permite receber pagamentos por meio do checkout transparente. Este plugin é oficial da Gerencianet e compatível apenas com as versões do OpenCart superior a 3.0.2.0.

Outros plugins disponíveis:  PrestaShop, WHMCS, Box Billing e  Joomla (VirtueMart).

Conteúdo de suporte técnico da Gerencianet

A Gerencianet oferece conteúdos diversos para sanar dúvidas técnicas. Por meio de vídeos em formato de aulas, é possível entender de maneira clara e objetiva como utilizar as soluções em pagamentos online e integrar o seu sistema ou aplicação com a API Gerencianet.

O curso é gratuito, com carga horária estimada de 1h30 e pode ser realizado de duas formas. Uma delas é assistindo as aulas por meio de uma playlist no Youtube. A outra é realizando o curso completo pela plataforma da Udemy.

Como podemos perceber, a API é uma importante ferramenta de integração de dados. A API da Gerencianet possui as mais diversas funcionalidades e destaca-se pela facilidade e tecnologia aplicada. 

Que tal saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar nas cobranças por boleto e cartão de crédito? Confira neste artigo!

Esse artigo foi produzido pela Usemobile.

Categoria

Integração

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...