Abrir conta digital grátis Carregando

Como receber por QR Code Pix? Veja as possibilidades de usar essa opção

Publicado em 30 de junho de 2022 (atualizado em 12 de julho de 2022)
Computador do caixa de estabelecimento varejista com o QR Code Pix para pagamento. Em segundo plano, a mão de um cliente segurando o smartphone apontando para a tela para fazer a leitura do código.

O Pix já se tornou um dos meios de pagamento mais usados pelos brasileiros — o sistema já é usado por 71% da população. Não é à toa que, de tempos em tempos, o Pix bate novos recordes em números de transações.

Isso tem muito a ver com a nossa nova dinâmica de compra, que foi muito impulsionada pela pandemia. Estudos mostram uma grande expansão dos pagamentos digitais em toda a América Latina nesse período.

Entre os pagamentos digitais, o QR Code é um dos meios mais utilizados — e é o assunto hoje. Trouxemos, aqui, as principais possibilidades de uso desse recurso para receber pagamentos dos clientes em seu negócio. Vem com a gente!

Mas antes, o que é QR Code Pix?

O QR Code Pix é uma das maneiras de pagar e receber pagamentos instantâneos. É uma representação gráfica que funciona como um atalho para a conta bancária,sem que seja necessário digitar qualquer dado.

É só abrir a câmera do smartphone, apontar para o QR Code Pix, confirmar a transação e, em questão de segundos, o dinheiro vai para a conta do recebedor.

Além disso, você precisa entender que existem 2 tipos de QR Code Pix — e que eles atendem necessidades diferentes.

QR Code estático:

  • é mais simples e possui campos limitados;
  • permite apenas o pagamento imediato;
  • permite definir um valor fixo para a cobrança ou deixar o valor para o pagador preencher — por isso pode ser usado em várias transações;
  • é indicado para pessoas físicas, micro e pequenas empresas — e empresas que não precisam de integração e/ou automatização de processos;
  • é o QR Code Pix que você utiliza diariamente no app do seu banco ou fintech.

QR Code dinâmico:

  • é mais completo e permite a inclusão de outros dados e informações, como a identificação do recebedor;
  • permite tanto o pagamento imediato quanto o pagamento com vencimento (Pix Cobrança). Esse último permite a cobrança de juros, multas e descontos;
  • geralmente, um novo QR Code Pix é gerado a cada transação;
  • é indicado para e-commerce, médias e grandes empresas que necessitam de conciliação, integração e automatização de processos e sistemas;
  • é o QR Code gerado de forma automatizada por meio de integração com a API Pix.

VEJA TAMBÉM: Como a RedeSoft utilizou a API Pix da Gerencianet em seu sistema PDV para levar o Pix a +70 postos de combustíveis

Tenho interesse na API Pix

Como receber por QR Code Pix? 

“Os pagamentos por QR Code inspiram a confiança de 82% dos brasileiros, contra 65% da média dos outros países ouvidos na amostra.” — Serasa Experian

Até aqui deu para entender o que é o QR Code e o potencial que esse meio de pagamento possui. Mas, e na prática, como receber por QR Code Pix? Como usar esse recurso para fechar vendas e receber em tempo real?

Existem algumas maneiras de fazer isso. Vamos listar, aqui, as principais. Acompanhe!

Pelo app do seu banco/fintech

Essa é uma opção prática para pessoas físicas e MEIs receberem por QR Code Pix. Afinal, se você tem conta em um banco ou fintech que oferece o Pix, você já está pronto.

É simples!

A título de exemplo, vou usar o app da Gerencianet para te ensinar como receber por QR Code Pix:

  1. abra o app da Gerencianet;
  2. acesse a área Pix e clique em “Receber Pix”;
  3. se quiser, defina o valor da venda;
  4. compartilhe o QR Code com o seu cliente.

Pronto! Com isso, em questão de segundos, o dinheiro da venda estará em sua conta.

💡 Ah, vale lembrar: é possível receber pelo QR Code Pix gerado pelo app de forma presencial ou à distância. Aqui, na Conta Digital Gerencianet, por exemplo, você pode compartilhar o QR Code pelas redes sociais ou copiar o código para seus clientes que estão longe usarem o recurso “Pix Copia e Cola”.

Ainda não tem uma conta digital? Abra a sua na Gerencianet!

Em lojas físicas

Quando falamos de loja física, o tamanho do seu negócio vai determinar quais recursos usar para receber por QR Code Pix. Vamos a 2 exemplos:

Imprima ou faça um totem com o QR Code Pix

Mulher desfocada ao fundo colocando na vitrine da loja física um cartaz com os dizeres "Aceitamos Pix" e a imagem do QR Code abaixo.

Estabelecimentos que possuem pouca movimentação, podem utilizar o QR Code Pix impresso no caixa, por exemplo. 

Dessa forma, o pagador precisa apenas apontar a câmera do celular para o totem, informar o valor da compra e fazer a transferência em poucos segundos.

Como fazer isso?

É fácil! Você pode abrir o aplicativo da Gerencianet e gerar um QR Code estático. Depois é só seguir com a parte gráfica da forma que considerar mais atraente para seus consumidores.

Mostre o QR Code no monitor do caixa

Estabelecimentos que processam um número alto de transações — e que necessitam de conciliação, integração de sistemas e automatização de processos — precisam integrar a API Pix.

Com essa solução, que é pensada para e-commerces, médias e grandes empresas, inclusive redes varejistas, é possível receber por QR Code dinâmico de forma rápida a cada venda.

Quando o operador fecha a venda, um QR Code Pix aparece no monitor do caixa já com o valor da venda. O cliente, então, precisa apenas fazer a leitura da imagem para realizar a transação.

Além disso, a API Pix permite:

  • criação e gestão de cobranças;
  • verificação da liquidação (consulta de status); 
  • realização de estorno de um pagamento e muito mais.

E como ter acesso a tudo isso?

Integrando suas operações com a API Pix da Gerencianet! Nós disponibilizamos uma API aberta, moderna e robusta, com SDKs disponíveis em todas as linguagens de programação.

Quero integrar com a API Pix

Se preferir, fale com nossos especialistas para entender como a API Pix pode ser útil para o seu modelo de negócio.

Além disso, estabelecimentos que já utilizam a solução SiTef, da Software Express, para receber pagamentos, já podem utilizar o Pix da Gerencianet nos terminais POS, mobile, PDVs com Pin Pad ou autoatendimento.

Assista ao vídeo abaixo para entender como todo esse processo funciona na prática:

Em e-commerces

Um levantamento da consultoria Gmattos com os maiores e-commerces, que representam 85% das vendas online, em dezembro de 2021, mostrou a aceitação do Pix em 56% dos sites e com tendência de alta.

Ainda segundo o estudo, o Pix ocupa a terceira posição entre as formas de pagamento mais relevantes no setor de e-commerce

Isso é ótimo! Mas, como receber por QR Code Pix no e-commerce? Simples. Utilizando a API Pix da Gerencianet!

Integrando as suas soluções à nossa API:

  1. um QR Code é gerado automaticamente na tela de checkout a cada venda feita;
  2. o pagador faz a leitura do QR Code ou copia o código para pagar via “Pix Copia e Cola”;
  3. seu sistema recebe a confirmação do pagamento e valida a compra para o cliente;
  4. o dinheiro cai na conta em segundos.

E mais do que isso: todo o processo de venda acontece muito mais rápido! 

Afinal, você tem o retorno rápido do pagamento e pode agilizar todo o restante para oferecer uma experiência mais rica aos seus clientes.

Quero integrar com a API Pix

💡 Vale se atentar: o Open Finance, juntamente com o Pix, vai revolucionar a experiência de compra em negócios digitais, como e-commerces e aplicativos. 

Com a jornada de pagamento encurtada de 7 para 3 etapas, a operação é mais fluida, com menos telas e com alto nível de segurança. Para o seu negócio, isso significa redução do abandono de carrinho e aumento da conversão e das vendas.

Guia Completo | Open Finance para Negócios Digitais

Nas maquininhas de cartão

Em primeiro plano, a maquininha Pro da Gerencianet com o QR Code Pix na tela. Na frente, uma mão segurando o smartphone com a câmera aberta para fazer a leitura do código.

Sabia que também tem como receber por QR Code Pix na maquininha de cartão? 

As Maquininhas Mini e Pro da Gerencianet, além de aceitar as principais bandeiras de cartão do mercado, já vêm equipadas com o Pix, para que você gere QR Codes e receba os valores com praticidade e agilidade. 

Para fazer esse tipo de pagamento, pegue sua maquininha e siga os passos abaixo:

  1. digite o valor da venda e tecle em “Confirmar”;
  2. selecione a opção “QR Code Pix”;
  3. peça ao seu cliente para aproximar o smartphone para fazer leitura do QR Code e aguarde a aprovação do pagamento;
  4. após a confirmação do pagamento, imprima os comprovantes ou envie via SMS, se necessário.

Viu só como o QR Code Pix é um recurso versátil e poderoso para tornar as suas vendas mais ágeis e melhores? 

Independente do tamanho do seu negócio, o Pix e a Gerencianet podem ser os aliados que você precisa para vender mais e simplificar sua gestão financeira.

Abra agora sua conta ou converse com nossos especialistas para entender como podemos te ajudar! 🧡 

Categoria

Pix

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK