Pix

Como pagar com Pix? 4 maneiras de usar o pagamento instantâneo

Criado em 10 de mar. de 2021

(Atualizado em 30 de nov. de 2021)

O Pix, nova opção de pagamento disponível nos aplicativos para celular de bancos tradicionais e digitais, chegou com tudo e já ganhou a confiança de muitos brasileiros. Mas e você, já sabe como pagar com Pix?

O pagamento instantâneo, como o próprio nome já sugere, permite enviar e receber valores em tempo real. Para além da instantaneidade, o Pix funciona sem interrupções. Ou seja, está disponível para uso nos 365 dias do ano, sem restrições de horário. 

Inclusive, a gente já te contou com mais detalhes o que é Pix e certificou que é uma opção segura. Agora, vamos te ensinar 4 maneiras bem fáceis de usar essa nova função para agilizar os seus pagamentos, transferências e recebimentos. Acompanhe!

Como pagar com Pix? Aprenda 4 maneiras fáceis!

Como toda novidade, é normal surgirem dúvidas sobre como pagar com Pix. Pensando nisso, agrupamos todas as possibilidades neste conteúdo. Assim, sempre que você tiver dificuldade na hora de transferir ou receber pagamentos instantâneos, pode consultar aqui! 

Em primeiro lugar, você precisa escolher qual tipo de operação você deseja fazer: pagar, transferir ou receber via Pix. 

Para pagar ou transferir via Pix, você precisará inserir, no aplicativo, a conta do usuário recebedor. Por outro lado, se o Pix for usado para receber, você poderá apresentar os seus dados ao pagador para que ele faça a ação. 

Esse processo pode ser facilitado usando a chave Pix, o QR Code Pix ou o Pix Copia e Cola. Também é possível fazer transferência via Pix do jeito convencional, preenchendo os dados bancários

Dito isto, vamos ao que interessa: como pagar com Pix!

1. Como pagar com Pix usando as chaves Pix

A chave Pix é uma das formas de identificar a sua conta bancária e agilizar as transferências Pix. Você pode cadastrar o seu e-mail, CPF/CNPJ, número de celular ou uma chave aleatória. 

Vale destacar que a chave aleatória é um código que pode ser gerado para apelidar a sua conta. Você pode criar uma nova chave aleatória sempre que for receber um Pix ou usar apenas uma para todos os pagamentos.

Exemplo de chave aleatória: 
dbbf965d-677c-49ff-b9da-5131da1505f3

Para quem vai fazer um pagamento:

Considere esta opção para os casos onde o recebedor já possui uma ou mais chaves Pix cadastradas. Caso ele não tenha, você poderá fazer a inserção manual de dados ou pagar via QR Code. Mas este é um assunto para os próximos tópicos!

Nesse sentido, para pagar usando a chave Pix, você deverá pedir ao recebedor a chave que identifica a conta bancária dele. 

Depois, no aplicativo do seu banco, você deverá selecionar o tipo de chave informada por ele (e-mail, CPF/CNPJ, número de celular ou chave aleatória) e inseri-la no campo solicitado. Feito isso, é só conferir se os dados estão certinhos e seguir com a transação!

Para quem vai receber um pagamento:

Para receber, basta informar a chave Pix referente a conta que você deseja receber o dinheiro. Para ficar mais simples de entender, imagine que você cadastrou o seu CPF aqui, na Efí. 

Nessa hipótese, sempre que você quiser receber pagamentos nessa conta, você precisará informar o seu CPF. Simples, não é mesmo?

2. Como pagar com Pix usando os dados bancários

Caso o recebedor não possua chave Pix e nem tenha gerado um QR Code, é possível inserir os dados bancários manualmente, como nas transferências TED e DOC

Contudo, é importante destacar que esta opção só é válida se o recebedor tiver conta em um banco que aceite pagamentos pelo Pix

Para quem vai fazer um pagamento:

A inserção manual de dados é um processo um pouquinho mais trabalhoso! Neste caso, você deverá informar o banco, a agência, a conta, o dígito, o tipo de conta e outros dados importantes sobre o recebedor. Depois, é só seguir com a transação!

Para quem vai receber um pagamento:

Para receber, a regra inverte! Você quem deverá informar os seus dados bancários e pessoais ao pagador para que ele inicie a transação.

3. Como pagar com Pix usando o QR Code Pix

Antes de explicar como pagar com Pix via QR Code, é importante saber que existem dois tipos: o QR Code estático e o QR Code dinâmico

O QR Code estático pode ser gerado por você no próprio aplicativo da Instituição Financeira em que deseja receber o pagamento. 

Essa opção é indicada para recebimentos mais simples — ideal para pessoas físicas, micro e pequenos negócios ou MEI’s. 

Por outro lado, o QR Code dinâmico é indicado para grandes empresas, e-commerces ou cobranças mais formais. Essa opção é gerada de forma automática e individual para cada transação por meio de uma API, por exemplo. 

Saiba mais sobre o assunto: QR Code Dinâmico vs. QR Code Estático no Pix – afinal, o que significa e qual é a diferença entre eles?

Para quem vai fazer um pagamento: 

Agora, vamos entender como pagar com Pix usando o QR Code. 

Para iniciar uma transação via QR Code Pix, basta acessar o aplicativo do banco em que você possui conta, escolher a opção para pagar por meio do QR Code e fazer a leitura do código com a câmera do seu celular. 

Lembrando que fica a critério do recebedor configurar o valor a ser pago. Então, se o valor não estiver preenchido, você mesmo deve informá-lo. 

Por fim, basta seguir com o fluxo de transferência e concluir a operação!

Para quem vai receber um pagamento:

Como já explicamos, é possível gerar QR Code Pix para receber pagamentos de duas maneiras: manualmente pelo aplicativo ou automaticamente por uma API

Para gerar QR Code no aplicativo, você precisa acessar o menu Pix e escolher a opção para receber ou realizar cobranças. 

Em seguida, você especifica (ou não) qual o valor da transação e gera o código. Depois, basta mostrar o QR Code ao pagador para que ele conclua o pagamento. 

Por outro lado, para gerar QR Code de forma automática, você precisará de uma API integrada ao seu sistema. Se este é o seu caso, conheça a API Pix da Efí! Uma API padronizada pelo Banco Central e equipada com todas as funcionalidades do Pix. 

Importante: quando não houver a possibilidade do pagador ler o QR Code, você pode compartilhá-lo no formato Pix Copia e Cola. Veja a seguir!

4. Como pagar com Pix usando o Pix Copia e Cola

Para quem precisa transferir dinheiro e não consegue (ou não quer) escanear o QR Code, o Pix Copia e Cola é a opção adequada.

Resumidamente, essa função permite gerar um código a partir dos dados contidos no QR Code.

Para quem vai fazer um pagamento:

Você deve copiar o código (como faz com o código de barras) e colar no campo específico de pagamento. O seu banco identificará a conta do recebedor e você seguirá com a transação normalmente!

Para quem vai receber um pagamento:

Para receber um Pix usando essa opção, basta gerar um QR Code no aplicativo em que você possui conta e copiar o código Pix.

Por fim, é só compartilhar o código com quem vai te pagar — isso pode ser feito via e-mail ou WhatsApp, por exemplo.

Ainda não tem uma conta digital? Abra a sua na Efí!

Ainda não tem uma conta Pix? Abra a sua na Efí!

Você aprendeu como pagar com Pix, mas ainda não tem uma conta habilitada com o novo meio de pagamento? 

Na Efí, você pode efetuar pagamentos via Pix de graça pelo aplicativo.

Além do Pix, você terá acesso a diversas ferramentas que vão te ajudar na gestão do seu negócio. Pelo smartphone ou computador, é possível movimentar o saldo da conta, emitir cobranças, acompanhar relatórios e extratos financeiros e muito mais!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.