Finanças e Gestão

Como negociar dívida com os pais dos alunos?

Criado em 4 de jan. de 2019

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Mesmo colocando em prática maneiras de facilitar os pagamentos e de diminuir a inadimplência, o fato é que pelo menos um pequeno número de atrasos é inevitável em qualquer instituição. A chave, então, é saber lidar com essa situação da melhor maneira possível para ambas as partes. Isso passa pela sua habilidade em negociar dívida com os pais dos alunos que têm parcelas em aberto.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

Trata-se de uma situação extremamente delicada, já que muitos dos atrasos ou faltas de pagamento acontecem por problemas financeiros. Seja qual for a razão, estar inadimplente não é algo confortável. Por isso, é fundamental que você assuma uma postura firme, mas também compreensível. Nesse momento, o diálogo é a possibilidade de chegar a uma solução definitiva.

Neste post, vamos mostrar que é possível negociar dívida com os pais, permitindo assim que eles regularizem a situação. Quer saber como? Continue a leitura e veja algumas dicas!

Chame os pais para conversar

Ninguém gosta de estar inadimplente e, quando isso acontece, certamente há um motivo. Cabe a você mostrar-se disposto a ouvir essas motivações sem julgamentos para, então, tomar uma decisão.

Para tanto, chame os pais para conversar. Como eles são os devedores, provavelmente estão com vergonha ou sem saber direito como dar início ao diálogo. Ao acioná-los para uma conversa, seja cara a cara, seja por telefone, você demonstra estar aberto à conversa e à negociação.

Negocie a dívida

Há situações em que, por mais que os pais queiram quitar as dívidas, eles simplesmente não têm condições de fazer isso no momento ou no curto prazo. Nesses casos, analise se vale a pena renegociar o valor.

Dependendo das pendências e da situação financeiro dos pais, essa renegociação pode envolver apenas abater as multas por atraso, por exemplo. Mas, às vezes, talvez seja interessante oferecer descontos para que os débitos sejam quitados o quanto antes. É melhor receber menos que o devido do que se arriscar a não receber nada por um bom tempo.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

Ao negociar, lembre-se de que o seu objetivo não é ganhar a discussão. A intenção é chegar a uma situação de ganha ganha — você ganha por receber aquilo a que tem direito (ou, como mostraremos a seguir, pelo menos a maior parte disso) e os pais ganham ao deixar de estar inadimplentes.

Parcele a dívida

Parcelar a pendência pode ser uma ótima forma de solucionar a inadimplência. Especialmente nos casos em que os pais já estão começando a se recuperar daquilo que os levou a dever. Assim, os valores não ficam tão pesados. Isso permite que eles paguem as dívidas ao mesmo tempo em que se mantêm em dia com as próximas parcelas da escola particular.

Afinal, não adianta acertar algumas partes em aberto apenas para que essas mesmas pessoas atrasem os próximos meses, não é mesmo?

Como o contrato com a escola costuma ser de longo prazo, é mais interessante estender os pagamentos por um período maior de tempo do que se arriscar a perder a matrícula do aluno. Dessa forma, você consegue conquistar a confiança, a satisfação e o carinho dos pais nesse momento de dificuldade.

Formalize e documente tudo

Qualquer acordo sobre o pagamento das dívidas deve ser formalizado e documentado. Isso proporciona mais segurança e confiança a ambos os lados, que terão evidências concretas de tudo o que foi conversado e combinado. Com isso, caso a situação fique mais grave ou apareça alguma divergência posterior, vai haver documentação comprovada sobre o acordo.

Como mostramos, os atrasos e faltas de pagamento na escola são situações delicadas. Mas elas podem ser resolvidas sem sérios conflitos quando você sabe negociar dívida com os pais. Lidar com esses casos é muito importante para chegar a uma solução, quando evitar totalmente a inadimplência não é possível.

Este post ajudou você de alguma forma? Agora que você já entendeu como negociar dívida com os responsáveis de seus alunos, aproveite a visita para ler também o post sobre como calcular juros e multas para colocar no boleto. Então, o que acha?

Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Efí

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.