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Clube de assinatura: como funciona e como montar um para seu e-commerce

Publicado em 23 de outubro de 2020 (atualizado em 23 de outubro de 2020)
Clube de assinatura: o que é e como montar um para seu e-commerce

A ideia de receber, em casa, produtos selecionados e com uma periodicidade definida, tem agradado cada vez mais consumidores e movimentado muito dinheiro. Isso é o que se chama de clube de assinatura, um modelo de negócio de pagamentos recorrentes que, diante de um mercado competitivo, se mostra uma excelente alternativa para aumentar o fluxo de vendas e fidelizar clientes.

Para você ter uma ideia, dados da ABcom, associação que reúne as empresas de comércio eletrônico, mostram que esse mercado tem movimentado R$ 1 bilhão por ano no Brasil. O modelo de negócio não é novo, sendo similar ao tradicional sistema de assinaturas de jornais e revistas. A grande diferença é a variedade de produtos oferecidos: vinhos, livros, chás, produtos de beleza… A lista de possibilidades é imensa!

Entenda, a seguir, mais características e vantagens desse modelo de negócio, bem como o passo a passo para montar um clube de assinatura.

O que é um clube de assinatura?

O clube de assinatura é um modelo de negócio focado no público digital. Seu foco é a fidelização de clientes. Trata-se, portanto, de planos de assinatura que viabilizam o recebimento de uma seleção de produtos na comodidade do lar. 

Os clientes têm acesso aos produtos por meio de uma assinatura que pode ser mensal, trimestral, semestral e até anual. 

Nesse sentido, o valor da assinatura determina o tipo e a quantidade de produto ou conteúdo disponível. O cliente, então, paga um determinado valor e recebe a prestação de um serviço por um período determinado ou por uma quantidade de produtos, conforme o previsto em contrato. E o vínculo contínuo só é suspendido quando uma das partes decide rescindir o contrato.

Tudo isso em um sistema que pode compreender pagamentos no cartão de crédito, boleto bancário ou débito em conta.

Quais as principais características de um clube de assinatura?

Agora, de maneira resumida, veja quais são as principais características de um clube de assinatura.

  • Curadoria especial – nada melhor do que saber que alguém fez uma escolha que leva em conta seus gostos e hábitos, certo? Nos clubes de assinatura, há a premissa de ocorrer uma curadoria especial de profissionais que selecionam os melhores produtos para os assinantes.
  • Produtos selecionados com base no perfil do cliente – na maioria dos clubes, o cliente já contrata o serviço sabendo exatamente o que vai receber. Porém, em outros casos, alguns itens surpresas são enviados, com base no perfil do cliente. Legal, né?
  • Exclusividade – além disso, ainda é possível selecionar itens exclusivos e diferenciados, que o cliente normalmente não encontraria na concorrência. 
  • Preços mais competitivos – de nada adiantaria assinar um serviço como esse se, no fim das contas, o preço fosse o mesmo que o encontrado avulso na internet, certo? Por isso, uma das principais características do clube de assinatura é oferecer preços diferenciados e mais competitivos.
  • Cobrança recorrente – por fim, assim como o recebimento recorrente, a cobrança também é recorrente e, em alguns casos, automática, como no cartão de crédito ou débito em conta. Na opção boleto, existe a possibilidade de recebê-lo periodicamente por e-mail, o que facilita a lembrança e diminui os riscos de inadimplência.

Quais as vantagens para empresas e clientes?

Vantagens para empresas

Para os empreendedores, montar um clube de assinatura é sinônimo de desenvolver uma relação com o cliente que promova a fidelização e a recorrência da receita. Dessa forma, é possível prever o faturamento com planejamento e segurança e realizar um bom fluxo de caixa, de modo a viabilizar investimentos e acompanhar resultados com mais precisão. 

Além disso, em um sistema de negócio com previsibilidade, dá para prever o estoque, realizar a separação dos produtos por cliente e otimizar a saída de produtos e envio por correios e/ou transportadora.

No meio tradicional do varejo, nem sempre é fácil lançar um produto novo, mesmo com esforços pessoais e financeiros de marketing. Bem como, é difícil (e até caro) testar um novo produto muito inovador, que não está imerso na rotina do consumidor. 

Por isso, outra importante vantagem obtida pelas empresas é a possibilidade de testar e/ou lançar novos produtos, de maneira experimental e exclusiva, para os clientes dos clubes. Eles podem chegar, por exemplo, dentro dos kits como uma forma de “degustação”.

Vantagens para clientes

Por outro lado, o cliente de um clube de assinatura pode aproveitar o serviço de acordo com suas próprias possibilidades. Isso porque a seleção de produtos, muitas vezes, pode ser personalizável de acordo com o plano. Assim, você adquire aquilo que realmente precisa e pode pagar, pelo tempo que desejar.

Nesse contexto, a comodidade é uma vantagem que merece destaque. Para a maioria das pessoas, a rotina agitada raramente proporciona algum tempo livre para conhecer e testar novos produtos e serviços. 

Essa comodidade não é exclusiva apenas quando falamos de mercadorias. Canais ou serviços de stream de vídeos, por exemplo, focam exatamente nesta experiência. O assinante de um canal pode assistir ao mesmo conteúdo quantas vezes quiser e em aparelhos diversos, como celulares e tablets, durante todo o período em que manter a assinatura. 

Com o tempo, o resultado geralmente é o mesmo. Esse tipo de produto passa a fazer parte da rotina, tornando-se indispensável.

Por fim, outra vantagem que merece destaque é o preço. Em geral, assinaturas oferecem preços menores aos clientes assinantes. Esse é um dos pontos-chave para concretizar as vendas e, também, fidelizar clientes. Dessa forma, é muito mais vantajoso para o cliente continuar pagando a assinatura recorrente, com preços mais atrativos, do que fazer uma grande compra uma única vez.

5 ideias de clubes de assinatura

Livros

Já pensou ter uma curadoria literária recorrente, recebendo em casa os melhores livros do mercado, além de alguns lançamentos em primeira mão? Alguns serviços de assinatura já oferecem esse tipo de clube, com kits que contém obras indicadas por um especialista, além de revistas ou artigos sobre esses livros e alguns acessórios e brindes, como marcadores de página.

Bebidas

Os amantes de bebidas como vinhos e cachaças adoram experimentar sabores e aromas diferentes. Por isso, essa ideia de clube de assinatura faz muito sucesso no Brasil. Geralmente, os pacotes contém dicas, receitas de drinks e acompanhamentos para harmonizar com os itens recebidos.

Produtos de beleza

Os kits entregues por clubes desta natureza levam ao assinante uma seleção de produtos como maquiagens, produtos de skincare, produtos para cabelo e outros itens das principais marcas de cosméticos do Brasil e do mundo.

Alimentos fitness

Esse é para quem pratica esportes e/ou cultiva uma rotina regrada de alimentação fitness. Nesse clube de assinatura, o cliente recebe kits chamados de “caixas de motivação”, contendo produtos que vão desde suplementos e snacks até peças de vestuário e acessórios.

Doces

Os amantes de doces não ficam de fora. Também há opções de clubes que enviam caixas recheadas de chocolates, balas, bebidas e até salgadinhos especiais, de diferentes lugares do mundo!

Como montar um clube de assinatura?

Defina produtos e valores

Para montar um clube de assinatura, é necessário definir o produto que você irá oferecer. Nesse sentido, é preciso escolher algo que agregue valor para o seu potencial assinante. 

Faça uma pesquisa de mercado e entenda as necessidades do seu público. Com isso, fica mais fácil o desenvolvimento do produto e a criação de planos. 

Além disso, disponibilize planos simples e flexíveis, com diferentes periodicidades. E não se esqueça, sempre ofereça mais benefícios para os clientes que optam pelos planos mais longos. 

Desenvolva uma logística eficiente

Certamente, a entrega dos kits será feita por uma empresa terceirizada – que poderá ser os Correios ou uma transportadora. Nesse contexto, é necessário desenvolver uma logística eficiente, com o cumprimento de boas práticas, para fazer com que esse trabalho chegue da melhor maneira à porta do consumidor.

Por isso, esforce-se em desenvolver kits com o mesmo peso médio, pensando nas dimensões dos produtos e da caixa, além de verificar prazos de entrega, de acordo com o CEP de destino.

Ter essas informações padronizadas, na medida do possível, é fundamental para calcular o valor do frete e assegurar a entrega no prazo estipulado. 

Tenha acesso à uma boa plataforma de pagamentos

Ter uma plataforma para receber pagamentos recorrentes é de grande importância para facilitar a rotina do empreendedor. Isso contribui para organização e, consequentemente, para a saúde financeira do negócio

Com a plataforma da Gerencianet, conta digital para negócios com soluções de pagamentos, é possível gerenciar pagamentos, fazer a gestão de clientes e enviar notificações por meio de um sistema eficiente e de fácil integração. 

VEJA TAMBÉM: Plataforma Gerencianet: veja as vantagens e diferenciais do sistema

Como usar o recurso “Assinaturas” da Gerencianet?

Para organizar, cobrar e receber com recorrência, a plataforma da Gerencianet possui uma solução chamada “Assinaturas”

O recurso é perfeito para automatizar as cobranças e aperfeiçoar os recebimentos, uma vez que realiza cobranças e envia automaticamente e periodicamente aos clientes. As assinaturas são totalmente personalizáveis e fáceis de criar.

Veja como utilizar a solução “Assinaturas” da Gerencianet nos passos a seguir:

  1. Acesse o menu “Cobranças” e em seguida, “Emitir Cobranças”.
  2. Escolha a opção “Assinaturas”.
  3. Escolha qual meio de cobrança você quer realizar: pode ser boleto ou cartão de crédito. Na mesma tela, escolha também a forma de envio (enviar por e-mail).
  4. Selecione os clientes que receberão a cobrança e preencha todos os campos obrigatórios.
  5. Selecione um plano ou cadastre um novo, caso não tenha.
  6. Destaque quais serão os itens cobrados.
  7. Informe a data de vencimento e os dados adicionais da cobrança, caso necessário.
  8. Por fim, clique em “Gerar cobrança” para finalizar a emissão. Pronto!

Na seção “Assinaturas”, dentro do menu “Gerenciar cobranças” , é possível acompanhar o status da assinatura, alterar a data de vencimento, enviar um e-mail para seu cliente e até mesmo cancelar a cobrança.

Viu como é fácil? Conheça agora mesmo a solução de assinaturas da Gerencianet e trabalhe com mais praticidade! 

Para tirar a ideia do papel e montar o seu plano plano de assinaturas, abra uma conta digital gratuita na Gerencianet e comece a usufruir de todos os recursos que temos para ajudar empreendedores a crescer. E, se ainda tiver dúvidas, confira as nossas tarifas e converse com um de nossos consultores sobre essa solução. Até a próxima!

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