Boletos e carnês

Boleto Bancário: como lucrar com essa forma de cobrança

Criado em 27 de jan. de 2020

(Atualizado em 2 de set. de 2020)

Depois de anos de reinado dos cartões de crédito e débito, boa parte das empresas resolveu investir em vendas por boleto bancário. As vantagens dessa forma de pagamento são muitas, mas, a principal, é receber à vista e, assim, gerar lucro de forma rápida. 

A seguir, você vai entender o porquê do boleto bancário ser uma ótima forma de cobrança, além de saber quais estratégias usar para que os seus clientes escolham essa forma de pagamento. Confira!

O boleto bancário e a inadimplência

O Brasil tem mais de 63 milhões de pessoas inadimplentes. Esse número corresponde à quase metade da população acima de 18 anos; um número alto para um país que está em desenvolvimento.

Você, ao ler esses dados, pode se assustar. Mas, fique tranquilo! É possível fugir da inadimplência! Entre as várias estratégias, está o uso do boleto bancário. Afinal, esse método de cobrança exige que o cliente compre à vista. E, caso o boleto seja pago com atraso, você ainda pode escolher gerar ou não juros e multa ao cliente. 

Descontos no boleto

Pequenas e médias empresas têm investido bastante no boleto bancário como método de cobrança. A estratégia, nesse caso, é oferecer descontos. Normalmente, o preço de um produto pode diminuir até 20% quando é comprado à vista. 

Essa estratégia é bem eficiente e, por ser um desconto real, faz com que as pessoas escolham o boleto como forma de pagamento. Em datas comerciais importantes, como na Black Friday, as promoções, normalmente, são melhores para quem escolhe pagar à vista. 

Em muitos casos, o parcelamento, principal vantagem do cartão de crédito, pode ser arriscado para os empreendedores que possuem pouco capital de giro. 

Juros e multa
como calcular juros e multa

Uma dúvida muito comum aos empreendedores que ainda não utilizam o boleto bancário como forma de cobrança são os juros e multas. Em uma loja virtual, por exemplo, um cliente pode comprar um produto, emitir o boleto, mas desistir da compra e não realizar o pagamento. 

Nesse caso, não é necessário inserir juros ou multa na cobrança; basta cancelar o boleto após o vencimento. Na Efí, por exemplo, você só é tarifado quando os boletos são efetivamente pagos. Cancelamentos de cobranças também são totalmente gratuitos! 

Por outro lado, caso o produto ou serviço tenha sido adquirido pelo cliente e o pagamento seja realizado com atraso, o empreendedor pode optar por cobrar juros ou multa. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o valor máximo da multa cobrada por uma conta em atraso deve ser de 2% do valor total do boleto.

Envio de cobranças

Uma das várias vantagens do boleto é que ele pode ser enviado, de forma prática, por correio, e-mail e até Whatsapp! É uma forma de pagamento muito simples de ser emitida e enviada.

Isso facilita a vida de todos os envolvidos no fluxo de compra. Além disso, a utilização de uma plataforma para a emissão de cobranças colabora para a construção de uma base sólida de dados. 

Para emitir um boleto, é preciso preenchê-lo com informações sobre o cliente. Assim, o empresário tem a possibilidade de usar esses dados em estratégias de vendas, de marketing e de atendimento.

Automatização da gestão

O uso do boleto bancário registrado, aliado à admissão de uma plataforma para emissão de cobranças, automatiza também a gestão financeira do seu negócio. A nossa plataforma, por exemplo, oferece relatórios detalhados, diariamente, de movimentações variadas. Assim, você não perde nenhum detalhe de suas transações! 

Essa automação permite que você tenha mais praticidade no dia a dia do seu negócio e maior controle sobre as suas finanças – requisitos essenciais para o desenvolvimento de uma empresa.

Alguns empresários ainda têm medo de automatizar os processos. Mas, faça da tecnologia uma aliada do seu negócio! Ficará perceptível como o serviço se torna mais simples e rápido. Dessa forma, você tem a possibilidade de investir tempo em novas estratégias de vendas, por exemplo.

Agora que você já sabe como lucrar com o boleto bancário, saiba como emiti-lo de forma simples e fácil!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.