Entenda como a Gerencianet oferece redução de custos para o seu negócio | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Entenda como a Gerencianet oferece redução de custos para o seu negócio

Sabrina Carvalho

20/08/2019

Redução de custos

A área financeira é um dos principais pilares de uma organização. Inclusive, o setor é considerado o motor corporativo. Afinal, é por meio dele que é feita a distribuição de recursos, sejam eles para investimentos, sejam para despesas. Por essa razão, é importante dar atenção especializada à área, ainda mais se considerarmos a situação atual do mercado, que exige uma redução de custos a fim de que as empresas se tornem mais sustentáveis.

Neste artigo, você aprenderá mais a respeito da redução de custo e descobrirá também como a Gerencianet pode ajudá-lo por meio das suas soluções. Confira!

Manual Financeiro para Empreendedores

Saiba o que é e como funciona a redução de custos

A redução de custos nada mais é do que uma iniciativa para cortar ou diminuir os gastos de uma empresa. Em uma organização, os custos se dividem entre fixos e variáveis. O primeiro diz respeito aos valores que se mantêm independentemente do volume produtivo ou de vendas, como aluguel, pagamento de impostos, limpeza e outros.

Os custos variáveis acompanham o ritmo de vendas e produção, mudando de acordo com o volume comercializado ou serviço prestado. Entre eles estão a matéria-prima e a comissão de colaboradores que recebem bonificação por desempenho, por exemplo.

Saiba o que é e como funciona a redução de custos

Como fazer um planejamento de custos e melhorar o uso dos recursos?

Economia é palavra de ordem nas empresas. Isso se deve à necessidade do uso consciente de recursos, sem onerar o orçamento, ao mesmo tempo em que a qualidade do produto/serviço é mantida. Confira algumas dicas para reduzir os custos.

Otimize os processos

O primeiro passo antes de planejar os custos é reavaliar a organização do seu negócio. Isso significa rever os processos a fim de otimizá-los. Portanto, verifique junto das equipes quais tarefas mais demoram e o porquê de isso acontecer. Assim, ficará mais fácil estabelecer uma estratégia para torná-las mais eficientes, sem que decaia a qualidade.

Avalie o regime tributário

O regime tributário de uma empresa tem um grande impacto sobre os seus custos. Se ele for escolhido de maneira inadequada, o negócio pode pagar mais impostos do que de fato é necessário. O ideal é contar com uma consultoria especializada para poder economizar, aderindo ao regime que mais se encaixa em suas necessidades.

Melhore o índice de produtividade

Outra maneira de melhorar o uso dos recursos é por meio da produtividade. É preciso envolver a equipe, conscientizando-a sobre a necessidade de redução de custos. Entre as ações está a melhora na eficácia na execução de tarefas, por meio do uso de tecnologias que automatizem processos e também sejam capazes de medir os resultados do negócio, garantindo uma gestão financeira mais precisa.

eBook grat

Entenda como a Gerencianet auxilia na redução de custos

Falando em automatização da gestão financeira, a terceirização dos serviços pode ser bastante vantajosa na minimização de custos. O intermediador de pagamentos permite administrar a diminuição de gastos por meio de suas funcionalidades. Confira a seguir o que a Gerencianet pode fazer pelo seu negócio!

Pagamento de taxas sobre boletos

Um dos diferenciais de um intermediador em relação ao sistema bancário, por exemplo, é relativo ao pagamento de taxas. No caso dos bancos, elas incidem sobre qualquer tipo de transação que ocorre na conta, como a emissão de boletos, mesmo que ele não seja pago.

Na Gerencianet, a situação é diferente. A empresa só cobra por boletos pagos. Imagine que você emita cem boletos na sua conta e nenhum cliente final faça o pagamento, não será cobrado nada por isso.

“Temos muitos clientes que trabalham com carnês de 12 cartelas, por exemplo. Se for preciso emitir para o ano seguinte todo e, no terceiro mês, houver mudança no valor do documento, seria preciso dar baixa em nove parcelas. Se o banco fosse o responsável, seria preciso pagar as nove lâminas geradas que sequer seriam pagos no final pelo cliente”, destaca o supervisor de relacionamento, Thomaz Damas.

Não cobrança de anuidade no uso do sistema

Não cobrança de anuidade no uso do sistema

Outro aspecto do sistema da Gerencianet que ajuda na redução de custos é que não há cobrança de adesão, anuidade ou mensalidade. Portanto, se o cliente emite ou recebe pagamentos recorrentes, ele só pagará a confirmação do pagamento.

Enquanto isso, os bancos cobram taxa de registro, de emissão, de cancelamento, de alteração de vencimento etc. Consequentemente, isso onera o orçamento, por serviços que são usados ocasionalmente.

Atendimento online

O sistema da Gerencianet é todo online. O cliente que adere ao serviço consegue interagir pelos canais de atendimento, seja telefone, chat ou tickets abertos no site. Isso significa a redução de custos com suporte, que não necessita de deslocamento, e, claro, de tempo. Ainda segundo o supervisor de relacionamento, “se o cliente optasse pelo banco, seria preciso se locomover até o local para se comunicar com o gerente”.

Além do contato facilitado com a Gerencianet, o sistema permite também a notificação do cliente final por e-mail, eliminando os custos de telefonia e transporte. Contar com essa tecnologia traz mobilidade, mas também maior agilidade para os processos, consequentemente, melhora a produtividade e evita atrasos.

Emissão de relatórios

Redução de custos: emissão de relatórios

“Se você não pode medir, não pode gerenciar”, a frase proferida por Peter Ducker serve para entender um pouco sobre a importância que a emissão de relatórios tem no processo de gestão financeira e, consequentemente, redução de custos.

A partir do momento em que é feito um controle das finanças, é possível identificar gastos que podem ser cortados ou remanejados, a fim de economizar.

O sistema da Gerencianet conta com esse recurso, sem cobrança adicional. Todos os dias, a partir das 18h, são enviados relatórios por e-mail com a relação de boletos pagos e inadimplentes. O processo facilita o dia a dia da empresa, visto que ela não precisa acessar a conta a todo momento.

Integração com as soluções da empresa

A Gerencianet possui módulos de integrações com sistemas de gestão de provedores, contabilidades, escolas, entre outros. Além disso, por se tratar de uma empresa de documentação aberta, ela permite a integração com o sistema do contratante. Isso possibilita a cobrança e emissão de boletos, por exemplo, diretamente do seu site.

Outra solução oferecida pela Gerencianet é o callback, sistema de retorno automático. Ele funciona como um identificador do pagamento, avisando à empresa sobre operações concretizadas. Além disso, automatiza a comunicação com o sistema de gestão com a conta.

O sistema da Gerencianet ajuda na redução de custos justamente por oferecer funcionalidades integradas que permitem à empresa contratante mais agilidade, isenção de taxas em operações não realizadas e o atendimento personalizado, que acontece em até um dia útil ou menos tempo dependendo da necessidade.

Se você deseja ter um maior controle das finanças e cortar os gastos desnecessários dentro da sua empresa, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Como Otimizar sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Categoria

Cases de Sucesso

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...