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Como gerar boleto de forma simples e fácil? Entenda aqui!

Editor Gerencianet

03/05/2019

Gerar boleto pode ser mais fácil do que você imagina! Confira!

O boleto bancário é um dos meios de pagamento e recebimento mais práticos. Além de ser democrático e estar disponível para um número maior de pessoas se comparado ao cartão de crédito, ele também é prático para emitir, pagar e receber. A emissão pode ser feita e paga tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. O pagamento pode ser feito em bancos, lotéricas, farmácias e pela internet. Esses são alguns dos motivos pelos quais essa se tornou uma das principais formas de cobrança no Brasil. Quer entender como gerar boletos de forma fácil e simples? Leia mais sobre o assunto abaixo!

Como funciona o boleto

Antes de saber exatamente como gerar boleto, é importante entender melhor o funcionamento dessa forma de pagamento. No layout dessa cobrança, é possível notar os campos dos boletos, que são importantes na hora da emissão. Os principais deles são o nome do sacador/avalista, os dados do sacado, cedente, o código de barras e a linha digitável, confira o significados deles:

  • sacador/avalista: campo com o nome e CPF ou CNPJ de quem receberá o pagamento;
  • dados do sacado: campo com o nome e CPF ou CNPJ daquele que pagará ou receberá o boleto;
  • cedente: campo utilizado para informar o emissor da cobrança. Caso seja utilizado um intermediador de pagamentos, o nome da empresa intermediadora ocupará esse campo.
  • código de barras: campo onde é realizada a leitura do boleto por máquinas e computadores a partir de uma representação gráfica.
  • linha digitável: campo com representação numérica para digitação manual da sequência de números.

Com mais informações sobre os campos dos boletos, fica mais fácil entender como funciona o boleto bancário. Quando o sacador/avalista (você ou a sua empresa) emite o boleto, ele é enviado para o sacado (cliente). Com o boleto em mãos, o pagamento é feito com a leitura do código de barras ou da linha digitável. Já a confirmação do pagamento pode acontecer em até um dia útil.

Como receber por boleto no banco

Para quem vai emitir boleto no banco onde tem conta, primeiro é preciso firmar um contrato de emissão de boletos. A seguir, devem ser reunidos os dados do sacador/avalista, do sacado, o prazo de pagamento, o valor e como serão os juros e multas. Depois do título pronto, o próximo passo é encaminhar para o cliente o link ou o arquivo em PDF e aguardar a confirmação. O preenchimento é feito de forma manual e tanto o procedimento como as tarifas cobradas podem variar conforme cada banco.

Como gerar boleto com um sistema de pagamentos

Achou complicado emitir boletos em bancos? Acredite, com uma plataforma de emissão de cobranças, gerar boletos pode ser mais simples do que se imagina. Na Gerencianet, por exemplo, todos os boletos são registrados e a tarifa só é cobrada após a confirmação do pagamento. Não há cobrança de mensalidade e é possível personalizar boletos e carnês. Veja abaixo como é feita a emissão de boletos na conta Gerencianet:

  1. Acesse o menu Cobranças -> Emitir Cobranças;
  2. Escolha a opção “Boletos”;
  3. Escolha a forma de envio: por e-mail ou geração de PDF para entrega manual;
  4. Selecione os clientes. É fundamental preencher todos os campos do endereço (com exceção do campo “complemento”, que não é obrigatório). Caso contrário, o endereço não será adicionado à cobrança no momento da emissão e não será exibido na cobrança;
  5. Defina os itens de cobrança;
  6. Informe a data de vencimento e os dados adicionais da cobrança;
  7. Clique em “Gerar cobrança”.

Pronto! O boleto foi emitido com sucesso!

Quero emitir boletos agora mesmo

Como escolher a melhor forma de emissão

Primeiramente, é preciso escolher entre duas formas de geração dos títulos: por meio de uma instituição bancária ou por um intermediador ou gateway de pagamento.

Quando optam por gerenciar seus boletos por meio de um sistema de pagamentos, as pequenas e médias empresas ganham tanto em praticidade como em segurança. Essa plataforma permite acessar, de forma fácil e rápida, todos os relatórios de pagamentos. Sendo assim, manter o processo de cobrança da empresa mais alinhado se torna mais simples.

Para quem está começando o próprio negócio ou para quem já tem uma empresa há mais tempo, mas conta com uma equipe reduzida, a plataforma de gestão de boletos pode ser muito útil. Ela mostra para onde devem ser direcionados os esforços e quem são os clientes inadimplentes.

Intermediador de pagamentos

Quando se tem uma solução especializada na emissão e gestão de boletos e carnês, deixa de ser preciso manter um vínculo com uma conta bancária. Por meio dessa plataforma, você mesmo pode se cadastrar e começar a gerar os boletos. É possível enviar os títulos para os clientes via correspondência tradicional ou por e-mail. Esse canal permite que o próprio empresário gerencie e agende as mensalidades, visualizando o boleto na tela ou baixando o arquivo em PDF. É possível também transferir o saldo da plataforma para qualquer conta bancária. Prático, não é mesmo?

O intermediador de pagamentos garante à sua empresa um acompanhamento muito mais seguro dos recebimentos e uma enorme tranquilidade na previsão das contas a receber. Para o cliente, a opção de pagar por boleto bancário significa que a organização se preocupa com suas necessidades, acompanhando as tendências do mercado.

Agora que você já sabe como gerar boletos de forma simples e segura, entenda melhor quais as vantagens dessa forma de pagamento!

 

Manual da Mediação de Pagamentos 

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Formas de Pagamento

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