Primeiros passos

Como gerar boleto sendo MEI? Tudo que você precisa saber para começar a emitir

Criado em 3 de jul. de 2019

(Atualizado em 29 de jun. de 2023)

Apesar de hoje ser considerado um dos métodos mais seguros e práticos para receber pagamentos, nem todos os microempreendedores individuais sabem como gerar boleto sendo MEI ou quais as condições são necessárias para obter os melhores resultados nos negócios. 

Apostar no boleto sendo MEI pode te ajudar a diminuir os gastos com as operações de pagamento. Além disso, você consegue abranger a população que não tem conta bancária ou que não usa cartão de crédito. O importante é conseguir avaliar quais os formatos de boleto são válidos e serão mais rentáveis para a sua empresa.

Pensando nisso, fizemos este texto para explicar as principais vantagens de usar o boleto no seu negócio. Aqui, vamos esclarecer as dúvidas em relação a emissão de boletos para quem é MEI. Também vamos mostrar como começar a usar esse meio de pagamento. Acompanhe! ?

O que é o boleto bancário?

Antes de aprender como gerar boleto sendo MEI, vamos entender mais sobre esse tipo de cobrança?

Boleto é um título de cobrança, que pode ser tanto impresso quanto digital. Nele, há informações sobre quem receberá a compensação, quem liquidará a cobrança, qual o valor-base, juros, multa, data de vencimento e código de barras – e, em alguns casos, até o QR Code Pix.

Presente no Brasil desde a década de 90, essa forma de pagamento passou por várias reformulações para garantir a segurança dos envolvidos. A partir de 2018, novas regras foram implementadas pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para tornar o processo mais confiável. Assim, uma dessas normas foi o registro de todos os dados nas instituições bancárias.

Quero começar a emitir boletos

E o Bolix da Efí?

Um pedaço do boleto bancário, sobre um fundo laranja, mostrando o código de barras e QR Code Pix

O Bolix é a união do boleto convencional com a agilidade do Pix. ✨

Ele possui dois códigos: o código de barras que você já está acostumado e o QR Code Pix. Assim, o seu cliente é quem escolhe como vai te pagar. Quando seu cliente pagar pelo QR Code Pix, a confirmação do pagamento acontece na hora e o saldo cai na sua conta em até 10 segundos. Pelo código de barras, a confirmação continua acontecendo no prazo de até 1 dia útil. 

As principais vantagens do Bolix são:

  • seu cliente pode pagar a qualquer dia e horário pelo QR Code (pelo código de barras, só em horário comercial, como de costume);
  • a tarifa de recebimento é uma só, independente do meio de pagamento escolhido pelo cliente;
  • assim como o nosso boleto, o Bolix também não tem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento;

O Pix já é o meio de pagamento mais usado pelos brasileiros. Por que não dar essa possibilidade para os seus clientes também?

+ Saiba mais: Vantagens do Boleto com Pix (Bolix) — e como gerar na Conta Efí

MEI pode gerar boleto?

A resposta para essa pergunta é sim!

Um MEI não só pode gerar boletos, como essa é uma das melhores formas de profissionalizar um negócio. Isso também ajuda o seu contador a verificar e manter atualizado o código correto do seu empreendimento, consultando a tabela CNAE.

Entretanto, para oferecer essa forma de pagamento, é preciso ficar atento às regras estipuladas pela Febraban. As normas estabelecem que é preciso informar ao banco os dados completos do beneficiário e do pagador.

As informações do boleto devem ser enviadas para que possam ser adicionadas na Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP) ou na Base Centralizada. Dessa forma, o documento pode ser consultado por outras instituições bancárias para que elas aceitem o pagamento do título mesmo após a data de validade.

Também é necessário que todas as informações sobre juros e multa estejam no boleto. Toda mudança, seja no valor, juros, multa, dados da empresa ou do cliente, deve ser informada ao banco.

Mas não se preocupe! Esse processo é muito simples, principalmente se você utilizar os serviços de uma intermediadora ou de uma Conta Digital com um ecossistema completo de meios de pagamento, como a Efí. ?

+ Como cobrar juros e multas nos boletos e carnês?

Emita boletos com QR Code Pix

Quais os tipos de boletos?

Existem 3 tipos de boletos que podem ser emitidos tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas.

Boleto Avulso

Esse é o formato mais comum e é utilizado para realizar diferentes tipos de cobrança de forma independente. É o caso de um produto pago à vista ou um serviço que pode ser quitado com uma única parcela. Nessas situações, o boleto avulso é uma ótima forma de oferecer descontos para quem escolher essa opção.

Boleto Recorrente

Durante muitos anos, oferecer esse tipo de pagamento era exclusividade de empresas de serviços de streaming, como a Netflix e o Spotify. Mas, esse tipo de cobrança ganhou espaço no mercado de produtos também. 

O boleto recorrente, também conhecido como assinatura, é uma ótima opção para aqueles que oferecem algum tipo de serviço periódico que precisa ser pago em intervalos pré-determinados.

Neste caso, a cobrança é gerada e enviada automaticamente para o cliente de acordo com a periodicidade, que pode ser quinzenal ou mensal, por exemplo. Assim, ele é lembrado sempre que o pagamento estiver próximo e o serviço pode ser interrompido caso ele não pague.

Imagine: com as assinaturas, você confira a cobrança 1 só vez e a gente faz todo o resto! Seus clientes recebem automaticamente, pagam e você recebe com segurança na conta. Além disso, as chances de inadimplência são menores e o controle de caixa do seu negócio fica bem mais fácil!

+ Vantagens do boleto recorrente para empresas: como emitir de forma fácil

Carnê

Carnês Efí, uma série de boletos gerados.

O carnê é uma opção muito utilizada por grandes empreendimentos e também pode ser útil para o MEI.

Neste tipo de cobrança, todas as parcelas ou quotas são emitidas e entregues para o cliente de uma vez. Ou seja, se ficar definido o pagamento em 12 meses, cabe ao negócio emitir 12 lâminas de carnê.

Assim, ele pode ser usado tanto para cobranças mensais quanto para únicas. Neste modelo, o cliente tem a opção, por exemplo, de adiantar o pagamento de parcelas. 

? Vale lembrar que recorrência é diferente de parcelamento

A principal diferença é que o pagamento parcelado é a divisão do valor final em várias parcelas fixas com ou sem juros, que tem como objetivo facilitar o pagamento. Já o recorrente é um valor cobrado a partir de um período pré-estabelecido para fazer a manutenção dos serviços ou produtos adquiridos — uma espécie de mensalidade.

Como gerar boleto sendo MEI?

Para emitir boleto sendo MEI, você precisa de uma conta digital ou uma conta em um banco tradicional. A primeira opção é mais indicada para o microempreendedor individual porque ela costuma oferecer tarifas menores, controle mais prático dos boletos e gestão mais simples.

Para te mostrar o quanto é simples, veja o passo a passo para emitir um boleto com a gente:

  1. no app ou plataforma web, acesse o menu Receber → Emitir Cobranças;
  2. escolha entre as opções Boleto Bancário, Carnê de Pagamento ou Assinatura Recorrente;
  3. informe os dados do cliente;
  4. defina os itens de cobrança — e as parcelas ou periodicidade, a depender do tipo de cobrança escolhida;
  5. informe a data de vencimento e os dados adicionais da cobrança;
  6. clique em Emitir.

Pronto! Assim que seu cliente fizer o pagamento, a gente te avisa.

Vale lembrar: todo boleto possui uma taxa de confirmação por cobrança paga, que varia de banco para banco. Esse encargo deve ser pago exclusivamente pelo empreendedor e nunca repassado para o consumidor.

De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o empreendedor que realizar a cobrança por emissão ou envio do boleto para o cliente pode ser multada em um valor que varia entre R$200 até R$3 milhões.

Quero emitir boletos agora mesmo

Por que contar com uma Conta Digital focada em negócios?

Diferente de um banco que oferece boletos como um plus dos serviços, a Efí Bank é uma Conta Digital desenhada para quem empreende. Todas as soluções são pensadas para que você venda mais e melhor.

Por isso, além de oferecer os boletos como meio de pagamento, aqui você também encontra:

  • soluções para reduzir a inadimplência;
  • gestão completa e visual de recebimentos feitos, a receber e inadimplentes;
  • controle total de onde você estiver, pelo app ou computador;
  • emissão de quantos boletos precisar e tarifa apenas pelos boletos que seus clientes pagarem;
  • personalização do boleto com a marca da sua empresa, descontos, juros e multas;
  • boleto com QR Code Pix para receber com facilidade em qualquer hora ou dia da semana;
  • recebimento ágil do saldo para fazer o seu dinheiro girar;
  • emissão de boletos automática utilizando API ou arquivos CNAB;
  • e muito mais!

Mais do que gestão de boletos, uma aliada completa para o seu negócio ?

Além dos boletos, a Efí possui dezenas de outros meios de pagamento para você modernizar e diversificar as formas de recebimento do seu micro empreendimento.

Você também pode contar com todos os recursos de uma Conta Digital completa com cartão de crédito para guardar e movimentar o dinheiro e acompanhar todas as finanças do negócio em só aplicativo. Abra sua conta e experimente um novo jeito — mais simples e seguro — de vender e receber dos seus clientes!

Quero abrir uma conta na Efí

Se preferir, estamos aqui para conversar sobre como podemos ajudar o seu negócio. Fale agora mesmo com um especialista!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.