Como gerar assinatura: saiba tudo a respeito desse método de pagamento | Gerencianet

Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Como gerar assinatura: saiba tudo a respeito desse método de pagamento

Editor Gerencianet

02/07/2019

Gerar assinatura

Gerar assinatura é uma necessidade de diversos empresários e microempreendedores de diferentes ramos. Para quem não sabe, esse modelo de pagamento é aquele que você paga todo mês, como carnê do IPTU e os boletos do colégio dos seus filhos ou que desconta diretamente no seu cartão de crédito.

São as chamadas pagamentos recorrentes. Elas são geradas por meio dessas assinaturas que você possui com a instituição escolar, com a prefeitura, com o Detran, com a companhia de energia elétrica, de saneamento, etc.

Porém, não é apenas de contas comuns mensais que se vive a assinatura. Ela também pode ser usada de formas bem distintas, como em um parcelamento de um produto ou serviço específico.

Nos tópicos a seguir, você vai conhecer as vantagens de cobrar por assinatura e algumas formas atuais de uso desse meio de pagamento. Além disso, vai entender como funciona essa ferramenta em plataformas online e outras informações relevantes sobre esse assunto. Veja!

Quais são as vantagens de se cobrar por assinaturas?

Atualmente, com o avanço das tecnologias e o surgimento das chamadas startups, o crescimento na quantidade de aplicativos e plataformas online tem feito com que o uso de pagamentos recorrentes se torne um verdadeiro boom.

Além do uso por conta do avanço tecnológico, outros diversos tipos de empresa também podem e devem utilizar o modelo de assinaturas. Isso ajuda, ainda mais, no crescimento pela busca desse estilo de pagamento.

Entre as principais vantagens de gerar assinatura está o fato de que ela automatiza todo o processo de pagamento dos clientes. Isso gera uma série de facilidades ao empresário. Entre as vantagens estão a fidelização, diminuição da inadimplência, previsibilidade de receita e até gestão de tempo.

Junto a tudo isso, as assinaturas também podem melhorar todo o seu planejamento financeiro. Afinal, ela permite que você tenha uma boa projeção do crescimento da empresa. 

Quem pode usar as assinaturas como meio de pagamento?

Todos que vendem um produto ou um serviço contínuo ou parcelado podem usar as assinaturas. Seja um app com mensalidade, uma plataforma de streaming, como é o caso da Netflix, um banco, um cartão de crédito, uma escola, sites de cursos online, lojas de produtos diversos. Todas são possibilidades de empreendimentos que podem usar o formato..

Basta você analisar a sua empresa. Será que faz sentido o uso do pagamento recorrente? Se sim, ela pode criar uma estratégia de gerar assinaturas.

Pense também no modelo de assinatura que tem mais a ver com a sua empresa, produto ou serviço. Pagamento recorrente não significa que são cobranças mensais, elas também podem ser bimestrais, trimestrais, semestrais, anuais. Tudo vai depender do tipo de negócio que é o seu.

Depois disso tudo analisado, é hora de fazer o cadastro em uma plataforma, escolher o método de cobrança e iniciar esse serviço tão importante para o desenvolvimento econômico de diferentes tipos de empreendimentos.

eBook grat

Como funciona a ferramenta?

A utilização de um intermediador facilita o processo de gerar assinatura. A Gerencianet, por exemplo, tem uma própria plataforma de gerar assinatura simples  e intuitiva.

A primeira atitude a se tomar é fazer o cadastro no site. Você pode fazer a qualquer momento, com tranquilidade. A abertura de contas é gratuita. Portanto, você pode abrir uma para conhecer como funciona na prática e entender de uma vez por todas.

Com o cadastro feito, você vai acessar o menu de “Cobranças” e depois “Emitir Cobranças”. Dentro dessa nova página estará um botão próprio para “Assinaturas”. Clique nele e defina a forma de pagamento que desejar, que pode ser boleto ou cartão de crédito. Em seguida, adicione os dados do cliente, de envio dessa assinatura e demais informações.

Após essa etapa, é hora de escolher o plano de pagamento e colocar as informações detalhadas da cobrança, como data de vencimento, nome da pessoa, valor, descontos, frete, entre outros. Aí, é só gerar esse pagamento recorrente que vai ser enviado direto para o seu cliente.  

Quais são as melhores opções de gerar assinatura?

Na Gerencianet você tem duas ótimas opções de gerar assinatura: boleto e cartão. Basicamente, o boleto vai ser enviado ao seu cliente, de acordo com o tipo de frequência do pagamento, sempre 10 dias antes do vencimento. Ou seja, pode ser mensal, trimestral, semestral, etc.

No caso do cartão, o débito é realizado de forma automática na fatura do cliente, de acordo com a configuração realizada. Para isso, basta que ele autorize a cobrança da assinatura assim que receber a solicitação enviada pelo nosso sistema. 

Com isso, é preciso que você analise o perfil da sua empresa, do produto ou serviço que vende e do seu cliente para escolher a melhor forma de pagamento recorrente para utilizar. Você pode escolher um dos modelos a cada situação. Então, você pode testar as opções para ver qual é melhor para seu negócio ou ainda se adaptar à preferência de cada cliente. 

Existem desvantagens?

Todo mundo que trabalha com assinaturas, independente do tipo, corre alguns riscos. No entanto, eles são simples e fáceis de serem resolvidos com uma boa gestão.

Um desses fatores tem a ver com o contrato. Geralmente, a assinatura precisa de um e isso pode trazer receios aos clientes. A dica é oferecer documentos que sejam simples, pequenos, sem letras miúdas e asteriscos e que tenham poucas páginas. Seja o mais sintético possível e escreva o contrato com uma linguagem formal, mas, ao mesmo tempo, clara, objetiva. 

Assim, o seu cliente não vai ter preguiça de ler, receio de assinar e vai restar poucas dúvidas antes de fechar o contrato de assinatura com a sua empresa. Além disso, é importante avaliar se é necessário exigir uma fidelidade, o que pode afastar clientes. 

Outra questão importante para gerar assinatura tem a ver com o valor do pagamento. Não suba o preço da assinatura de uma hora para outra, para um valor exorbitante. Afinal, com qualquer erro de estratégia, você pode perder clientes. A vantagem desse tipo de cobrança para o consumidor é, exatamente, o fato dele saber quanto vai gastar e quando vai pagar. Se você muda isso com frequência, perde todos esses benefícios.

Por isso, em qualquer forma de pagamento que escolher, faça uma boa gestão. Trate com cuidado os dados que vai receber, aprenda a transformar possíveis devedores em bons pagadores. É possível fazer isso com estratégia e negociação.

As assinaturas são ótimas opções para diferentes tipos de empresas e de empreendimentos. Pense, analise e veja se essa é a melhor ideia para realizar as cobranças com os seus clientes. Em seguida, escolha uma boa plataforma para ter esse serviço.

Caso tenha restado alguma dúvida a respeito de como gerar assinatura, entre em contato conosco e envie o seu comentário!

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...