Abra sua conta grátis Carregando

Saiba como funcionam as demonstrações contábeis

Publicado em 18 de julho de 2018 (atualizado em 16 de julho de 2019)
Demonstrações contábeis

Você, como empreendedor, sabe como funcionam as demonstrações contábeis?

Uma gestão inteligente está relacionada às inúmeras práticas administrativas que, quando agregadas a procedimentos contábeis, garantem sucesso e crescimento ao empreendimento. Para que isso aconteça, é necessário que o empresário compreenda os princípios básicos sobre as demonstrações financeiras.

Dessa maneira, é preciso conhecimento e assessoria de uma empresa experiente e capacitada para assimilar a finalidade dos relatórios contábeis para seu negócio. Para ajudar você nesse aspecto, explicaremos o que são as demonstrações, como elas funcionam e quais são as exigências do governo para apresentação dos relatórios contábeis. Ficou interessado? Então, acompanhe!

O que são demonstrações contábeis?

São um conjunto de relatórios que oferecem dados relevantes a respeito da situação financeira da empresa. Inicialmente, as informações são inseridas e tratadas para que posteriormente possam ser convertidas em demonstrações que atendam a finalidade gerencial e informativa do negócio.

Existem várias demonstrações contábeis, dentre elas, as mais comuns são:

  • DRE — Demonstração do Resultado do Exercício;
  • DRA — Demonstração do Resultado Abrangente;
  • DLPA — Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados;
  • DMPL — Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;
  • DFC — Demonstração do Fluxo de Caixa;
  • balanço patrimonial.

Qual é a importância dos relatórios financeiros?

O objetivo das demonstrações contábeis é tornar mais simples o controle e a organização sobre:

  • receitas/despesas;
  • investimentos/rendimentos;
  • lucros/prejuízos.

Além disso, o empresário pode traçar estratégias de administração com base nos relatórios financeiros, com o propósito de melhorar as tomadas de decisões. Assim, pode aperfeiçoar a pontualidade dos pagamentos, reduzir custos, além de corrigir e prever erros financeiros/administrativos na empresa.

Como os relatórios devem ser apresentados?

Conforme obrigatoriedade

Ao fim do exercício, o governo exige que algumas demonstrações contábeis sejam apresentadas. Porém, a determinação da apresentação dos relatórios depende do porte da empresa (S/A, PME, ME e EPP) e pelo tipo de enquadramento: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

Microempresas e empresas de pequeno porte, por exemplo, devem ceder à autoridade administrativa: balanço patrimonial; demonstração de resultado do exercício e notas explicativas. Já as PMEs precisam entregar os mesmos relatórios descritos acima, com adição dos: DMPL e DFC.

Em conformidade com a localização da empresa

A exigência sobre a elaboração das demonstrações contábeis sofre alterações de acordo com a legislação local. Portanto, para compreender e adequar as leis da região, o empreendedor deve buscar a assessoria de um profissional qualificado e apto para assumir a responsabilidade da gestão financeira da sua empresa. Com experiência e conhecimento, é possível identificar as necessidades e obrigatoriedades antecipadamente.

Com a estrutura correta

Existem várias maneiras de constituir um relatório contábil. Contudo, o formato da demonstração financeira deve ser simples, de modo a facilitar a análise de todas as informações. Lembrando que a abordagem e estruturação das demonstrações devem seguir em conformidade com a imposição de leis contábeis Federais e Estaduais.

Por isso, ressaltamos a importância de buscar auxílio com um contador renomado no segmento, afinal de contas, você não quer correr o risco de sofrer punições em razão de falhas na entrega dos relatórios. Portanto, inicie a estruturação das demonstrações contábeis da sua empresa e conte-nos, nos comentários, quais foram os primeiros resultados obtidos!

Como ter uma gestão perfeita em um negócio de contabilidade

Categoria

Gestão Financeira

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.