Abrir conta digital grátis Carregando

Como funciona um cartão de débito e como ter o seu

Publicado em 28 de outubro de 2021 (atualizado em 28 de outubro de 2021)
Mulher com o Cartão de Débito Gerencianet em mãos para ser inserido na maquininha de pagamento, segurada por um garçom. A mulher está em uma mesa de restaurante.

Se você quer saber como funciona um cartão de débito, antes queremos te recordar da música “Não quero dinheiro”, de Tim Maia. Lembrou? O título desse sucesso combina muito bem com o refrão de outro hit do cantor: “O que eu quero? Sossego!”. 

É assim que pode ser traduzida a praticidade dessa função, já que você não precisa andar com cédulas no seu bolso e nem buscar por caixas eletrônicos pela cidade quando faltar aquela grana, já que ela é aceita em todo lugar.

Gostaria também de saber como esse meio de pagamento impacta a sua vida financeira e a do seu negócio? Continue a leitura para entender o mecanismo do “dinheiro de plástico”, suas vantagens e diferenças em relação às modalidades crédito e pré-pago. Além disso, vamos mostrar como ter o seu de forma muito fácil!

O que é e como funciona um cartão de débito

Quando você abre uma conta em um banco ou instituição de pagamento, normalmente tem direito ao cartão de débito, que é um meio de pagamento. Ao usá-lo para sacar dinheiro ou adquirir um produto ou serviço, o valor gasto é descontado diretamente do saldo na sua conta.

Com ele, as compras podem ser realizadas online (quando você digita os dados em uma conta de e-commerce) ou pessoalmente (quando você usa em uma maquininha de cartões). 

5 vantagens em usar um cartão de débito

Agora que deu para entender como funciona um cartão de débito, sabia que existem diversas formas de tirar proveito desse meio de pagamento que vão além da praticidade? Vamos ver algumas delas!

1. Mais facilidade para resistir a gastos excessivos

Ao contrário da função crédito, você não pode gastar mais do que já tem na sua conta com o cartão de débito, certo? Isso ajuda a evitar dívidas e a ter um orçamento mais definido no mês, já que os gastos são descontados da sua conta na hora. 

2. Sem preocupações com dinheiro em espécie

Você não precisa se preocupar em carregar cédulas de dinheiro no bolso e, caso necessite, você sempre pode parar em um caixa eletrônico e tirar o quanto precisa. Sem falar que milhares de lojas aceitam essa forma de pagamento. É muito mais confiável!

3. Mais segurança

Carregar dinheiro é sempre um risco de perda ou furto. Quando você anda com um cartão de débito, é difícil alguém tirar dinheiro dele, já que é preciso ter as senhas para saque. Isso sem falar na rapidez que é solicitar o bloqueio na palma da mão pelo app da instituição de pagamento. Quem é cliente Gerencianet, sabe como é fácil bloquear e desbloquear o cartão para que ninguém possa usá-lo. 

4. É mais acessível

Ao contrário da função crédito, você não precisa passar por uma análise para obter a modalidade débito. Normalmente, as instituições financeiras exigem apenas que você tenha uma conta.

5. As melhores opções não têm tarifa e nem anuidade

A depender de algumas instituições, essa função pode ter anuidade e taxas de manutenção aplicadas. Mas com a popularidade e a concorrência entre contas digitais, está mais fácil de encontrar um serviço de cartão de débito sem anuidade e taxa de emissão, como a Conta Digital para negócios da Gerencianet oferece

Principais diferenças entre débito, crédito e pré-pago

Muitas pessoas podem ter dúvidas sobre qual é a melhor opção na hora de comprar. Basicamente, a principal diferença está na forma como os gastos são quitados.

Débito: não custa nada relembrar o que falamos sobrecomo funciona um cartão de débito, não é? Essa modalidade exige que você tenha uma conta para que os valores das compras sejam descontados imediatamente do seu saldo. 

Crédito: as aquisições feitas por essa modalidade são pagas por meio de um empréstimo que uma instituição financeira oferece e que você precisará quitar o valor em uma data estabelecida.

Pré-pago: funciona de forma semelhante a uma recarga de celular. Ou seja, você recarrega um valor e utiliza em transações que consomem o saldo depositado até que ele acabe. Ele é usado na modalidade crédito.

Em resumo, pense no cartão de débito para compras diárias, pois você acompanhará o movimento do seu orçamento. Já para a aquisição de itens de maior valor, use o crédito para ter mais tempo de se organizar financeiramente na hora de pagar. Por fim, o pré-pago é ideal para quem deseja limitar o uso do saldo, especialmente para pré-definir gastos como as compras de um setor na empresa.

Se quiser entender mais, leia também: Qual cartão escolher? Entenda a diferença entre pré-pago, crédito e débito

Você sabia?

Não é novidade que o pagamento por aproximação conquistou de vez os brasileiros. Uma divulgação da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) mostrou que o cartão de débito foi um dos meios mais utilizados nessa função, com R$ 10,6 bilhões movimentados. 

Como pedir o Cartão de Débito Gerencianet

Até aqui você já viu como funciona um cartão de débito e como tirar proveito dele. Agora, chegou a hora de saber como obter a melhor opção de pagamento sem anuidade para facilitar ainda mais a sua gestão de dinheiro.

Na Gerencianet, você pode ter um cartão de débito por CPF e um por CNPJ. Ou seja, é a vantagem perfeita para os empreendedores que precisam separar o saldo da empresa do saldo pessoal. Só lembramos que cada cliente pode ter, no máximo, um cartão por documento cadastrado.

Para isso, você precisa ter uma Conta Digital Gerencianet. Se você ainda não tem, basta baixar o nosso app no seu smartphone — disponível para Android e iOS — e seguir as orientações que vão aparecer na tela. A abertura de conta é gratuita e sem burocracias!

Abra sua Conta Digital na Gerencianet

Se preferir, siga o passo a passo com a nossa Analista de Conteúdo Audiovisual, Evelin Ramos: 

Agora, se você já é um #gerencialover, está a um passo de obter o seu cartão de débito de forma gratuita. Você pode solicitá-lo pelo app ou plataforma web. Siga os passos abaixo!

Pelo aplicativo:

  • acesse sua Conta Digital no smartphone;
  • no menu lateral, clique em “Meus Cartões”;
  • escolha o cartão que deseja solicitar. Neste caso, o cartão de débito;
  • informe o seu endereço; 
  • pronto! Agora é só esperar a entrega do cartão.

Pela plataforma web: 

  • acesse sua Conta Digital na plataforma web;
  • clique no menu “Meus Cartões”;
  • escolha o cartão que deseja solicitar. Neste caso, o cartão de débito;
  • informe o seu endereço;
  • pronto! Agora é só esperar a entrega do cartão.

Enfim, aprender como funciona um cartão de débito facilita bastante na hora de fazer as compras, especialmente para os empreendedores que buscam mais praticidade. Cada meio de pagamento tem usos, vantagens e diferenças únicas. A nossa dica é sempre considerar a sua realidade e hábitos financeiros, certo? 

O objetivo da Gerencianet é que você tenha uma Conta Digital com serviços completos para o seu negócio. Solicite o seu cartão e conte com a gente! 🧡 

Categoria

Cartão

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK