Abrir conta digital grátis Carregando

Como emitir boleto: passo a passo para gerar boletos e receber dos seus clientes com facilidade

Publicado em 27 de maio de 2022 (atualizado em 27 de junho de 2022)
Notebook com tela para emitir boleto com a Gerencianet

Se você não sabe como emitir boleto de um jeito fácil e receber dos seus clientes com praticidade, administrar as finanças do negócio pode se tornar um grande desafio.

Mas não se preocupe! Neste artigo, vamos te ensinar tudo sobre como gerar boleto para pagamento e receber dos consumidores da sua empresa. 

Aliás, um detalhe importante: você também vai saber como emitir boletos com toda a tecnologia do QR Code Pix — o Bolix — para recebimentos em tempo real. 

A leitura é rápida e, em poucos minutinhos, você saberá como gerar cobranças!

O que é boleto bancário?

O boleto bancário é um dos meios de pagamento mais conhecidos do Brasil. É um documento que qualquer negócio pode utilizar, sendo muito fácil de emitir, pagar e receber.

Raio-x do boleto bancário

  • Criação: 1993.
  • Pode ser pago em: bancos, lotéricas, farmácias e online.
  • Pode ser lido por: código de barras. Também há a possibilidade de inclusão de um QR Code Pix.
  • Custo de emissão: é uma das opções mais econômicas, com taxas menores que o cartão, por exemplo.
  • Indicado para: negócios que aplicam datas de vencimento em cobranças.

Saber como emitir boleto ajuda na diversificação de pagamentos do seu negócio. Outra vantagem interessante é que a emissão pode ser feita tanto por pessoa física quanto por pessoa jurídica. 

Então, quer saber como fazer isso? A gente te mostra logo abaixo!

Como emitir boleto fácil — passo a passo 

Você pode escolher entre duas formas para emitir boleto: por bancos tradicionais ou plataformas de cobrança de uma Instituição de Pagamento que ofereça essa solução.

Normalmente, o processo para geração de boletos é assim:

  1. primeiramente, tenha uma conta em um banco ou contrate uma plataforma de cobrança;
  2. no banco, solicite o serviço de emissão de boletos. Na plataforma escolhida, selecione a opção para a emissão;
  3. reúna os dados do seu negócio e os do cliente, como o nome completo, CPF/CNPJ e endereço;
  4. envie as informações para o banco ou cadastre-as na plataforma;
  5. defina o item de cobrança, valor e data do vencimento;
  6. por fim, insira informações adicionais, como juros, multas e abatimentos — se houver.

Pronto!

Além disso, você pode fazer o download do arquivo e enviar o documento por e-mail, endereço e até para o WhatsApp do seu cliente. 

+ Veja também: Como gerar boletos na Gerencianet?

Gerar boleto com bancos ou com Instituição de Pagamento?

Normalmente, gerar cobranças com o banco pode deixar o processo mais burocrático para quem empreende. É necessário ter uma conta na agência, além de ser necessário confirmar se o serviço está disponível para você.

Então, nesse caso, uma boa alternativa é contar com soluções práticas e econômicas das Instituições de Pagamentos.

Na Conta Digital para negócios da Gerencianet, por exemplo, todos os boletos emitidos são registrados, não há mensalidade e tarifa de emissão e é possível personalizar as cobranças com a cara da sua empresa. Além disso, os boletos são gerados com o QR Code Pix, dando ao seu cliente a opção de escolher como pagar. 

Para começar a emitir boleto na plataforma Gerencianet, baixe o app disponível para Android ou iOS. Logo depois, é só seguir os passos na tela para criar a sua Conta Digital grátis.

Emitir-boletos-com-Gerencianet


Como emitir Bolix — o Boleto com Pix da Gerencianet

Aprender como emitir boletos com Pix é mais estratégico do que você imagina. 

Afinal, o Pix é utilizado por 71% dos brasileiros, segundo o Banco Central. É uma combinação perfeita para negócios que se preocupam com as necessidades dos clientes e as tendências do mercado. 

Milhões de brasileiros já usam o Pix no seu dia a dia e o pagamento para empresas está com uma taxa média de crescimento bastante acelerada, em 57,5% ao mês”.

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central.

Você não quer ficar atrás dos concorrentes, né? Então veja com a gente como emitir o Bolix!

Onde emitir boleto com Pix?

Na Gerencianet, seus boletos já são emitidos, além do código de barras, com um QR Code Pix. Ou seja: seu cliente pode escolher entre a forma tradicional ou o Pix para pagar a cobrança. 

Esse QR Code, aliás, pode ser configurado com data de vencimento, juros, multas e outros abatimentos. Ou seja, as mesmas configurações que também valem para o código de barras.

Para começar, basta ativar o Bolix na sua Conta Digital para receber por Pix nesse tipo de cobrança. O melhor é que você não paga nada a mais por isso.

Veja como emitir boleto com Pix na Gerencianet

  1. no menu, acesse “Receber” → “Emitir cobrança” → “Boleto bancário
  2. escolha ou cadastre um cliente;
  3. defina o item de cobrança;
  4. defina a data do primeiro vencimento;
  5. por fim, insira informações adicionais e clique no botão “Emitir boleto”.

Veja também: Como emitir boletos na Versão 6 da Conta Digital da Gerencianet?

Pronto! Viu como emitir boletos é fácil e econômico com a gente? Outro detalhe é que você só paga tarifas quando pagarem você. 

+ Saiba mais sobre as tarifas Gerencianet

5 vantagens de receber por boleto bancário 🤩

Tela do celular com confirmação de pagamento do boleto

1. Alcance maior de pessoas 

Sabia que o Brasil tem 34 milhões de pessoas sem conta bancária ou que a usam com pouca frequência? Pois é! Emitir boleto te ajuda a atrair mais clientes, já que não é necessário ser correntista de bancos para quitar a cobrança.

2. Envios por e-mail e até WhatsApp

Assim como emitir boleto é fácil, enviar esse documento para os clientes é muito prático. Isso é possível usando uma plataforma de gestão de cobrança de uma Instituição de Pagamento. Então, pense bem nisso se você quiser gerenciar melhor a sua base de contatos.

Sem falar que é muito mais viável eliminar os boletos de papel e, assim, gerar economia com custos de papel e tinta da impressora. 

3. Controle da inadimplência

Com o boleto, seus clientes pagam a cobrança à vista. E, caso ele seja pago com atraso, você ainda pode escolher gerar ou não juros e multa ao consumidor. 

4. Oferta de descontos atrativos 

Além disso, o valor do produto pago por boleto pode diminuir. Isso porque as vendas à vista permitem que os lojistas ofereçam descontos mais atraentes. Sendo assim, o cliente preferirá obter o desconto no boleto e, dessa forma, o negócio receberá o valor à vista. Bom para os dois lados do balcão, né?

5. Possibilidade de automatizar

A emissão pode ser automatizada por meio de uma API de uma Instituição de Pagamento, como a Gerencianet. O sistema torna esse processo simples e rápido, sempre seguindo as normas propostas pelo Banco Central.

+ Quer entender melhor a API da Gerencianet? Fale com um especialista.

Outra forma de automatizar é usar a emissão de boletos recorrentes de um plano de assinatura. Basta definir a recorrência — se é mensal ou bimestral, por exemplo — e o período da cobrança. Essa é uma modalidade perfeita se você oferece um produto ou serviço contínuo.

Enfim, agora que você já sabe tudo sobre como emitir boletos —  inclusive com QR Code Pix —  vamos conhecer outras possibilidades com esse meio de pagamento!


Diferença entre boleto e carnê

Para resumir, o boleto e o carnê são duas ótimas opções para quem não possui conta em banco ou não usa muito o cartão de crédito. 

Além disso, as vantagens do boleto são praticamente as mesmas dos carnês. A diferença está na forma de uso. Vamos entender isso melhor.

Boleto

Essa cobrança é utilizada para compras que serão pagas em uma única parcela. É uma opção vantajosa para lojas online que vende produtos e serviços sem necessidade de mensalidades.

Carnê

Por outro lado, o carnê faz com que uma compra em um valor alto seja parcelada em mais vezes. Ou seja, em uma série de boletos emitidos. 

Esse meio de pagamento é muito utilizado também por escolas, provedores de internet e operadoras de plano de saúde. Ou seja, é uma ótima opção também para mensalidades. 

Se interessou pelo carnê? Gerar essa cobrança é tão fácil como emitir boletos. Veja a seguir.


Como gerar carnês para vender parcelado no boleto

Carnês Gerencianet, uma série de boletos gerados.

Para facilitar a rotina financeira do seu negócio, as ferramentas de uma Instituição de Pagamento podem te ajudar na emissão de todas as guias dos carnês. Então, considere essa solução!

Com a Conta Digital da Gerencianet, por exemplo, você não paga mensalidade e ainda personaliza as suas cobranças. Sem falar que você consegue ter um acompanhamento completo dos pagamentos.

Passo a passo da emissão de carnês

  1. no menu, acesse “Receber” → “Emitir cobrança” → “Carnê de pagamento”;
  2. escolha ou cadastre um cliente;
  3. defina o item de cobrança;
  4. escolha o número de parcelas;
  5. defina a data do primeiro vencimento;
  6. por fim, insira informações adicionais e clique no botão “Emitir carnê de pagamento”.

Ainda não é cliente Gerencianet? Abra logo a sua Conta Digital para emitir os seus boletos e carnês!

Abra sua Conta Digital na Gerencianet

Plataformas para gerar boleto

Uma alternativa econômica e rápida é usar as plataformas de Instituições de Pagamento para emitir boletos. Isso porque, ao contrário dos bancos tradicionais, as IPs não cobram tarifas para emissão de boletos.

Por que usar uma Instituição de Pagamento para gerar boleto?

Primeiramente, as operações são realizadas digitalmente nas IPs, gerando economia de tempo e mais produtividade. Dessa forma, é possível que você obtenha melhores tarifas ao realizar alguns serviços.

Além disso, elas fornecem ferramentas mais práticas para a gestão financeira do negócio, além de não cobrar tarifas para emissão, cancelamento e alteração, como geralmente acontece nos bancos tradicionais.

Por fim, vale dizer que as Instituições de Pagamento são organizações reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central. Elas são tão seguras quanto os bancos tradicionais, também supervisionados pelo BC. 

Gerencianet: a Conta Digital com sistema completo para gestão de cobranças

Como vimos, em alguns casos, você paga por boleto gerado, não apenas por boleto pago. Não é o que acontece na Gerencianet! Aqui, você só paga quando te pagarem. 

A solidez dos bancos e a praticidade de uma plataforma inteligente

Atuamos desde 2007 na gestão de cobranças e emissão de boletos. Também fomos uma das primeiras Instituições de Pagamentos autorizadas pelo Banco Central na modalidade emissor de moeda eletrônica, em 2019. 

E, assim como um banco, nós também temos um código: o 364. 

Além disso, temos mais 290 mil #gerencialovers — como chamamos nossos clientes. São pessoas que estão transformando a rotina dos seus negócios com uma tecnologia robusta, simples e eficiente. 

Vantagens em usar a plataforma da Gerencianet

Assim como emitir boleto é fácil com a Gerencianet, fazer a gestão completa do seu negócio também é muito prático usando a nossa Conta Digital. Veja os benefícios!

  • gestão e emissão de boletos, carnês, clientes e serviços;
  • gestão e emissão de links de pagamento, Pix e assinaturas;
  • API robusta para automatização de cobranças;
  • relatórios completos para acompanhar a gestão do seu negócio;
  • app mobile, plataforma web e aplicativo para computador;
  • cartões de débito, crédito e pré-pago com bandeira Visa.

Muitos empreendedores perdem vendas por não usarem uma plataforma eficiente. Pense nisso!  

E então, aprendeu como emitir boleto de um jeito fácil? Compartilhe com quem precisa saber mais sobre o assunto! 🧡

Categoria

Boletos e Carnês

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK