Como é o processo de boletos bancários?
Publicado em 23 de setembro de 2019 (atualizado em 03 de março de 2022)
Se mais de 3,6 bilhões de boletos são emitidos todos os anos, de acordo com uma pesquisa do Sebrae, isso quer dizer que essa é uma opção de pagamento bastante utilizada pelos brasileiros. E por que o boleto bancário é tão utilizado? Vamos explicar para você! Com essa forma de cobrança, o consumidor pode realizar o pagamento de forma flexível. Além disso, há clientes que têm receio de fornecer dados bancários no meio virtual. Assim, o boleto se torna a opção mais segura de realizar uma compra na internet para essas pessoas.
Mas, você conhece todo o processo do boleto bancário, da geração ao pagamento? Continue a leitura que vamos explicar como funciona.
Principais vantagens do boleto
Já que o boleto é tão utilizado e tem grande alcance, a Federação Nacional dos Bancos (Febraban) investiu para que as transações realizadas com esse meio de pagamento ficassem ainda mais seguras. Agora, todos os boletos emitidos passaram a seguir as normas da Nova Plataforma de Cobranças. Sendo assim, os boletos registrados de todos os valores podem ser pagos, mesmo após a data de vencimento, em qualquer local.
Além disso, todos os dados, como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar são enviados ao banco emissor obrigatoriamente. Isso diminui o risco de fraudes, já que todas as informações serão conferidas. Assim, a operação será confirmada após a comprovação de que os dados são compatíveis.
Há ainda outros benefícios em oferecer esse tipo de pagamento:
- possibilidade de cobrança de juros e multa para cobranças pagas após a data de vencimento;
- processo de emissão ágil e com baixo custo;
- oportunidade de oferecer descontos para pagamentos à vista;
- facilidade de pagamento mesmo após a data de vencimento.
É importante ainda que a empresa indique, no momento da emissão do boleto, os valores que devem ser adicionados de juros e multa caso ele seja pago somente após o vencimento. Os valores máximos da multa e dos juros que podem ser cobrados por uma conta em atraso são definidos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro.
Aprenda como calcular juros e multas de um boleto
Geração

Existem duas formas para emitir um boleto. Primeiramente, seja você pessoa física ou uma jurídica, é necessário possuir uma conta bancária habilitada para a geração de boletos. Isso pode ser feito por meio de uma conversa com seu gerente de conta, que habilita esse tipo de cobrança bancária em seu pacote de serviços. O banco fica responsável pela cobrança do valor indicado, ou seja, recolhe o valor e valida seu pagamento. Ele faz isso mediante a cobrança de uma tarifa por esse serviço. Posteriormente, esse valor é creditado a você, diretamente em sua conta corrente. Normalmente esse período entre o pagamento e o crédito na conta da pessoa pode variar de um a dois dias.
Existem, também, sistemas especializados em pagamentos, que oferecem também a emissão de carnês e de folhas avulsas. O serviço é composto, geralmente, por outras funcionalidades, como controle dos pagamentos, emissão de relatórios — de pagamento e de clientes inadimplentes —, importação de dados para arquivos digitalizados. Essas plataformas normalmente enviam boletos de cobrança a clientes por e-mail. Além disso, realizam atualizações automáticas dos cadastros de pagamento de seus consumidores. Dessa forma, o processo pode ser mais prático, ágil e moderno.
Emissão
O boleto é emitido de forma eletrônica, com a linha digitável e o código de barras. Isso facilita a leitura do documento em máquinas eletrônicas, como caixas rápidos, leitores de supermercado e aplicativos de celular.
Nos sistemas online, basta fazer um cadastro gratuito, aguardar a aprovação e começar a gerar boletos.
Pagamento
O pagamento pode ser realizado em instituições financeiras da rede bancária, agências dos Correios, supermercados, casas lotéricas e estabelecimentos da rede credenciada. Mesmo após o vencimento, o título pode ser pago em qualquer uma das instituições citadas. Os sistemas de cobrança dessas instituições calculam automaticamente os juros e as multas para inserção no boleto de pagamento.
Facilidade para o cliente e também para sua empresa

Agora que explicamos todo o processo do boleto bancário deu para perceber como é vantajoso e fácil oferecer esse tipo de pagamento, certo? Chegou a hora de entender como otimizar a gestão de cobranças da sua empresa.
Contando com um intermediador de pagamentos, você economiza tempo e pode se dedicar a outras questões da sua empresa, já que o intermediador fica por conta de todo o processo de recebimento. Em plataformas como a Gerencianet, você consegue gerar boletos de forma facilitada, sem burocracia, tanto para pessoa física quanto jurídica. A implementação pode ser realizada para grandes ou pequenas quantidades de recebimentos.
Além disso, você só paga se o cliente confirmar o pagamento. Ou seja, não há cobrança para gerar tarifas.
Além de ferramentas para emissão da cobrança, o sistema oferece a gestão completa de boletos e carnês, clientes e serviços. Tudo isso no mesmo local, fazendo com que você realize todo o processo com segurança, sem burocracia e de forma rápida.
Como Otimizar Sua Gestão Financeira com a Gerencianet
Quer saber mais informações sobre os meios de pagamento? Confira quais as diferenças entre boleto e carnê!