Abra sua conta grátis Carregando

Como é o processo de boletos bancários?

Publicado em 23 de setembro de 2019 (atualizado em 23 de setembro de 2019)
Boletos: como é o processo?

Se mais de 3,6 bilhões de boletos são emitidos todos os anos, de acordo com uma pesquisa do Sebrae, isso quer dizer que essa é uma opção de pagamento bastante utilizada pelos brasileiros. E por que o boleto bancário é tão utilizado? Vamos explicar para você! Com essa forma de cobrança, o consumidor pode realizar o pagamento em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e até em aplicativos de pagamento ou Internet Banking. Além disso, há clientes que têm receio de fornecer dados bancários no meio virtual. Assim, o boleto se torna a opção mais segura de realizar uma compra na internet para essas pessoas.

Mais Segurança

Já que o boleto é tão utilizado e tem grande alcance, a Federação Nacional dos Bancos, Febraban, investiu para que as transações realizadas com esse meio de pagamento ficassem ainda mais seguras. Agora, todos os boletos emitidos passaram a seguir as normas da Nova Plataforma de Cobranças. Sendo assim, os boletos registrados de todos os valores podem ser pagos, mesmo após a data de vencimento, em qualquer local: bancos, correspondentes bancários, como casas lotéricas e agências dos Correios, além de meios eletrônicos, como internet banking e caixas. Lembrando que, mesmo após essa mudança, ainda assim é importante oferecer a opção de emitir a segunda via do boleto, já que o cliente pode perder a cobrança, por exemplo.

Além disso, todos os dados, como CPF ou CNPJ do emissor e do pagador, data de vencimento do boleto e o valor a pagar são enviados ao banco emissor obrigatoriamente. Isso diminui o risco de fraudes, já que todas as informações serão conferidas. Assim, a operação será confirmada após a comprovação de que os dados são compatíveis. 

Há ainda outros benefícios em oferecer esse tipo de pagamento: 

  •  possibilidade de cobrança de juros e multa para cobranças pagas após a data de vencimento;
  •  processo de emissão ágil e com baixo custo;
  •  oportunidade de oferecer descontos para pagamentos à vista;
  •  facilidade de pagamento mesmo após a data de vencimento. 

É importante ainda que a empresa indique, no momento da emissão do boleto, os valores que devem ser adicionados de juros e multa caso ele seja pago somente após o vencimento. Os valores máximos da multa e dos juros que podem ser cobrados por uma conta em atraso são definidos de acordo com o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro.   

Mas você conhece todo o processo do boleto bancário, da geração ao pagamento? Continue a leitura que vamos explicar como funciona. 

Geração

Gerar cobranças- boletos

O boleto bancário é uma forma de cobrança cujo pagamento pode ser efetuado em diversas instituições financeiras. Ele pode ser realizado em agências bancárias, pela internet, por aplicativos de celular, nos caixas de supermercados, em agências dos  correios e até mesmo em casas lotéricas.

Existem duas formas para emitir um boleto. Primeiramente, seja você um empreendedor individual ou uma pessoa jurídica, é necessário possuir uma conta bancária habilitada para a geração de boletos. Isso pode ser feito por meio de uma conversa com seu gerente de conta, que habilita esse tipo de cobrança bancária em seu pacote de serviços. O banco fica responsável pela cobrança do valor indicado, ou seja, recolhe o valor e valida seu pagamento. Ele faz isso mediante a cobrança de uma tarifa por esse serviço. Posteriormente, esse valor é creditado a você, diretamente em sua conta corrente. Normalmente esse período entre o pagamento e o crédito na conta da pessoa pode variar de um a dois dias.

Existem, também, sistemas especializados na geração de boletos que oferecem a emissão de carnês e de folhas avulsas. O serviço é composto, geralmente, por outras funcionalidades, como controle dos pagamentos, emissão de relatórios — de pagamento e de clientes inadimplentes —, importação de dados para arquivos digitalizados. Esses programas normalmente enviam boletos de cobrança a clientes por e-mail. Além disso, realizam atualizações automáticas dos cadastros de pagamento de seus consumidores. Então, viu como parece mais prático, ágil e moderno?

 

Nova call to action

Emissão

O boleto é emitido de forma eletrônica, por meio de um código — linha digitável — e de um código de barras. Isso facilita a leitura do documento em máquinas eletrônicas, como caixas rápidos, leitores de supermercado e aplicativos de celular. 

Nos sistemas on-line, basta fazer um cadastro gratuito e  começar a emissão do boleto. Simples assim.  Saiba tudo sobre essa forma de cobrança aqui.

Pagamento

O pagamento pode ser realizado em instituições financeiras da rede bancária, agências dos Correios, supermercados, casas lotéricas e estabelecimentos da rede credenciada. Mesmo após o vencimento, o título pode ser pago em qualquer uma das instituições citadas. Os sistemas de cobrança dessas instituições calculam automaticamente os juros e as multas para inserção no boleto de pagamento. 

Facilidade para o cliente e também para sua empresa

facilidade para o cliente - emissão de boleto

Agora que explicamos todo o processo do boleto bancário deu para perceber como é vantajoso e fácil oferecer esse tipo de pagamento, certo?  Agora vamos falar sobre como otimizar a gestão de cobranças da sua empresa.

Contando com um intermediador de pagamentos, você economiza tempo e pode se dedicar a outras questões da sua empresa, já que o intermediador fica por conta de todo o processo de recebimento. Em plataformas como a Gerencianet, você consegue gerar boletos de forma facilitada, sem burocracia, seja você Pessoa Física ou Jurídica. A implementação pode ser realizada para grandes ou pequenas quantidades de recebimentos. 

Utilizando o emissor de boletos registrados Gerencianet a sua empresa só paga se o cliente confirmar o pagamento. Ou seja, você não paga nada para gerar a cobrança. Lembra que falamos sobre a importância de oferecer a 2ª via do boleto bancário para o seu cliente? Pois é, a Gerencianet possui uma ferramenta para que o próprio cliente possa gerar a 2ª via. Viu como é fundamental ter uma empresa especialista em boletos para gerenciar pagamentos e cobranças da sua empresa?

Além de ferramentas para emissão da cobrança, o sistema oferece a gestão completa de boletos e carnês, clientes e serviços. Tudo isso no mesmo local, fazendo com que você realize todo o processo com segurança, sem burocracia e de forma rápida.

Se o seu empreendimento é pequeno você também pode usar boleto! Confira!

E então, ainda tem dúvidas ou sugestões? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco! Participe da conversa!

Como Otimizar sua Gestão Financeira com a Gerencianet

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.