Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Como é o processo de boleto bancário?

Editor Gerencianet

13/02/2019

Saiba quando é o processo de boletos bancários

Geração

O boleto bancário é uma forma de cobrança cujo pagamento pode ser efetuado em diversas instituições financeiras. Ele pode ser realizado em agências bancárias, pela internet, por aplicativos de celular, nos caixas de supermercados, em agências dos Correios e até mesmo em casas lotéricas. Inicialmente, seja você um empreendedor individual ou uma pessoa jurídica, é necessário possuir uma conta bancária habilitada para a geração de boletos. Isso pode ser feito por meio de uma conversa com seu gerente de conta, que habilita esse tipo de cobrança bancária em seu pacote de serviços. O banco fica responsável pela cobrança do valor indicado no boleto, ou seja, recolhe o valor e valida seu pagamento. Ele faz isso mediante a cobrança de uma taxa por esse serviço. Posteriormente, esse valor é creditado a quem emitiu o boleto, diretamente em sua conta corrente. Normalmente esse período entre o pagamento e o crédito na conta da pessoa pode variar de um a dois dias.

Existem, no entanto, softwares especializados na geração de boletos, que oferecem também a emissão de carnês e de folhas avulsas, um controle dos pagamentos, a emissão de relatórios — de pagamento e de clientes inadimplentes —, bem como a importação de dados para arquivos digitalizados. Além disso, esses programas normalmente enviam boletos de cobrança a clientes por e-mail e realizam atualizações automáticas dos cadastros de pagamento de seus consumidores. Viu como parece mais prático, ágil e moderno?

Nova call to action

Emissão

O boleto é emitido de forma eletrônica, por meio de um código — linha digitável — e de um código de barras, que facilita muito a leitura em máquinas eletrônicas, como caixas rápidos, leitores de supermercado e aplicativos de celular, por exemplo. A emissão pode ser feita com ou sem registro no banco. Isso significa que, se for sem registro, o banco que recebe o pagamento não é avisado da emissão do boleto, apenas recebe o valor cobrável. Nas cobranças com registro, por outro lado, a instituição financeira recebe um aviso automático da emissão do boleto, o que gera a cobrança de uma taxa pela instituição financeira — independentemente de haver ou não o efetivo pagamento.

Nos sistemas on-line, basta fazer um cadastro, escolher o plano que mais se adeque às suas necessidades e partir para a emissão do boleto. Simples assim.

Pagamento

O pagamento pode ser realizado em instituições financeiras da rede bancária, nas agências dos Correios, em supermercados, casas lotéricas e estabelecimentos da rede credenciada. Após o vencimento, é normal que os pagamentos só sejam aceitos na rede bancária que emitiu o título, para o cálculo das multas e dos juros relativos ao atraso.

Alguns títulos específicos de pagamento, como boletos de convênios, faturas de cartão de crédito, contas de água, luz e telefone, dentre outros, não exigem a emissão de um novo boleto para a quitação após sua data de vencimento. Eles podem ser pagos diretamente, com o mesmo código do boleto vencido. Os sistemas de cobrança dessas instituições calculam automaticamente os juros, as multas e os demais encargos para inserção do valor no boleto de pagamento do mês seguinte. Esses títulos são denominados boletos contra apresentação.

Nos sistemas de intermediação de pagamentos on-line, essa eventual necessidade de alteração de data do boleto acontece de forma extremamente simplificada, por meio da própria plataforma, tão simples quanto às outras etapas. Isso sem contar que ainda existe a possibilidade de se enviar alertas de vencimento ao cliente, auxiliando enormemente a se manter os pagamentos devidamente em dia.

Se o seu empreendimento é pequeno você também pode usar boleto! Confira!

E então, ainda tem dúvidas ou sugestões? Comente aqui e compartilhe suas impressões e seus questionamentos conosco! Participe da conversa!

Categoria

Gerencianet

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...