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Como calcular a margem de lucro pelos meus serviços?

Publicado em 11 de dezembro de 2014 (atualizado em 02 de setembro de 2020)
Uma pessoa com o celular na mão em frente a um notebook

Preço de mercado

Antes de estabelecer uma margem de lucro para seus serviços, você precisa ver qual é o preço praticado pelo mercado. E, se possível, qual a margem de lucro dos seus concorrentes. Só assim você poderá se basear no que está sendo utilizado pelas empresas do mesmo segmento e determinar a margem de lucro almejada, para que não seja alta a ponto de inviabilizar suas vendas, nem tão baixa para criar prejuízos.

Valor percebido pelo cliente

Você pagaria mais para ter um serviço de uma empresa de renome internacional ou para ter um serviço de uma empresa local? O valor que seu público-alvo percebe sobre seu serviço é de extrema importância, pois se você estabelece uma margem de lucro muito alta, pode deixar de atender à sua clientela, criando uma bola de neve talvez irreparável para o seu negócio.

Custo de produção

Imagine que você é um consultor independente, que trabalhe 40 horas semanais e receba um salário de dez mil reais por mês. Nesse contexto, sua hora de trabalho equivale a R$45,45. Some a esse valor os custos do aluguel de escritório, dos materiais de expediente, das contas de luz, água e telefone e divida por 30 dias. Suponhamos que seu custo de consultoria por dia feche em cem reais. Pois esse é o custo da sua atividade!

Margem de lucro

O quanto você desejar receber acima do valor de custo da produção dos seus serviços é sua margem de lucro. Ou seja, a remuneração do capital investido na sua atividade. Na área de serviços, é comum se ver margens de lucro de 30%, 50% e até 100%, pois existe um público que paga para ter a solução com o valor mais caro. Eles pagam seja pela expertise dos profissionais, pelo renome ou status da empresa, por exemplo.

Na prestação de serviços, o cálculo da margem de lucro é mais subjetivo. Assim, como a própria atividade em si, devendo ser levados em consideração tanto o valor percebido pelo cliente como o valor praticado pelo mercado.

E então, pronto para calcular a margem de lucro dos seus serviços? Ficou ainda alguma dúvida? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe conosco seus questionamentos e suas impressões! Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Categoria

Prestadores de Serviço

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