Finanças e Gestão

Como calcular a inflação e como ela interfere no preço da sua mensalidade

Criado em 5 de dez. de 2018

(Atualizado em 1 de ago. de 2023)

Calcular a inflação é fundamental para fazer ajustes de produtos e serviços para que eles sejam cobrados de forma atualizada. Na área da educação, isso não é diferente. Nesse cenário, avaliar o impacto da inflação na mensalidade escolar é essencial.

Neste post, você vai saber mais sobre a inflação e sua influência nos custos com a escola. Além disso, também vai conferir os principais indicadores utilizados, como eles devem ser analisados e como calcular a inflação. Então continue a leitura e esclareça suas dúvidas!

O impacto da inflação nos custos com a escola

Muitas pessoas têm a ideia de que a inflação é o simples aumento de preços, mas essa é apenas uma consequência da inflação. Na verdade, ela é a expansão da oferta monetária por meio de crédito, que desvaloriza a moeda. Os preços tendem a aumentar com esse fenômeno e, por esse motivo, sofrem reajustes frequentes no mercado para cobrir os custos adicionais causados pela inflação.

Assim, os efeitos da lei de oferta e demanda na economia são alguns dos fatores que regem a inflação. Por isso, geralmente os preços tendem a aumentar quando os consumidores estão mais dispostos a comprar.

Dessa forma, uma das áreas que sofre reajuste anual é a mensalidade nas escolas. Ainda assim, esse aumento é regulado e não pode ser abusivo, ou seja, não pode ultrapassar os limites do reajuste da inflação. Caso isso ocorra, a instituição pode sofrer ações judiciais e ter sua imagem prejudicada.

Guia de gestão escolar eficiente

Os indicadores da inflação e como analisá-los

Há dois principais órgãos para medir a inflação geral. O primeiro é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Esse índice é considerado o oficial de inflação do país. Portanto, ele analisa os preços dos produtos e serviços oferecidos nas maiores regiões metropolitanas do Brasil.

O segundo é o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Esse cálculo baseia-se na análise dos preços do atacado e varejo para o produtor, consumidor e construção civil.

Além desses dois principais, outro índice que merece destaque é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).  Por sua vez, ele é calculado pelo IBGE para avaliar o impacto da inflação nas camadas de baixa renda.

O cálculo para avaliar a inflação

Para calcular a inflação, basta que você aplique o valor da inflação dos índices ao valor da mensalidade. Por exemplo, se a inflação acumulada estiver em 10% e a mensalidade da escola for R$ 500, o reajuste seguindo a inflação deve ser de 50 reais, o que dá um valor final de R$ 550.

Para fazer o cálculo usando o exemplo acima, basta aplicar a regra de 3. Então confira na imagem a seguir!

Cálculo inflação da escola

Como você viu, calcular a inflação não é difícil. Basta pesquisar os valores oficiais dos índices do ano e, após isso, calcular a inflação na mensalidade escolar e verificar se o ajuste foi justo. Quando a atualização é feita corretamente, o orçamento pode ser realizado de forma mais justa e racional.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.