Marketing e Vendas

Black Friday: Como aumentar suas vendas em 2018

Criado em 9 de nov. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

A Black Friday 2018 está chegando. Este ano, o maior dia de vendas da internet cai no dia 23 de novembro. Mesmo com a reclamação de alguns clientes sobre os descontos ofertados, a data ainda é uma ótima oportunidade de vendas. De acordo com o portal Blackfriday, idealizador do evento no Brasil, a movimentação em 2017 ultrapassou R$ 2 bilhões. Para este ano, ainda é esperado um aumento na movimentação.

Então, se você ainda não se planejou para a data, daremos algumas dicas:

Ofereça descontos reais

Descontos Black Friday

A maior reclamação dos clientes que fazem compras na Black Friday é com relação aos “descontos falsos”, ou seja, descontos em produtos que tiveram o preço reajustado recentemente. Por isso, para conquistar novos clientes e atrair os atuais, é fundamental ter uma relação sincera com o comprador. Coloque na promoção só o que estiver realmente com o preço mais baixo.

Como critério de seleção, escolha produtos que possuem uma margem de descontos maior. Aqueles que estão paralisados no estoque ou os chamados “produtos iscas”, que são aqueles baratos que vendem bem e são porta de entrada para outras vendas são ótimos exemplos. Para quem trabalha com serviços online que não possuem um preço alto de produção, investir em fretes mais baratos e brindes para seus clientes pode ser um diferencial.

Divulgação da Black Friday 

Data Black Friday 2018

Se você ainda não começou a divulgar sua participação na Black Friday, já está atrás dos seus concorrentes. Mas ainda há tempo para reverter a situação. Invista em soluções criativas que chamem a atenção do seu cliente para as promoções que você irá oferecer. As mídias online, pagas ou gratuitas, são ótimas ferramentas pois podem ser realizadas imediatamente. Envie e-mail marketing para seu cadastro de clientes com todas as informações, imagens e descrição dos produtos ofertados. A ação da Black Friday 2018 ficará mais eficiente se você segmentar a lista de acordo com o interesse de seus clientes.

Monitore os perfis das redes sociais e páginas como o Reclame Aqui. Dessa forma você evita que os compradores tenham uma ideia errada do seu negócio, produto ou serviço.

Mas atenção! Como você está em cima do prazo, cuidado para não fazer tudo correndo e cometer erros nas informações prestadas.

Esteja preparado para a movimentação

No dia da Black Friday é normal que o número de acessos simultâneos seja maior. Por isso, é fundamental que você prepare seu sistema para evitar riscos de queda e indisponibilidade. Como as coisas acontecem muito rápido, qualquer minuto sem estar acessível pode representar a diminuição das oportunidades de vendas. Verifique também se os sistemas antifraude estão funcionando perfeitamente. Você irá precisar muito deles no dia.

Formas de Pagamento

Formas de pagamento

Oferecer opções de pagamento para seu cliente é básico. Se você não utiliza uma empresa intermediadora de pagamento, ainda há tempo de contratar o serviço. Além de facilitar o processo de pagamento, elas estão preparadas para o alto fluxo de movimentação típico da Black Friday.

Na Efí, por exemplo, você pode oferecer para seu cliente a possibilidade de pagamento no boleto bancário ou parcelado em até 12 vezes. Você ainda pode escolher cobrar os juros de seu cliente ou assumir o custo, oferecendo mais um atrativo. Isso tudo com uma tarifa abaixo do mercado. Faça aqui uma simulação gratuita.

Cuidados no dia da Black Friday

Um bom site de e-commerce possui fotos nítidas e em vários ângulos de seus produtos. Da mesma forma, é essencial uma descrição minuciosa, evitando que o cliente fique confuso. Mesmo assim, é importante disponibilizar um bom serviço de atendimento ao consumidor para que o comprador possa solucionar possíveis dúvidas. Aumente o número de atendentes no dia para evitar longas filas de espera.

A Black Friday é um bom momento para atrair novos visitantes. Por isso, ofereça a eles uma boa experiência de compra para que esses visitantes sintam vontade de voltar ao seu site. Confira o estoque para garantir que não haverá problemas com o número de produtos disponibilizados. Não esqueça de reforçar o sistema de entrega para evitar atrasos e mantenha os canais de comunicação eficientes para que o cliente possa entrar em contato no pós venda.

Se você está planejando a participação na Black Friday, essas dicas podem te ajudar a alcançar melhores resultados.

Então se quiser saber ainda mais, leia o artigo Quando e como oferecer desconto para meus clientes?

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