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Como aumentar sua produtividade mesmo com crise

Publicado em 09 de fevereiro de 2015 (atualizado em 01 de março de 2019)
Aumentar produtividade em crise

No começo do ano muitas pessoas costumam economizar, pois excederam nos gastos de final de ano. A inflação pode aumentar, o dólar sobe, as ações desvalorizam. Isso tudo pode não afetá-lo de forma direta, mas certamente impacta indiretamente em seu negócio, seja pelo aumento do preço por parte dos fornecedores ou pelo recuo do mercado na compra de produtos e serviços de seu segmento. Se esse primeiro mês do ano não foi como você esperou e planejou não se desespere, existem dicas preciosas para continuar crescendo mesmo em momentos de crise. Confira nosso artigo:

Seja a crise gerada por fatores internos ou externos, o negócio é manter a empresa em andamento e continuar faturando com seu negócio. Mas como? É o que vamos ensinar agora mesmo:

Entenda que de nada adianta fechar os olhos para a crise

Por mais que você queira que sim, a crise não deixará de existir se você simplesmente tentar ignorá-la. O que pode acontecer é sua empresa entrar em uma espiral de declínio e acabar em situação ainda pior. O segredo é, portanto, encarar esses tempos de crise de frente e tirar o maior proveito possível da situação.

Tenha sempre um plano B, outro C e até um D

Já percebeu que os grandes nomes da gestão não se prendem a um único planejamento? Eles, ao contrário, pensam em todas as possibilidades, tanto as boas como as ruins. Exatamente por isso sempre têm um plano B, outro C e até um plano D! Dessa forma, quando for fazer seu planejamento estratégico, analise sempre o melhor e o pior cenários para a sua empresa, bem como alguns cenários intermediários. Essa previsão hipotética dará um fôlego a mais em tempos de crise!

Faça uma revisão do seu planejamento financeiro

Para continuar faturando com seu negócio em tempos de crise, uma das primeiras medidas a serem tomadas é fazer uma revisão completa de todo o seu planejamento financeiro. Corte despesas desnecessárias e congele projetos que não precisam ser colocados em prática de imediato. Reserve todas as sobras de dinheiro para manter sua empresa rodando até que tudo se estabilize novamente.

Promova liquidações para continuar faturando com seu negócio

Não, você não está colocando tudo a perder. Fazendo seu estoque girar, você garante uma entrada de dinheiro maior e se livra do que está parado há muito tempo. É claro que produtos e insumos consumidos com maior frequência não entram nessa liquidação — ou até podem entrar, se avaliar que é vantajoso. O importante é que você reduza o estoque para otimizar seu capital de giro!

Invista no setor de cobranças, crucial em tempos de crise

O setor de cobranças é responsável por cobrar a inadimplência dos clientes, certo? Contudo, ele pode ser uma arma bastante poderosa para, antes de precisar cobrar, evitar essa inadimplência. Ações extremamente simples, como o envio de mensagens SMS para lembrar os clientes sobre o vencimento de suas faturas, a oferta de descontos para pagamentos à vista e dentro do prazo e renegociações que façam o consumidor voltar a comprar da sua empresa já são atitudes que seu setor de cobranças pode tomar para evitar ter que apertar o cinto em tempos de crise.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

Crie clubes de fidelidade e se aproxime de seus clientes

Em tempos de crise, é crucial que você retenha clientes praticamente a todo custo, não é verdade? E um clube de fidelidade pode auxiliá-lo a continuar faturando com seu negócio graças a seus consumidores já habituais. Pontos, milhas, descontos e bônus, entre outras medidas, são sempre muito bem aceitas pelos clientes. Você pode fazer com que eles acabem comprando mais, aumentando, assim, o ticket médio da sua empresa.

As crises precisam passar a ser vistas como momentos de aprendizado. Nesse momento é que os empreendedores precisam exercitar sua flexibilidade e resiliência a fim de enfrentarem as turbulências do mercado e continuarem em pleno voo, sem grandes abalos.

Contudo, mesmo em tempos de crise, nunca deixe de investir na comunicação da sua empresa com o mercado, pois é ela quem garantirá a seus clientes a credibilidade e a confiança de sempre.

Com clientes fiéis, continuar faturando com seu negócio não será tão difícil quanto pode, a princípio, parecer!

Para não passar nenhum grande aperto em tempos de crise, aproveite o momento e leia também o nosso artigo sobre os 5 passos para planejar o ano do seu negócio.

Lembre-se, aí, dos planos B, C e D! E não deixe de comentar aqui para contribuir com suas impressões ou dúvidas! Participe!

Categoria

Gestão Financeira

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