Marketing e Vendas

Você sabe como atrair mais alunos para sua escola?

Criado em 23 de out. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Conquistar e reter um consumidor é um desafio cada vez maior. A alta competitividade, a inserção de empresas inovadoras no mercado, a constante mudança nas necessidades da população, tudo isso afeta o processo. No sistema educacional não é diferente: para atrair mais alunos é preciso investir nas estratégias certas e se diferenciar.

Tendo em mente essa necessidade, separamos algumas dicas para tornar o processo de atração mais eficaz. Vale lembrar que elas precisam ser trabalhadas durante todo o semestre para garantir bons resultados no início do ano. Quer saber quais são? Então continue a leitura e descubra!

Encontre o seu diferencial

Encontre o seu diferencial para atrair mais alunos

O diferencial pode se dar de diversas maneiras: inovação e modernização das metodologias de ensino, antecipação de tendências educacionais, investimentos em infraestrutura e variedade de atividades extracurriculares. Antes de escolher o que destacar, você precisa saber o que é relevante para o público-alvo.

Ao encontrar o equilíbrio entre o que a instituição de ensino faz e a necessidade do público, você terá facilidade para investir no diferencial. Esse investimento significa não só melhorar a estruturação do aspecto de destaque, elevando a sua qualidade, mas também divulgar amplamente esse diferencial para que mais pessoas o conheçam, o que nos leva à próxima dica.

Invista em marketing digital

Invista em marketing digital

O uso desse recurso pode potencializar a atração de alunos para a sua escola. Só para ter uma ideia, segundo a EduTrends (pesquisa sobre as estratégias adotadas pelas instituições de ensino em relação ao marketing), cerca de 81,3% das instituições já investem em marketing digital. Além disso, 82,4% delas consideram que o retorno sobre o investimento nas ações online é muito ou moderadamente positivo.

Esses números reforçam a necessidade de investir em ações digitais para potencializar a atração de alunos. Portanto, o primeiro passo para isso é manter a presença online por meio das redes sociais e websites. O segundo é educar os pais e alunos por meio do marketing de conteúdo. As pessoas almejam informações claras e de qualidade para que tenham confiança na hora de fazer suas escolhas.

Investir em mídia paga também é uma estratégia que permitirá amplo alcance de suas ações. Isso fará com que mais pessoas — dentro do universo de potenciais clientes da sua instituição de ensino — cheguem até o seu site ou redes sociais. Assim, elas terão como objetivo conhecer melhor o seu trabalho.

Divulgue os resultados

Divulgue os resultados

Apresentar resultados consistentes e que mostram o desempenho da instituição de ensino é uma boa maneira de atrair alunos. Assim, procure divulgar dados que ressaltam o que há de melhor na escola, como desempenho dos estudantes nas avaliações estaduais e nacionais, taxa de aprovação nos vestibulares, premiações de concursos acadêmicos, resultados de satisfação dos discentes, entre outros.

Ao destacar números positivos, a escola não só consegue atrair mais alunos, como também reforça o comprometimento, diante da sociedade, em garantir a alta performance dos seus docentes e discentes. Se possível, destaque os alunos que hoje têm cargos de renome no mercado de trabalho e peça depoimentos. Isso contribui com a imagem positiva da instituição.

Promova eventos

Promova eventos

Outra forma de atrair mais alunos é por meio da promoção de eventos que apresentem a escola e as facilidades oferecidas para os potenciais estudantes. Por exemplo: realizar feiras que mostrem como a instituição trabalha, bem como a sua estrutura física e os materiais utilizados junto à comunidade, pode ter um impacto bastante positivo.

Contar com professores, estudantes e pais que ajudem a reforçar a mensagem gera ainda mais confiabilidade para os novos discentes. Aliás, após a realização do evento, é necessário manter um relacionamento com cada aluno em potencial. Isso pode ser feito por meio de uma estratégia de e-mail marketing que será trabalhada para converter novos contatos em matrículas.

Busque parcerias

Busque parcerias para atrair mais alunos

Essa busca também tem impacto positivo no processo de atração de novos estudantes. Por exemplo: a sua instituição de ensino pode estabelecer parcerias com escolas de idiomas, cursos de preparação para vestibular, entre outros.

A associação entre as marcas pode oferecer descontos em mensalidades ou matrícula, além de brindes. No entanto, antes de executar a estratégia, é importante pesquisar sobre a marca com a qual estará se associando.

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresa

A empresa escolhida precisa atender um público similar ao seu. Só assim a parceria trará benefícios para as ambas as partes. Do contrário, o trabalho em conjunto poderá prejudicar toda a sua estratégia e afastar potenciais alunos.

Qualifique os profissionais constantemente

Qualifique os profissionais constantemente

A capacitação dos professores representa um grande diferencial na hora de atrair mais alunos. Por esse motivo, busque oferecer treinamentos constantes aos docentes e incentivar a especialização deles. Quanto mais desenvolvidos, mais impacto terão no ensino, melhorando a qualidade dele — o que é um atrativo para pais que prezam pela alta performance.

Cabe destacar que os professores não devem ser preparados apenas para repassar conteúdo, mas também para usar tecnologias e desenvolver habilidades interpessoais que permitam lidar com os diferentes perfis de estudantes inseridos no ambiente escolar.

Tenha um bom relacionamento com pais e alunos

Tenha um bom relacionamento com pais e alunos

Para conquistar novos estudantes, é fundamental trabalhar o bom relacionamento com os pais e alunos que já estão dentro da sua instituição de ensino. Afinal, tão importante quanto atrair é reter o estudante. Assim, ele poderá ser um defensor da sua marca para que novos públicos cheguem até você.

Procure envolver a família no cotidiano escolar, mantendo um sistema de acesso a notas e boletos. Também realize reuniões, tire dúvidas e faça com que os pais participem das atividades. Não se esqueça que o marketing boca a boca ainda tem um impacto enorme nos dias atuais.

Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar

Mais do que se preocupar em atrair mais alunos, a escola também precisa estabelecer estratégias para evitar a evasão escolar. Como dissemos, atrair é tão importante quanto reter. Portanto, estratégias simples permitem facilitar a rotina de pais e alunos por meio do uso de diferentes recursos tecnológicos.

Por falar em tecnologia, você conhece a emissão de boletos via sistema online? Nesse sistema, o pai ou responsável recebe as notificações por e-mail! Então entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço.

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