Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Você sabe como atrair mais alunos para sua escola?

Editor Gerencianet

23/10/2018

Atrair mais alunos

Conquistar e reter um consumidor é um desafio cada vez maior. A alta competitividade, a inserção de empresas inovadoras no mercado, a constante mudança nas necessidades da população, tudo isso afeta o processo. No sistema educacional não é diferente: para atrair mais alunos é preciso investir nas estratégias certas e se diferenciar.

Tendo em mente essa necessidade, separamos algumas dicas para tornar o processo de atração mais eficaz. Vale lembrar que elas precisam ser trabalhadas durante todo o semestre para garantir bons resultados no início do ano. Quer saber quais são? Continue a leitura e descubra!

Encontre o seu diferencial

O diferencial pode se dar de diversas maneiras: inovação e modernização das metodologias de ensino, antecipação de tendências educacionais, investimentos em infraestrutura e variedade de atividades extracurriculares. Antes de escolher o que destacar, você precisa saber o que é relevante para o público-alvo.

Ao encontrar o equilíbrio entre o que a instituição de ensino faz e a necessidade do público, você terá facilidade para investir no diferencial. Esse investimento significa não só melhorar a estruturação do aspecto de destaque, elevando a sua qualidade, mas também divulgar amplamente esse diferencial para que mais pessoas o conheçam, o que nos leva à próxima dica.

Invista em marketing digital

O uso desse recurso pode potencializar a atração de alunos para a sua escola. Só para ter uma ideia, segundo a EduTrends (pesquisa sobre as estratégias adotadas pelas instituições de ensino em relação ao marketing), cerca de 81,3% das instituições já investem em marketing digital. Além disso, 82,4% delas consideram que o retorno sobre o investimento nas ações online é muito ou moderadamente positivo.

Esses números reforçam a necessidade de investir em ações digitais para potencializar a atração de alunos. O primeiro passo para isso é manter a presença online por meio das redes sociais e websites. O segundo é educar os pais e alunos por meio do marketing de conteúdo. As pessoas almejam informações claras e de qualidade para que tenham confiança na hora de fazer suas escolhas.

Investir em mídia paga também é uma estratégia que permitirá amplo alcance de suas ações. Isso fará com que mais pessoas — dentro do universo de potenciais clientes da sua instituição de ensino — cheguem até o seu site ou redes sociais com o objetivo de conhecer melhor o seu trabalho.

Divulgue os resultados

Apresentar resultados consistentes e que mostram o desempenho da instituição de ensino é uma boa maneira de atrair alunos. Assim, procure divulgar dados que ressaltam o que há de melhor na escola, como desempenho dos estudantes nas avaliações estaduais e nacionais, taxa de aprovação nos vestibulares, premiações de concursos acadêmicos, resultados de satisfação dos discentes, entre outros.

Ao destacar números positivos, a escola não só consegue atrair mais alunos, como também reforça o comprometimento, diante da sociedade, em garantir a alta performance dos seus docentes e discentes. Se possível, destaque os alunos que hoje têm cargos de renome no mercado de trabalho e peça depoimentos. Isso contribui com a imagem positiva da instituição.

Promova eventos

Outra forma de atrair mais alunos é por meio da promoção de eventos que apresentem a escola e as facilidades oferecidas para os potenciais estudantes. Por exemplo: realizar feiras que mostrem como a instituição trabalha, bem como a sua estrutura física e os materiais utilizados junto à comunidade, pode ter um impacto bastante positivo.

Contar com professores, estudantes e pais que ajudem a reforçar a mensagem gera ainda mais confiabilidade para os novos discentes. Aliás, após a realização do evento, é necessário manter um relacionamento com cada aluno em potencial. Isso pode ser feito por meio de uma estratégia de e-mail marketing que será trabalhada para converter novos contatos em matrículas.

Busque parcerias

Essa busca também tem impacto positivo no processo de atração de novos estudantes. Por exemplo: a sua instituição de ensino pode estabelecer parcerias com escolas de idiomas, cursos de preparação para vestibular, entre outros.

A associação entre as marcas pode oferecer descontos em mensalidades ou matrícula, além de brindes. No entanto, antes de executar a estratégia, é importante pesquisar sobre a marca com a qual estará se associando.

Guia de Parcerias Entre Escola e Empresas

A empresa escolhida precisa atender um público similar ao seu. Só assim a parceria trará benefícios para as ambas as partes. Do contrário, o trabalho em conjunto poderá prejudicar toda a sua estratégia e afastar potenciais alunos.

Qualifique os profissionais constantemente

A capacitação dos professores representa um grande diferencial na hora de atrair mais alunos. Por esse motivo, busque oferecer treinamentos constantes aos docentes e incentivar a especialização deles. Quanto mais desenvolvidos, mais impacto terão no ensino, melhorando a qualidade dele — o que é um atrativo para pais que prezam pela alta performance.

Cabe destacar que os professores não devem ser preparados apenas para repassar conteúdo, mas também para usar tecnologias e desenvolver habilidades interpessoais que permitam lidar com os diferentes perfis de estudantes inseridos no ambiente escolar.

Tenha um bom relacionamento com pais e alunos

Para conquistar novos estudantes, é fundamental trabalhar o bom relacionamento com os pais e alunos que já estão dentro da sua instituição de ensino. Afinal, tão importante quanto atrair é reter o estudante, que poderá ser um defensor da sua marca para que novos públicos cheguem até você.

Procure envolver a família no cotidiano escolar, mantendo um sistema de acesso a notas e boletos. Também realize reuniões, tire dúvidas e faça com que os pais participem das atividades. Não se esqueça que o marketing boca a boca ainda tem um impacto enorme nos dias atuais.

Saiba Como Definir o Preço da Mensalidade Escolar 

Mais do que se preocupar em atrair mais alunos, a escola também precisa estabelecer estratégias para evitar a evasão escolar. Como dissemos, atrair é tão importante quanto reter, e uma maneira de fazer isso é facilitar o dia a dia de pais e alunos por meio do uso de diferentes recursos tecnológicos.

Por falar em tecnologia, você conhece a emissão de boletos via sistema online, no qual o pai ou responsável recebe as notificações por e-mail? Entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço?

Categoria

Prestadores de Serviço

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...