Finanças e Gestão

Como acompanhar a saúde financeira do seu negócio

Criado em 23 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Educação financeira: se essas palavras lhe causam calafrios ou, na verdade, não significam nada para você, está na hora de rever seus conceitos. Isso porque a saúde financeira do seu negócio depende muito da compreensão e aplicação de seus ensinamentos.

Para ser um bom gestor, mais do que o conhecimento em um ramo específico de atuação, é preciso ter na ponta do lápis todos os gastos e os lucros da empresa. Entretanto, não basta simplesmente anotá-los em um bloquinho ou em uma planilha e deixá-los de lado. É preciso destrinchá-los em detalhes, para que fique claro quais são as despesas fixas, os investimentos, os gastos e as receitas variáveis e outros detalhes que fazem da análise dos números de um empreendimento uma ciência complexa.

É preciso ter regras para manter a sustentabilidade financeira do negócio. Apesar de não existir uma fórmula mágica para acompanhar a saúde financeira de uma empresa, algumas práticas de gestão precisam ser atentamente monitoradas para que possam melhorar a rentabilidade, formar capital de giro e ter reservas estratégicas.

Além da disciplina pessoal de não misturar as finanças pessoais com as da organização, outras dicas podem ajudar no acompanhamento da saúde financeira de seu negócio. Quer saber quais são? Então fique de olho!

Planeje

É muito mais fácil sair do controle quando não há um planejamento adequado. Traçar um plano de negócios para médio e longo prazos, com objetivos, metas e planos de ação para os próximos meses e anos é fundamental para que se tenha métricas com as quais comparar os resultados efetivos do negócio. Senão, como saber se o projeto está realmente dando certo?

Monitore

Nem tudo dá para ser controlado por contas manuais ou em planilhas caseiras. Portanto, invista em um software que monitore a saúde financeira do seu negócio. Indicadores específicos podem orientar suas ações, avaliando possíveis investimentos ou cortes de gastos. Paralelamente, um sistema de monitoramento permite que todas as informações da empresa estejam rapidamente à mão do gestor, bem como o controle rigoroso das contas a pagar e a receber, as taxas bancárias e a emissão de relatórios. Com os dados e respectivos diagnósticos à disposição, o administrador será capaz de tomar decisões muito mais embasadas — e, consequentemente, mais acertdas.

Reveja

Ter visão de longo prazo auxilia nos ajustes do presente para orientar suas estratégias futuras. Produtos com baixa margem de lucro e processos internos onerosos, por exemplo, precisam ser revistos, a fim de se identificar exatamente os custos de cada ação. Envolva seus colaboradores nessa tarefa, pois eles sabem, mais do que ninguém, onde dá para economizar e o que pode ser melhorado. Desconhecer esses dados é correr o risco de não calcular corretamente o valor dos produtos ou serviços. Estude o mercado: volume de vendas, quantidade e qualidade de receitas, possíveis tendências e ações da concorrência devem estar na ponta da língua para que se garanta o sucesso do negócio.

Organize

Somente quando se põe ordem nos registros da empresa é que se sabe se tudo está realmente sendo devidamente controlado. E mais: com a organização é possível acompanhar o fluxo de entrada e saída de dinheiro, monitorar os movimentos do caixa e bancário, e fazer a previsão tanto de vendas como do fluxo de caixa. Lembre-se de que todas as despesas precisam ser devidamente classificadas e a retirada dos sócios, formalizada.

Somente com as boas práticas da gestão é possível acompanhar a evolução da empresa e seu patrimônio, bem como sua rentabilidade. Tudo isso depende apenas da organização do gestor, que deve adotar essas técnicas para garantir a sustentabilidade do negócio.

E então, já revendo seus conceitos? Que dicas vão ser mais úteis à sua gestão e às necessidades da sua empresa? Comente aqui e compatilhe suas impressões e experiências conosco!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.