Conta Efí Empresas

Como abrir Conta Digital para pessoa jurídica? Confira o passo a passo

Criado em 21 de jan. de 2021

(Atualizado em 10 de jul. de 2023)

Criar uma conta digital para pessoa jurídica e desvincular as finanças pessoais das profissionais é um caminho natural para empreendedores que buscam ter mais controle sobre a gestão financeira do negócio. Afinal, ela une todos os benefícios de uma conta sem burocracias e a um clique de distância, às vantagens que só uma conta PJ oferece. Se você se interessou por esse assunto, continue a leitura para aprender como abrir conta digital para negócios e conhecer mais detalhes sobre essa modalidade!

Por que abrir uma Conta Digital PJ?

Se você está buscando soluções para profissionalizar o seu negócio e manter o fluxo de caixa mais organizado, abrir uma conta digital para PJ é a direção mais adequada. Afinal, o custo-benefício e a comodidade que as opções digitais proporcionam são grandes atrativos para quem empreende.

De modo geral, a conta digital para pessoa jurídica oferece os mesmos serviços de uma conta PJ convencional, mas com o plus: todo o processo de abertura e manutenção da conta é feita de forma 100% online e as tarifas costumam ser bem baratinhas. Inclusive, grande parte das contas digitais não possuem anuidade ou mensalidade.

Além de oferecer todas as ferramentas comuns em contas para pessoa física, como movimentação, transferência, recebimento e depósito de dinheiro, a modalidade PJ disponibiliza um pacote de serviços exclusivos para o campo corporativo. Por exemplo:

  • direito ao uso de cartão pré-pago e cartão de débito;
  • possibilidade de gerar cobranças por boletos, carnês, links de pagamentos, assinaturas e Pix;
  • possibilidade de emissão de extrato OFX para contabilidade;
  • possibilidade de realizar conciliação bancária — para comparar saldo, entradas e saídas de dinheiro;
  • acesso a maior limite de emissão de boletos bancários e TEDs; 
  • possibilidade de automatizar controles financeiros da empresa;
  • acesso a ferramentas para reduzir a inadimplência de clientes.

Saiba mais: O que é Conta Digital PJ e quais as vantagens de ter uma?

Quem pode abrir uma Conta Digital PJ?

A conta digital PJ é uma opção pensada para pequenos, médios e grandes empreendedores e deve ser gerenciada por sócios ou pelo representante legal da empresa. Isso é definido na abertura de conta, mas pode ser modificado posteriormente.

Em geral, essas empresas são registradas sob um CNPJ —  embora não seja uma regra. Na Efí, por exemplo, é possível usar uma conta jurídica sendo empreendedor pessoa física. 

A seguir, veja quais os documentos você precisa separar e como abrir conta digital para o seu negócio.

Quais são os documentos necessários para a abertura de conta?

Agora, vamos sair da teoria e partir para a prática de como abrir conta digital. A abertura de conta para pessoa jurídica exige mais documentos do que para pessoa física, porque é necessário comprovar que a sua empresa segue em dia com todas as questões administrativas e judiciais.

Geralmente, as Instituições Financeiras solicitam uma cópia de cada comprovante, acompanhado do documento original. Veja os mais comuns, de acordo com o tipo de empresa:

  • ME: requerimento de empresário individual e requerimento de enquadramento.
  • Empresa Eireli: Ato Constitutivo (Contrato Social) e cópia da última alteração — se for o caso.
  • Sociedades Limitadas (LTDA): Contrato Social e cópia da última alteração — se for o caso.
  • Empresa de Pequeno Porte: requerimento do empresário autenticado em cartório e cópia da última alteração — se for o caso.
  • Associações (Cooperativas | Entidade sindical): Estatuto social; ata de constituição e ata da eleição ou ata de nomeação da atual diretoria.
  • Condomínio: Convenção de condomínio; ata de constituição e ata da eleição ou ata de nomeação do atual síndico.

No entanto, se sua intenção é abrir uma conta para sua empresa como pessoa física, só vai precisar de RG, CNH, Passaporte Brasileiro ou Documentos de classe. Lembrando que os documentos devem possuir data de emissão inferior a 10 anos.

Sobretudo, a grande vantagem das contas digitais é que todo o processo de envio, validação e aprovação de documentos é feito de forma remota. Isso dá a possibilidade de ter uma conta disponível para uso gastando poucos minutos!

Veja também: Banco digital x banco tradicional: qual deles é mais vantajoso?

Como abrir Conta Digital PJ? É gratuito?

Abrir a conta digital, geralmente, é gratuito. Nesse sentido, o que muda são as tarifas de manutenção em cada instituição. Algumas contas cobram por determinados serviços ou tipo de plano contratado pelo cliente. Por isso, é importante ficar atento a esses detalhes antes de contratar o seu!

Para abrir uma conta digital PJ é muito simples. De onde estiver, basta instalar o aplicativo da Instituição Financeira ou de Pagamento escolhida por você. Depois, é só seguir o fluxo de abertura de conta  —  que, na maioria dos casos, é bem didático e intuitivo. 

Na abertura de conta digital PJ, você provavelmente vai percorrer essas etapas:

  • Preencher dados pessoais solicitados pela Instituição Financeira.
  • Enviar fotos dos documentos solicitados.
  • Enviar uma selfie.
  • Assinar um contrato digital.

Passo a passo: como abrir Conta Digital para Negócios na Efí!

Agora que você já tem mais informações sobre a modalidade PJ, vamos te ensinar como abrir Conta Digital para Negócios na Efí. Aqui, você tem acesso a tudo o que precisa para cuidar das finanças do seu negócio:

  • gestão e emissão de boletos, carnês, clientes e serviços;
  • personalização do boleto e do carnê;
  • automatização de cobranças;
  • pagamentos recorrentes;
  • gráficos intuitivos que favorecem a gestão do seu negócio;
  • acesso pelo app mobile e plataforma web;
  • geração de relatórios diversos, histórico de pagamentos e extrato detalhado;
  • Cartões de débito, crédito e pré-pago com bandeira Visa.

Em primeiro lugar, instale o nosso aplicativo, disponível para Android ou iOS, no seu smartphone. O segundo passo é separar os documentos necessários para iniciar o processo. Saiba qual será o documento solicitado, de acordo com o seu negócio. 

Além disso, é importante ter um smartphone com câmera frontal e atender a essas regrinhas: 

  1. A sua empresa deve estar registrada no Brasil.
  2. O CNPJ deve estar ativo e regular na Receita Federal.
  3. A conta Efí deve ser aberta em nome do Sócio Administrador, Presidente ou Síndico vinculado ao CNPJ.
  4. O Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral, disponível no Portal da Receita Federal, não é aceito para este processo.

Para entender melhor, assista ao vídeo:

Por fim, com o aplicativo devidamente instalado e com os documentos em mãos, você está pronto para abrir a sua conta na Efí. O próprio aplicativo vai te guiar em todas as etapas, então basta segui-las para concluir a abertura de conta! Depois, é só usar onde e como você quiser: pelo app mobile ou plataforma web!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.