APIs e integrações

Como a RedeSoft utilizou a API Pix da Efí em seu sistema PDV para levar o Pix a +70 postos de combustíveis

Criado em 14 de set. de 2021

(Atualizado em 19 de mar. de 2024)

Uma das preocupações dos donos de negócio em relação ao Pix é a conciliação de informações. Com a possibilidade de integrar o Pix às operações de softwares de frente de loja e retaguarda, as oportunidades e as vantagens de usar este novo meio de pagamento são inúmeras.

Praticidade e agilidade na transação, redução de custos operacionais em termos de transporte de dinheiro e a melhora na eficiência do processo de venda são algumas das vantagens do Pix para donos dos postos de combustíveis.

Visando entregar uma solução completa, que atenda as particularidades da gestão de postos de combustíveis, a RedeSoft contou com a parceria da Efí para integrar o Pix ao seu sistema PDV e disponibilizá-lo a centenas de clientes, com estabilidade e segurança.

Integre e automatize o Pix em seu sistema

Sobre a RedeSoft

A RedeSoft é uma empresa de tecnologia sediada em João Pessoa, na Paraíba. Com 19 anos de experiência em desenvolvimento de softwares de automação comercial, a RedeSoft se dedica ao varejo — em especial postos de combustíveis —, além de lojas de departamento, autopeças e empresas do segmento alimentício.

Por meio do b2click, software ERP criado pela empresa paraibana, donos de negócios podem fazer o gerenciamento de um grupo de empresas integrando a gestão de várias filiais em um único lugar. 

Entre as funcionalidades do b2click estão: gerenciamento de clientes, controle financeiro, conciliação de cartão e frente de caixa — e é justamente devido a essa última funcionalidade que a parceria entre a Efí e a RedeSoft começou.

VEJA TAMBÉM: Pix  no varejo: 6 vantagens do Pix para o varejo físico e online

Oportunidade — transações diretas sem intermediação de adquirentes

“Identificamos que o Pix seria um hub para a nova matriz de modelos de pagamentos.”

Robson Benedito – CEO da RedeSoft

O Pix foi lançado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020. Este novo arranjo de pagamento é prático, rápido e seguro. Os recursos são transferidos de uma conta para outra em menos de 10 segundos, a qualquer hora do dia ou da noite.

Uma das principais diferenças do Pix, em relação a outros meios de pagamento, é a ausência de intermediários. O próprio BC é o elo que conecta a conta do pagador à conta do recebedor.

Isso não acontece com o cartão de crédito e débito, por exemplo. Para que uma transação via cartão seja feita em um estabelecimento, como os postos de combustíveis clientes da RedeSoft, é necessário o intermédio de uma adquirente — as famosas maquininhas de cartão. 

Além disso, um sistema TEF (Transferência Eletrônica de Fundos) também se faz necessário. Essa tecnologia é a conexão direta entre o estabelecimento e as adquirentes, fazendo a comunicação entre as maquininhas de cartão e a automação comercial.

“Vimos isso como uma oportunidade porque estaríamos fazendo uma operação direta, sem intermédio do sistema TEF.”

Robson Benedito

E por que isso é importante? 

Imagine:

O cliente opta por fazer o pagamento via cartão de crédito. Como você deve saber, nesse caso, é a adquirente quem faz a captura e operação da transação com o cliente — não o software. Em decorrência disso, a empresa responsável pela adquirência cobra taxas e comissões, que podem ser elevadas. Por outro lado, no Pix, a não necessidade de intermediários reduz os custos relacionados a uma transação.

De forma resumida, essa mudança traz impacto financeiro positivo não apenas às receitas da RedeSoft, mas para toda a cadeia produtiva.

Baixar o guia completo do Pix para Varejo

VEJA TAMBÉM: Efí é homologada na Software Express para levar o Pix ao varejo

Solução — integrar o Pix ao PDV com uma API padronizada e confiável

O Pix é uma solução criada pelo Banco Central, mas é disponibilizada pelos principais bancos e fintechs em seus aplicativos. Por meio dele, pessoas físicas e jurídicas podem fazer e receber transferências e pagamentos usando apenas o smartphone.

Percebendo, das empresas, a necessidade de integrar o Pix e conciliar as informações, o Banco Central padronizou uma API Pix — que é ofertada apenas por algumas instituições.

Entre as funcionalidades da API Pix da Efí estão, a saber:

  • criação e gestão de cobranças.
  • Verificação de Pix recebidos.
  • Devolução de Pix.
  • Envio direto de Pix (funcionalidade exclusiva da Efí).

“A priori, [a Efí] foi a única empresa, que encontramos no nosso espectro de busca, que fazia a integração fiel às normas do Banco Central. Integramos o Pix com o PDV, funcionou certinho, e conseguimos atingir o nosso objetivo.”

Robson Benedito

A API Pix da Efí é o reflexo de 14 anos de experiência em APIs de pagamento. Moderna e equipada com todas as funcionalidades, a nossa API Pix possui documentação aberta e intuitiva. Além disso, contém vários exemplos e SDKs para as principais linguagens de programação.

Só em 2021, foram movimentados R$ 15 bilhões e contabilizados mais de 1,5 bilhão de requisições aos nossos endpoints — fatos que garantem a estabilidade e segurança para processar um volume alto de transações, como o de postos de combustíveis.

“A Efí tem uma API Pix clara em que a gente conseguiu ter um nível de confiança de que os endpoints estavam corretos. Nos testes e nas validações, percebemos que não era apenas um homologado pelo Banco Central, mas que de fato funcionava.” — conta o CEO da RedeSoft

VEJA TAMBÉM: 5 vantagens de automatizar as suas cobranças com a API Pix da Efí

Quero fazer a integração da API Pix

Desafios — processo de integração da API Pix da Efí a centenas de clientes do PDV

Redes de postos de combustíveis são os principais clientes da RedeSoft, que atende em todo o Brasil. Para conseguir integrar o Pix a todos os PDVs, a RedeSoft precisou superar 2 desafios:

1. Postos de combustíveis com IPs variáveis

Quando uma operação é intermediada por um sistema TEF, o PDV apenas aguarda a resposta de confirmação da transação. Com o Pix, é necessário ter uma URL de callback que servirá como endereço para recebimentos das notificações.

“Precisávamos de um parceiro de tecnologia adequado que conseguisse sanar esta situação, e a gente conseguir desenvolver, do nosso lado, a perspectiva técnica que não levasse complexidade de implementação.”comenta Robson Benedito

Para solucionar essa situação, a RedeSoft desenvolveu uma tecnologia análoga a push notification em seu sistema, que funciona como um endpoint intermediário. Assim, quando o QR Code é exibido na tela do software e a venda acontece, a Efí envia um callback para esse endpoint intermediário e, em seguida, a notificação é enviada para o PDV.

2. Adequação dos níveis de segurança

Outro desafio foi relacionado à adequação dos níveis de segurança estabelecidos pelo Banco Central e adotados pela Efí para todos os clientes.

Para realizar a conciliação dos pagamentos Pix ao seu software, a RedeSoft precisou implementar o webhook, seguindo o protocolo Mutual Transport Layer Security (mTLS), que garante uma comunicação segura e certifica que as notificações recebidas passem por uma validação que comprove a identidade por meio da inserção de uma chave pública da Efí no servidor.

Além disso, para autenticação na API Pix e geração de cobranças, cada cliente da RedeSoft precisava ter uma Conta Digital na Efí e solicitar, via e-mail, o seu Certificado Digital. Fazer com que isso acontecesse, de forma fluida, com centenas de clientes não era uma tarefa fácil. 

Percebendo esse desafio, a Efí melhorou os seus processos internos. Hoje, por exemplo, é possível baixar o Certificado Digital dentro da nossa plataforma.

“Conseguimos evoluir não só do nosso lado, mas também da Efí na adequação dos processos. Foi um parceiro muito bom pra gente, que nos ajudou a conseguir dar esse fluxo de escala.”comenta Robson Benedito

Dessa forma, com o apoio da equipe técnica e do time comercial, a RedeSoft conseguiu solucionar o seu nível de dificuldade; bem como treinar os funcionários para conseguir escalar esse processo.

“Com a Efí, tivemos a oportunidade de discutir cada desafio. Também tivemos um apoio muito grande do suporte, eles disponibilizaram o Discord e deram atendimento muito rápido. O próprio CEO se disponibilizou a nos atender e atuar dentro do que fosse necessário.”

Robson Benedito

Baixar o Manual Pix para Software Houses

Resultados — 77 clientes já estão recebendo por Pix no PDV de forma automatizada

Após superar os desafios, a RedeSoft é capaz de ativar o Pix no PDV dos clientes com facilidade.

O processo é bem simples: o cliente entra em contato com a RedeSoft. Então, é disponibilizado, para o cliente, um material de apoio para abrir uma Conta Digital na Efí e obter o Certificado Digital. Depois, a RedeSoft incorpora a empresa ao seu sistema de pagamento b2click pay e ativa o Pix no seu PDV. Pronto!

“Quando o empreendedor finaliza a venda em nosso sistema PDV, o QR Code Pix aparece na tela. O cliente final paga e o empreendedor já recebe os valores direto na sua Conta Digital Efí. Além disso, todos os processos estão integrados com a transação de venda. A gente mantém o uso de compliance com contabilidade, fiscal, financeiro, gerenciamento de caixa, etc. Tudo integrado nas transações do Pix da Efí”. conta o CEO da RedeSoft

Apóo integrar o Pix ao PDV de postos de combustíveis com sucesso e conseguir atender a demanda com estabilidade, o CEO da RedeSoft acredita que a solução também é capaz de suprir a necessidade e particularidade de outros segmentos: 

“A maioria [dos nossos clientes] é de postos de combustíveis, que tem transações o tempo inteiro. O volume de transações não para e isso é bom para chancelar o modelo que a gente adotou. Se ele consegue existir e operar em ambiente de grande fluxo, nos demais ambientes ele vai operar de maneira tranquila.”

Robson Benedito

Então, o que achou da história de sucesso da RedeSoft? Deseja integrar o Pix nas operações do seu negócio também? Agende um contato com nossos especialistas. Oferecemos condições especiais para software houses.

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.