Finanças e Gestão

Comissão de formatura: como organizar uma festa de sucesso

Criado em 19 de jul. de 2017

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

A formatura de ensino superior é um dos momentos mais esperados pelos alunos, seja de graduação ou de cursos tecnólogos. Depois de um longo período de muito estudo e dedicação, a cerimônia representa a conclusão desta etapa e o início da vida profissional. Por isso, é importante ter alguns cuidados para que o dia da festa seja inesquecível.

Se você participa da comissão de formatura, algumas dicas podem ser importantes para garantir que a tão sonhada formatura seja um sucesso:

Pesquise bem todos os fornecedores

Infelizmente é comum casos de golpes em festas em geral, como aniversários, casamentos e, claro, formaturas. Para evitar que sua cerimônia seja caso de polícia, é fundamental verificar bem todos os fornecedores contratados. Confira o histórico de atendimento e converse com pessoas que já utilizaram o serviço. Também é importante visitar a sede da empresa. E, em caso de dúvidas, faça uma pesquisa para saber se existe algum processo ou pendência jurídica.

Se o orçamento estiver muito abaixo dos concorrentes, é preciso redobrar as atenções. Portanto, antes de assinar o contrato, esteja certo de que a empresa é idônea.

Monte uma comissão completa

A organização de uma festa de formatura é muito trabalhosa. Além disso, os integrantes da comissão precisam se preocupar com os estudos, estágios e outras atividades da vida. Por isso, é importante que a comissão tenha um número suficiente de integrantes para realizar todas as atividades sem sobrecarregar ninguém. Este número pode variar de acordo com o tipo de cerimônia que será realizado, mas é importante ter um presidente, um vice-presidente, um secretário e um tesoureiro.

Alinhe expectativas com os formandos

A formatura é um momento especial para todos os formandos. Desta forma, é importante que todos estejam cientes de como a festa está sendo planejada para que não haja nenhum desentendimento. Para isso, faça reuniões periódicas para informar como andam os preparativos, como o dinheiro está sendo gasto e, principalmente, para que eles possam opinar. Assim, as principais decisões são sempre votadas e definidas pela maioria.

Crie formas de arrecadação de dinheiro

Uma formatura não sai barato. Por isso, é importante pensar em formas extras de arrecadação de dinheiro: venda de brindes, rifas, organização de festas, etc. Mas tudo precisa ser bem planejado para evitar que essas ações tragam prejuízos para a comissão e para os formandos.

Faça uma boa gestão financeira

O sucesso de uma formatura passa, principalmente, por uma gestão financeira eficiente. É importante ter um controle dos pagamentos recebidos, sabendo bem quem está em dia com as parcelas e quem não está, e de todos os gastos.

Portanto,  a utilização de um intermediador de pagamentos é uma boa opção. Desta forma, as cobranças são formalizadas por meio de um boleto e a gestão dos inadimplentes é feita de forma automática e mais simples. Dessa forma, a Efí pode ajudar! Com a plataforma, você consegue fazer suas cobranças sem precisar criar um conta jurídica ou fazer negociações bancárias. Para ajudar, as cobranças são feitas automaticamente por boletos bancários, eliminando a necessidade de criar a cobrança todo mês. O sistema também permite toda a gestão financeira e o pagamento de contas. Para saber mais, clique aqui.

 

Essas são algumas dicas que facilitam o trabalho da comissão de formatura. Também é importante conversar com outras pessoas que participaram de comissões, trocar ideias e tirar dúvidas. E depois, é só aproveitar o dia da festa! Então, gostou do artigo? Acompanhe-nos e mantenha-se atualizado! Siga no Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.