Marketing e Vendas

Programa de fidelização: saiba os motivos para começar agora o seu

Criado em 26 de set. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Transformar um comprador eventual em um cliente assíduo é a meta de toda empresa. Em um mundo super veloz, os consumidores podem buscar opções com pouquíssimos cliques, até mesmo por meio de seus smartphones. Dessa forma, tem-se cada vez mais consumidores menos propensos a repetir hábitos. Construir uma clientela fiel pode, assim, ser a diferença entre tornar seu negócio um sucesso ou fechar de vez as portas. Partindo do princípio que só se torna fiel um cliente satisfeito, podemos traçar estratégias para ganhar definitivamente esse comprador, implementar um programa de fidelização. Portanto, quer descobrir bons motivos para começar esse processo agora mesmo? Então confira:

1. Baixo custo dos programas de fidelização

Criar um programa de fidelização tem um baixíssimo custo para sua empresa, e, proporcionalmente, gera lucros consideráveis. Como só farão parte do grupo os clientes ativos — só terá direito aos benefícios quem é fiel à sua marca —, você jamais perderá dinheiro. Investir em marketing ou em campanhas publicitárias é infinitamente mais dispendioso e, muitas vezes, não produz o efeito esperado.

2. Maior rentabilidade

Estudos mostram que os clientes que sua empresa efetivamente já possui são mais rentáveis do que os novos. Destaca-se, dentre os motivos para tal, o alto custo de recrutar novos consumidores em potencial. Os clientes habituais, quando satisfeitos, tendem a consumir mais, por estarem familiarizados com a marca, seus procedimentos, produtos e até mesmo com seus vendedores. Clientela nova ainda tem todo esse percurso a percorrer, sem garantia de fidelização. Percebeu a diferença?

3. Custo de processamento mais baixo

Como os consumidores habituais consomem sua marca com mais frequência, o custo do processamento por compra é mais baixo se comparado à primeira compra fechada pelos demais. Isso se dá porque você já tem os dados do usuário cadastrados, seu histórico e seus hábitos de consumo, com a devida indicação dos meios de pagamento mais utilizados. Dessa forma reduz os custos operacionais e praticamente elimina a possibilidade de problemas na execução da venda.

4. Propaganda gratuita

Os clientes tradicionais vão sempre ser sua melhor propaganda. Mesmo em tempos modernos, o efeito do boca a boca é importante, e tanto a velocidade proporcionada pela internet quanto o uso das redes sociais podem ser importantes divulgadores de sua marca. Deixe seu freguês feliz e ele fará o resto por você!

5. Concorrência prejudicada

Uma boa fidelização de clientes vai criar dificuldades à concorrência, que terá que investir mais em marketing para captar clientes. Esses gastos extras podem deixar sua empresa em vantagem, pois seu preço tenderá a ser mais competitivo. Não se esqueça que um cliente fidelizado é menos um cliente para o concorrente e mais lucro para você!

Como se pode perceber, um programa de fidelização pode ser exatamente o que faltava para seu negócio decolar de uma vez por todas. É uma maneira barata e eficaz de aumentar sua carta de clientes, aumentando, também, os lucros da sua empresa. Está esperando o que para começar o seu?

Então, como você cuida dos seus clientes mais antigos? Pronto para tornar suas experiências de compra ainda mais agradáveis? Conte-nos nas nossas redes sociais quais são suas táticas de fidelização de clientes Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin!

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