Primeiros passos

Quer começar um e-commerce? Então leia este texto antes!

Criado em 22 de out. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Começar um e-commerce e ingressar no mercado digital é uma grande oportunidade para empreendedores com negócios de variados ramos e tamanhos. A possibilidade de empreender a um custo inicial relativamente baixo, renovou as perspectivas de muitos microempreendedores. Provavelmente inspirados por muitas experiências de sucesso que se destacam nos meios de comunicação, os e-commerces estão ganhando mais adeptos.

Começar um e-commerce se tornou uma oportunidade mais palpável para todos os tipos de negócio. A internet tem se mostrado, de fato, um ambiente muito rico e saudável para realizar investimentos. Mas o empresário deve tomar alguns cuidados tanto antes como durante o processo de aplicar seus esforços no digital e começar um e-commerce. Algumas dicas simples ajudam a não cometer erros básicos e cair em armadilhas.

Quer começar com o pé direito? Então confira nosso artigo e entenda os pontos mais importantes neste atribulado caminho para começar um e-commerce.

A queda da barreira espacial para começar um e-commerce

Muitos fatores alteram completamente a forma como nos comunicamos e fazemos negócios. Podemos citar a popularização da internet, bem como a queda dos preços nos serviços de banda larga e de dispositivos eletrônicos em geral como determinantes na mudança. Seria inconcebível imaginar, por exemplo, cinco livrarias, uma ao lado da outra, competindo em uma mesma rua. No mundo virtual, no entanto, o consumidor pode acessar simultaneamente sites de quantas lojas on-line quiser, abrindo várias abas do seu navegador. E mais: tanto o comprador como o vendedor podem estar conectados a partir de qualquer lugar do mundo!

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Os nichos do mercado

Em um mundo sem barreiras físicas ou fronteiras, em que as relações comerciais costumam acontecer de forma impessoal, como competir com as grandes corporações? O pequeno empreendedor que escolhe participar dessa feroz guerra dos preços tende a enfrentar grandes desvantagens a longo prazo.

Diante desse cenário, muitos empreendedores têm encontrado boas oportunidades nos nichos do mercado. A especialização em um segmento específico é uma forma de unir pessoas e empresas com interesses e necessidades em comum. Assim, a empresa pode adotar uma abordagem mais exclusiva, que atrai e fideliza os consumidores com mais facilidade.

Dessa maneira, o diálogo com o cliente fica mais próximo, sendo mais fácil conseguir acertar nas ofertas, fornecendo serviços personalizados. O empresário pode incluir em seu estoque, também, produtos raros, esgotados ou com baixa procura. Essas mercadorias geralmente não atraem a atenção das grandes redes, tornando-se, assim, uma referência dentro do segmento do mercado.

Os clientes continuam com a razão

A antiga máxima de que o cliente tem sempre razão continua a valer mesmo para quem quer começar um e-commerce. Essa frase ainda adquire uma importância maior no contexto do comércio eletrônico. É muito importante conquistar a confiança do consumidor, já que ele não tem uma experiência sensorial com o produto, saindo da loja com sua escolha em mãos. E essa confiabilidade é adquirida com total transparência no que diz respeito à transação completa da negociação, nos aspectos relativos à qualidade e à quantidade do produto, bem como aos prazos e às condições de entrega. Esses são os critérios básicos que qualquer empreendedor precisa pensar quando quiser começar um e-commerce de confiança e qualidade.

Resta apontar que o e-commerce pode ser um ótimo negócio, que tem crescido muito ao longo dos últimos anos. Impulsionado pela massiva inclusão digital e pela oferta de crédito fácil no mercado, muitos empreendedores finalmente conseguiram tirar suas ideias do papel e começar um e-commerce. O baixo custo inicial do empreendimento faz com que a plataforma se torne o espaço ideal para seu negócio prosperar. Mas, não esqueça que assim como um estabelecimento físico convencional, começar um e-commerce também depende de muito trabalho para crescer.

E então, pronto para transformar o sonho em realidade? Como anda seu planejamento? Já está na hora de começar um e-commerce de sucesso! Compartilhe esse artigo nas suas redes sociais!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.