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Qual a melhor maneira de cobrar um boleto em atraso?

Publicado em 17 de outubro de 2014 (atualizado em 02 de setembro de 2020)

Cada cliente representa uma conquista para a empresa. E por trás de cada uma dessas conquistas tem-se um significativo tempo de trabalho dispendido. Pensar sobre cobranças dessa forma pode trazer à tona a verdadeira delicadeza que a questão propõe.

A inadimplência não deve ser encarada como uma questão polêmica. Antes disso, precisa ser devidamente prevista e assumida como risco inerente às atividades da empresa, para que não haja o efeito surpresa. Essa previsibilidade é importante porque está relacionada a um planejamento adequado, passo primordial para o bom andamento de qualquer negócio.

Você já conhece as estratégias ideais para lidar melhor com a questão do atraso no pagamento? Confira agora mesmo algumas delas e saiba como enfrentar melhor essa situação e cobrar um boleto em atraso:

Controle do lojista

Estar bem informado potencializa a sensação de controle sobre qualquer cenário, por mais crítico que ele seja. E para manter o controle, nesse caso, é preciso atualizar constantemente os dados do cadastro do cliente, para que se saiba como contatá-lo. Esse contato é imprescindível para articular a situação e oferecer soluções sensatas para o pagamento que, supostamente, foi esquecido.

Tato com o cliente

É sempre importante cultivar um bom relacionamento com o cliente. Então aproveite todas as ocasiões possíveis para promover essa interação saudável, inclusive o momento da cobrança. A cortesia e a boa educação são posturas obrigatórias, e, por mais que não garantam o pagamento imediato, certamente contribuirão para a construção e a consolidação de uma boa imagem da empresa por parte de seu público.

Cobrar uma dívida é, de toda forma, um pouco constrangedor. A solução para isso é automatizar os métodos de cobrança — como, por exemplo, vincular os boletos à fatura de cartão de crédito do cliente ou investir em um sistema que execute a emissão automática de boletos. Um sistema que possibilite a emissão de boletos para pagamento on-line é outro grande mecanismo facilitador.

Métodos tradicionais de cobrança poderão fatalmente aumentar as chances de um abalo da sua relação com o cliente. Então fique atento e escolha uma alternativa menos agressiva.

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Ações específicas

É preciso saber contornar o esquecimento do cliente e conduzir ações que proponham uma resolução plausível para o problema. Enviar uma carta, dar um telefonema de notificação e, se preciso for, pensar até em uma renegociação de valores.

Mas se ainda assim o pagamento não chegar a ser efetuado, um segundo contato pode ser tentado. Verifique se você foi transparente quanto às regras para a suspensão do serviço não quitado ou, no caso da aquisição de produtos, quais encargos ou sanções estão previstos. Verifique também se conseguiu de fato facilitar o pagamento e se a proposta pareceu satisfatória para o cliente. Às vezes chegou a hora de repensar e reformular a oferta.

Planejamento

É fundamental para a saúde financeira da sua empresa não permitir que atrasos no pagamento passem despercebidos. Tão importante quanto isso é evitar que o não recebimento vire um efeito surpresa.

O atraso não pode ser comprometedor a ponto de abalar o desempenho da empresa como um todo. Para evitar que ele tome essa proporção, encare-o sempre como uma probabilidade. Assim será possível, previamente, desenvolver ações destinadas a amenizar um eventual acontecimento do tipo.

Optar por métodos de cobrança mais automatizados é uma maneira de aplicar a tecnologia a seu favor. Essas soluções contribuem para uma superação menos traumática de situações de inadimplência, afinal, um atraso cobrado automaticamente será percebido apenas como uma ação padrão do sistema.

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Categoria

Boletos e Carnês

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