Abra sua conta grátis Carregando

Aprenda a identificar se seu cliente é um detrator ou promotor

Publicado em 19 de junho de 2019 (atualizado em 23 de agosto de 2019)
Seu cliente é leal? Descubra se ele é um promotor ou um detrator

Entender o que seu cliente pensa sobre a sua marca e mantê-lo fiel ao seu negócio é fundamental para os empreendedores nos dias de hoje. De acordo com um estudo apresentado na Harvard Business, conquistar um novo consumidor pode custar de cinco a vinte e cinco vezes mais do que manter um já existente. Você sabe identificar se o seu cliente é um promotor ou um detrator do seu negócio? Entenda mais sobre o assunto neste artigo!

Promotores, neutros e detratores

Clientes promotores são os consumidores leais, aqueles que são fãs da sua marca. Geralmente, esses clientes tiveram uma excelente experiência com a sua empresa. E, portanto, eles estão mais propensos a recomendá-la a amigos e colegas, além de oferecerem avaliações positivas. Eles ainda estão mais dispostos a responder pesquisas, oferecer sugestões construtivas e participar de atividades.

Já os clientes considerados neutros, ou passivos, são aqueles que até estão satisfeitos com a sua empresa e podem indicá-la, com restrições, para outras pessoas. Assim, esse tipo de consumidor geralmente não está disposto a se engajar com o seu negócio e tende a não ser fiel a ele. Isso quer dizer que eles podem facilmente comprar de um concorrente, caso entendam que há melhores ofertas e condições mais atrativas disponíveis no mercado.

Por sua vez, os clientes detratores são aqueles insatisfeitos com a sua marca. Esses indivíduos criticam ativamente o seu produto ou serviço e não os recomendam para seus amigos e colegas. Ignorar os clientes detratores pode ser um grande erro! Com o uso das redes sociais ficou cada vez mais fácil capturar, coletar e compartilhar informações. Desta forma, o consumidor insatisfeito pode gerar publicidade negativa e dificultar a conquista de novos clientes.

Como classificar seus clientes

Como classificar seus clientes

Para determinar se os seus clientes são promotores, neutros ou detratores você pode utilizar a metodologia NPS (Net Promoter Score). O NPS foi criado em 2003 nos Estados Unidos e atualmente é a ferramenta mais conhecida para avaliar a experiência dos consumidores. Essa métrica mede a satisfação do seu cliente com sua marca, bem como sua fidelidade, fazendo apenas uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo ou colega?”

Funciona assim: os promotores respondem com notas de 9 a 10, já os neutros avaliam de 7 a 8 e os detratores com notas de 0 a 6. Para calcular o seu NPS, você irá subtrair a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores (% promotores – % detratores = NPS).

Por exemplo, digamos que 100 pessoas participaram da sua pesquisa de satisfação e esses foram os resultados obtidos: 5 responderam com 0 a 6 (detratores), 40 responderam com 7 a 8 (neutros) e 55 responderam com 9 a 10 (promotores).

Seu NPS seria calculado assim: 55% – 5% = 50. Seu NPS é 50.

Em geral o NPS acima de 30 é considerado bom. Já acima de 50 é ótimo e de 70 é excelente. No entanto, deve-se levar em consideração em qual segmento da indústria a sua empresa se encaixa. Além disso, é preciso averiguar o produto ou serviço que você oferece e a sua faixa de preço. Por exemplo, a expectativa de padrões de atendimento ao cliente na indústria varejista é mais exigente do que para fabricantes, pois o primeiro lida diretamente com o consumidor.

Se o resultado do seu NPS foi negativo, existem estratégias que você pode adotar para melhorar. Assim, isso significa melhorar a relação dos compradores com o atendimento da sua empresa.

Baixar e-book sobre Fidelização de Clientes

Como criar uma pesquisa NPS

Para realizar sua pesquisa de satisfação do cliente com o método NPS, dependendo do tamanho da sua empresa, você pode utilizar sites especializados nesse serviço. Esses sites enviam a pesquisa via e-mail para os seus e clientes e depois analisam os dados obtidos.

Outra opção, é utilizar formulários de pesquisa online, como da Google, do Typeform e SurveyMonkey, e depois aplicar a fórmula explicada acima.

O que fazer com a sua pontuação de NPS

O que fazer com a sua pontuação de NPS

Agora que você já sabe que um NPS positivo significa que mais clientes estão recomendando sua marca organicamente, do que aqueles que podem estar deteriorando a sua imagem, é importante saber o que fazer o com os resultados obtidos.

O resultado dessa métrica oferece conhecimento sobre indicadores de crescimento no mercado. Além disso, mensura retenção de clientes, bem como a lealdade dos mesmo, entre outros fatores. Por outro lado, não espere que o NPS lhe ajude a entender eventos e interações individuais. Entender o motivo específico pelo qual alguns clientes estão insatisfeitos pode ser outra etapa da sua investigação.

Uma boa ideia inicial é comparar sua avaliação com os resultados médios da indústria na qual sua empresa está inserida. Mas isso só é possível caso esses dados estejam disponíveis. Assim, é possível examinar como a sua marca se equipara aos concorrentes e como a clientela responde ao mercado.

Se sua empresa ainda possui poucos clientes, você pode adicionar os resultados do NPS ao perfil individual de cada cliente. Assim, a equipe de atendimento ao consumidor poderá responder perguntas, críticas e comentários sabendo exatamente como o cliente se sente.

Uma grande oportunidade é identificar seus clientes neutros ou passivos, e buscar formas estratégicas de torná-los promotores. Para isso, você pode realizar pesquisas mais detalhadas para investigar o que impede esses clientes de estarem mais satisfeitos. Perguntas sobre funcionalidade, praticidade, qualidade do serviço ou produto e custo benefício podem ajudar a entender melhor os seus consumidores.

Como otimizar a relação com o cliente

Então, fica claro que compreender como os clientes se sentem em relação a sua marca é uma forma efetiva para manter os seus consumidores promotores satisfeitos, melhorar a experiência dos neutros e recuperar a confiança dos detratores. Assim, você terá uma visão compreensiva e que lhe permitirá desenvolver ações em relação à experiência deles, empoderando sua organização para reter e aumentar a clientela.

Veja abaixo algumas dicas para otimizar seu atendimento ao cliente:

  1. Facilite a compra e ofereça formas de pagamento seguras e diversificadas.
  2. Invista em programas de fidelização.
  3. Se o seu negócio é um e-commerce, ofereça cashback.
  4. Otimize a experiência de compras.
  5. Invista em sites responsivos.

Por último, lembre-se que as métricas de avaliação de satisfação do consumidor, como o NPS, são um ótimo indicativo. Dessa maneira, elas não ajudam somente a conhecer o seu público, mas também realizar negócios inteligentes. Portanto, você terá a oportunidade de deixar seus clientes impressionados! E, melhor ainda: o tornarão fiéis a sua empresa.

Para tomar decisões assertivas no seu negócio, é fundamental entender sobre a administração empresarial. Por isso, veja também os conceitos básicos de gestão que você precisa conhecer!

Categoria

Prestadores de Serviço

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.