Abrir conta digital grátis Carregando

O que são as chaves do Pix, como funcionam e para que servem?

Publicado em 15 de setembro de 2020 (atualizado em 26 de outubro de 2020)
Chaves do Pix

Você, provavelmente, deve ter se deparado com o termo “chaves do Pix”, pelo menos uma vez, nessas últimas semanas, acertamos? Pois é, o tão esperado pagamento instantâneo está cada vez mais próximo de ser lançado e tudo que envolve o tema tem gerado comentários por aí. 

Afinal, o Pix promete modernizar as formas de pagamento no Brasil e trazer mais velocidade, disponibilidade e economia nas transações financeiras. A partir de novembro deste ano, será possível realizar transações em tempo real, 24 horas por dia e em todos os dias da semana, incluindo feriados. Incrível, não é mesmo?

Então, se você, assim como nós, está ansioso para fazer um Pix, temos uma ótima notícia! O cadastro oficial das chaves estará disponível a partir do dia 5 de outubro.

De acordo com o Banco Central, o cadastro que a princípio seria feito no dia 16 de novembro, foi antecipado para que os usuários possam se familiarizar com o sistema antes do lançamento.

Se você ainda não sabe o que são e para que servem as chaves Pix, não se preocupe! Preparamos este conteúdo justamente para esclarecer todas as suas dúvidas e te deixar preparado para fazer um Pix. Por isso, continue a leitura para entender melhor!

Afinal, o que são as chaves Pix? 

Uma das formas de começar um Pix é usando as chaves. É por meio delas que você vai identificar o endereço da sua conta para receber pagamentos. A grande vantagem é que com as chaves, você não precisará compartilhar dados bancários com terceiros, como acontece em TEDs e DOCs. 

Foram disponibilizadas 4 opções de chaves. São elas:

  • E-mail;
  • CPF/CNPJ;
  • Número de telefone celular;
  • Chave Aleatória.

Resumidamente, as chaves vinculam uma dessas informações básicas às informações da conta transacional do cliente.

Quer um exemplo? Suponhamos que você tenha uma Conta Digital para negócios na Gerencianet e queira enviar dinheiro via Pix. Para realizar a transação, bastará usar uma das chaves cadastradas pelo recebedor para localizar a sua respectiva conta. Fácil, não é mesmo?

Vale lembrar que os dados cadastrados serão armazenados no DICT (Diretório Identificador de Contas Transacionais), um sistema oferecido pelo Bacen para guardar e organizar as informações e, também, estarão protegidos pelo sigilo bancário, em conformidade com a Lei Complementar nº 105 e a Lei Geral de Proteção de Dados.

Por fim, é importante mencionar que o cadastramento de uma chave do Pix não é obrigatório. Porém, seu uso é altamente recomendado para realizar transações mais práticas, rápidas e seguras.

Como funcionam as chaves do Pix?

Para usar as chaves do Pix, você precisa seguir algumas orientações básicas: 

  • Você pode usar 1 chave para cada conta que tiver. Ou seja, não será possível cadastrar uma mesma chave em mais de uma conta. Pensando na prática, o CPF poderia identificar a transferência para a conta Gerencianet, enquanto o número do celular poderia indicar uma conta bancária, por exemplo. 
  • Para pessoas físicas, existe um limite de 5 chaves para cada conta. Já para pessoas jurídicas o limite aumenta para 20 chaves por conta.
  • É permitido vincular todas as suas chaves a uma mesma conta. Assim, quando o pagador realizar a transferência a partir de qualquer uma dessas informações, você receberá o dinheiro na conta indicada. 

Como cadastrar as chaves do Pix na Gerencianet? 

Antes de te explicar como cadastrar, é importante destacar que o Pix será uma nova alternativa de pagamento. Portanto, estará integrado nos próprios aplicativos dos bancos e fintechs que oferecerem essa modalidade. 
 
Ou seja, para realizar o registro das chaves com a gente, você só precisa acessar sua Conta Digital pelo app da Gerencianet em seu smartphone.
 
Para cadastrar as suas chaves Pix, siga o passo a passo abaixo:
 
  1. Acesse sua conta pelo aplicativo Gerencianet
  2. No menu lateral, escolha a opção Pix para iniciar seu cadastro
  3. Leia todas as informações e clique em Registrar Chave
  4. Depois, selecione os dados que você quer registrar como chave do Pix e toque em avançar – você deve escolher pelo menos 1 das 4 opções de chaves disponíveis (celular, e-mail, CPF/CNPJ e/ou chave aleatória)
  5. Após cadastrar as chaves Pix, clique em concluir
 
Pronto! Agora você participará do lançamento do Pix junto com a Gerencianet. Além disso, terá acesso às novidades do pagamento instantâneo em primeira mão.
 
Se ainda não é um cliente Gerencianet, abra sua conta grátis pelo nosso aplicativo, disponível na Google Play ou App Store. A abertura de conta é tão fácil quanto fazer um Pix!
 

Categoria

Pix

Ver todos os posts desta categoria

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK