Cases de sucesso

Case de sucesso: como a SCI Sistemas Contábeis economizou com o uso do marketplace da Efí

Criado em 29 de nov. de 2018

(Atualizado em 19 de mar. de 2024)

Ao longo dos anos, o impacto da tecnologia nos processos cotidianos das empresas se torna mais perceptível. Hoje, a modernização otimiza ainda mais o tempo e o trabalho realizado dentro das companhias.

Foi isso o que aconteceu na SCI Sistemas Contábeis. A empresa trabalha com tecnologia e é especializada na criação de sistemas para o mercado contábil. Com a expertise adquirida desde seu surgimento, em 1991, a SCI atua em mais de 40 cidades e 20 estados brasileiros. O seu alcance chega a mais de dez mil clientes e cem mil usuários.

Um dos desafios da empresa era a divisão do valor pago pelo consumidor final entre dois ou mais vendedores/parceiros. Inicialmente, a SCI resolvia o problema determinando manualmente a parcela de cada um e fazendo a transferência para os parceiros. Isso exigia muito tempo e trabalho, além deixar o processo mais vulnerável a erros e atrasos.

Para resolver essas questões, a Elizabeth Marçal, sócia e diretora financeira da SCI, escolheu o marketplace da Efí. Essa é uma ferramenta ideal para empresas que trabalham com diversos parceiros. Nela, os pagamentos recebidos podem ser automaticamente separados de acordo com a parte que cabe ao gestor e aos parceiros. Dessa forma, é possível automatizar processos e minimizar possíveis falhas.

Então confira como o marketplace pode fazer a diferença no dia a dia das empresas!

A atuação do marketplace na gestão de pagamentos

Como a SCI Sistemas Contábeis trabalha com outros parceiros de negócios, Elizabeth destaca que o marketplace da Efí atende exatamente a demanda de separar a parte do pagamento devida a cada envolvido. “Antes, eu gerava uma cobrança para os os meus clientes e depois tinha que repassar uma parte do valor recebido para o nosso prestador”, explica a diretora financeira.

E como funciona hoje, com a ajuda da Efí? “A ferramenta permite que eu cobre a minha parte e também a parte do meu parceiro no mesmo boleto, sendo que eu recebo a minha parte e o parceiro já recebe diretamente a parte deles. Esse foi o principal [diferencial] que me fez utilizar a Efí”, complementa.

No caso da SCI Sistemas Contábeis, foi preciso apenas informar ao sistema qual é a porcentagem destinada a cada parceiro. A divisão é realizada automaticamente a cada novo recebimento. De acordo com esse cálculo, o marketplace transfere o valor devido a cada um. Logo após, é só cada parceiro sacar o dinheiro por meio da sua conta Efí, que todos os parceiros da SCI também têm.

Como lucrar vendendo em um marketplace

A experiência da parceria

Com o marketplace, os processos tornam-se integrados. Assim, tudo acontece por meio da comunicação entre os sistemas SCI/Efí. Elizabeth diz que, dessa forma, “ficou muito mais prático para a gente com relação ao nosso parceiro de negócio do outro lado para distribuir para todo o Brasil. O meu boleto gera um valor total, eu recebo a minha parte e o meu parceiro recebe a parte dele. Simples assim”.

Sem essa integração, o processo era desgastante. Como a diretora financeira explica, “o parceiro tinha que emitir uma nota para mim e, depois, eu tinha que emitir uma nota para ele da parte que eu estava transferindo”. Ela complementa afirmando que “essa ferramenta trouxe um diferencial para que nós pudéssemos usar dessa forma [integrada]”.

A SCI já era cliente de outras soluções da Efí. Então, Elizabeth percebeu que continuar essa parceria, também no marketplace, era o que fazia mais sentido para a sua empresa.

O principal motivo para essa escolha foi a facilidade de uso como destaca a diretora contábil. “Nós integramos o nosso sistema de faturamento com ele de forma bastante prática e rápida”, explica ela. Assim, desde janeiro de 2018, a SCI incluiu nosso marketplace em sua rotina.

O processo de adaptação

Elizabeth aponta que, no início, qualquer nova ferramenta traz dificuldades em sua utilização. Nesse sentido, a comunicação é fundamental. Especialmente no começo da implementação, quando as dúvidas são mais comuns. Para ela, as dificuldades na implementação do marketplace são as que ocorrem com qualquer novo recurso.

A qualidade e a rapidez do suporte técnico da Efí são destacados por ela. “Quando a gente começou a usar, tínhamos alguma dificuldade, mas sempre fomos muito bem atendidos. Eles tentaram solucionar os meus problemas da melhor maneira possível”, conta.

É importante lembrar que dúvidas e problemas técnicos sempre podem surgir. Nessas horas, a qualidade, eficiência e agilidade do suporte técnico fazem toda a diferença. Assim, optar por uma empresa disponível para ajudar na implementação é fundamental.

Como ter uma gestão perfeita em um negócio de contabilidade

Os resultados percebidos pela SCI Sistemas Contábeis

A diretora contábil relata que, antes, a SCI “utilizava ferramentas de cobrança de sistema bancário normal, mas não uma ferramenta como essa, de forma totalmente virtual“.

O sucesso da parceria com a Efí foi tão significativo que Elizabeth indica a ferramenta para os parceiros de todo o país. “Incentivamos os nossos parceiros de outros estados a utilizar a plataforma”, destaca ela.

Otimização e automatização dos processos

Como já apontamos, a ferramenta de marketplace da Efí prioriza a otimização e a automatização dos processos. No mesmo boleto, você pode cobrar a sua parte e a do cliente, facilitando a parceria e as vendas via marketplace.

Elizabeth destaca que o uso do marketplace da Efí trouxe praticidade para as relações de parceria e para a distribuição dos produtos para todo o Brasil. Dessa maneira, na plataforma, ela explica: “nós exportamos as baixas dos pagamentos e, quando os clientes fazem pagamentos, eu consigo importar no meu sistema. Então, ele tem uma interface de integração boa”.

A produtividade também é aprimorada, já que agora a SCI “não precisa fazer praticamente nenhum processo”. Como aponta Elizabeth, “basta que eu acesse a Efí pela manhã que ela já baixa no meu sistema automaticamente. Ela disponibiliza uma plataforma de comunicação com os outros softwares, o que é muito interessante”.

Facilidade na hora de enviar os boletos

O marketplace da Efí facilita também o envio automatizado dos boletos registrados para os clientes.

Em vez de mandá-los manualmente ou contar com outra ferramenta para isso, o próprio marketplace já envia um aviso por e-mail de que o boleto foi gerado pela Efí. Por fim, basta o destinatário clicar no link para abrir e fazer o pagamento.

Para a diretora financeira, esse é um dos diferenciais que otimizou significativamente o trabalho da empresa. “O cliente recebe um aviso de que o boleto foi gerado por nós. Basta clicar no link que ele já abre o boleto. Então, tudo isso otimizou bastante o nosso trabalho”, declara Elizabeth.

Maior alcance da empresa

Com o marketplace, você amplia o leque de clientes que pode atender. Isso significa um número  maior e também mais diversificado de parceiros, ampliando e reforçando o alcance da sua companhia.

Como esse case de sucesso demonstra, contar com uma ferramenta como o marketplace da Efí  pode fazer toda a diferença para seu negócio. Hoje, mais do que nunca, a integração e a automatização dos processos são fundamentais para que uma empresa vá cada vez mais longe. Portanto, se esse é o seu objetivo, pode contar com a gente!

Quer saber o que podemos fazer por você e por seu negócio? Então entre em contato conosco!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.