Boletos e carnês

Carnê de pagamento: como funciona, quando usar e como emitir!

Criado em 28 de mai. de 2019

(Atualizado em 19 de mar. de 2024)

Mesmo com a ascensão do cartão de crédito e, posteriormente, do Pix, ainda há consumidores que optam pelos tradicionais boletos e carnês. O carnê de pagamento é interessante para quem não possui conta em banco e precisa parcelar uma compra. Já em relação ao empreendedor, é uma boa opção porque ajuda a prever uma renda mensal.

Neste artigo, entenda como funciona o carnê, conheça as suas principais vantagens e aprenda como emitir de forma fácil para os seus clientes!

Como funciona o carnê de pagamento?

Carnês são vários boletos emitidos para pagamento de vendas ou de serviços parcelados. Ele é utilizado para realizar pagamentos mensais com data de vencimento pré-acordada com o prestador de serviço ou vendedor.

Geralmente, a recorrência do carnê é mensal. Portanto, se o primeiro vencimento for no dia 10/06, o padrão seguirá para os próximos meses: 10/07, 10/08, e assim por diante. Esse é um meio de pagamento muito utilizado por provedores de internet, escolas, cursos online e prestadores de serviços continuados.

Quero emitir boletos e carnês agora mesmo

Quais são as diferenças entre carnê e boleto bancário?

Por serem métodos de pagamentos em que a emissão de cobranças é realizada com valores e datas definidas, você pode achar que boletos bancários e carnês são iguais. Mas há algumas diferenças entre essas cobranças quanto a sua utilização. Veja:

Boleto

O boleto bancário é um meio de pagamento muito utilizado por consumidores brasileiros. Segundo a Febraban, cerca de 5,1 bilhões de boletos já haviam sidos processados nos 6 primeiros meses do ano de 2022.

Esse é um título de cobrança que oferece várias opções de pagamento para o cliente. Assim que o boleto é gerado, ele pode ser pago em bancos, correspondentes bancários, lotéricas e até em aplicativos bancários ou Internet Banking. 

Como esse método oferece muitas vantagens para o consumidor, pode ser uma boa alternativa utilizá-lo se você possui um e-commerce, é um profissional autônomo ou gestor de uma pequena ou média empresa.

Além disso, com o boleto, o cliente não precisa fornecer dados bancários. Portanto, ele é considerado uma opção segura para uma compra feita pela internet.

Quando a sua empresa oferece esse tipo de pagamento, há ainda outros benefícios, como:

  • a possibilidade de cobrança de juros e multa;
  • o processo de emissão ágil e com baixo custo;
  • a oportunidade de oferecer descontos para pagamentos à vista;
  • a facilidade de pagamento mesmo após a data de vencimento.

Vale lembrar que todas essas vantagens encontradas na utilização do boleto bancário, também podem ser atribuídas ao carnê. A principal diferença entre os dois meios de pagamento está relacionada a forma de utilizá-los.

O boleto é utilizado para compras em que será paga uma única parcela, tanto para serviços, quanto para produtos. Mas se o pagamento for realizado em forma de mensalidade ou para compras parceladas, o carnê é a opção adequada. Veja a seguir mais informações sobre o carnê.

Conheça também: Vantagens do Boleto com Pix (Bolix) — e como gerar na Conta Efí

Carnê

Utilizar o carnê como forma de pagamento não é tão comum quanto optar pelo boleto bancário ou cartão de crédito. 

Mas, ainda assim, três em cada dez brasileiros escolhem essa alternativa na hora de realizar uma compra. Muitas lojas ofereciam o carnê antigamente em suas unidades físicas. Essa era a opção de pagamento utilizada por pessoas com poder aquisitivo mais baixo e que não tinham acesso aos cartões de créditos de forma facilitada, como acontece nos dias atuais.

De acordo com a pesquisa do SPC e CNDL, a classe que mais utiliza o carnê são as C, D e E. Os itens mais comprados são roupas e calçados (42%), seguidos de eletrônicos (21%), móveis (14%) e eletrodomésticos (10%). Mas esse método também é utilizado para financiar veículos e imóveis, matrícula de escolas e faculdade e outros.

O carnê também é uma boa opção por dar a oportunidade de realizar compras com um valor mais alto. Assim, após fazer o carnê, o cliente sabe exatamente o valor que irá pagar a cada mês. E, ainda, a data de vencimento de cada parcela.

Além disso, os carnês podem ter acréscimo de multa e juros após o vencimento. E, apesar de poder ser pago após a data de vencimento, você receberá o valor somado com os acréscimos do atraso. Mas se isso acontecer e o cliente não conseguir manter o pagamento em dia, com o carnê é fácil renegociar a dívida.

7 passos para fazer seu carnê de pagamento

4 vantagens em utilizar o carnê

1. Mais flexibilidade nos pagamentos

A primeira vantagem do carnê é que a sua empresa vai oferecer mais de uma opção de pagamento para o seu cliente, além do boleto bancário e do cartão de crédito. Isso, por si só, já faz com que a experiência com sua empresa seja ainda melhor.

2. Maior previsibilidade nas finanças

Esse método de pagamento auxilia na manutenção, mês a mês, da renda fixa e ainda pode diminuir o atraso nos recebimentos.

3. Facilidade no parcelamento

O carnê faz com que uma compra em um valor alto seja parcelada em até 24 vezes. Por isso, ele é uma boa opção para quem não possui o valor integral no momento da compra.

Nesse sentido, é preciso considerar que muitos consumidores preferem não adquirir cartão de crédito devido a taxas de juros cobradas. Além disso, há aqueles que não possuem conta em banco ou que simplesmente não querem usar o limite do cartão. Para esses clientes, o carnê é uma boa alternativa.

4. Cobrança de juros e multas simplificada

Se o cliente atrasar o pagamento ou quitar a fatura do mês após a data determinada, a empresa tem a opção de cobrar ou não juros e multas no momento em que o pagamento for efetuado.

Nesse caso, o valor pode permanecer o mesmo por um tempo depois do vencimento ou podem ser acrescidos a soma dos juros e multas já no primeiro dia após o vencimento da fatura. Isso vai depender da configuração de cobrança estabelecida.

Aprenda como calcular juros e multas de um boleto

Como emitir carnê de forma facilitada

Agora que você já entendeu como funciona o carnê, ficou com vontade de oferecer esse tipo de pagamento na sua empresa?

Com a Conta Digital da Efí Bank, você consegue emitir diversos tipos de cobrança de forma econômica e segura. Além disso, você não paga tarifas de emissão, baixa ou cancelamento dos boletos e carnês. Somente é cobrada a tarifa quando seus clientes pagarem você.

Em plataformas como a Efí, você consegue gerar boletos e carnês de forma facilitada, sem burocracia, seja você pessoa física ou jurídica. Você pode contar, inclusive, com a emissão manual pelo app ou plataforma web; ou integrar a API Cobranças às suas operações para emitir e enviar boletos de forma automatizada.

Além de ferramentas para emissão da cobrança, nossa Conta Digital oferece a gestão completa de boletos e carnês, clientes e serviços. Tudo isso no mesmo local, fazendo com que você realize todo o processo com segurança. Além disso, sem burocracia e de forma rápida, já que todas as funcionalidades são unificadas e integradas.

Ainda não tem CNPJ? Seja Efí Pro e comece a vender!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.