Finanças e Gestão

Entenda por que o capital de giro é tão importante para seu negócio

Criado em 18 de abr. de 2017

(Atualizado em 24 de abr. de 2019)

Se você é empreendedor, provavelmente já passou (ou passa) por momento de falta de dinheiro em caixa, queda nas vendas e dificuldades para encontrar fontes de investimento em seus negócios. Portanto, não ajuda o fato de que o mercado está cada vez mais competitivo e sujeito às flutuações do mercado financeiro e das políticas públicas de incentivo ao crédito.

Atualmente, vários empreendedores dependem de políticas públicas de incentivo ao crédito. Isso é necessário para manter níveis mínimos de capital de giro em suas empresas. A intenção do governo é manter as taxas de emprego formal e a circulação de capitais no mercado, a fim de aquecer a economia.

Contudo, como incentivar esses empreendedores? Assim, para garantir maior estabilidade econômica e acesso a recursos financeiros, o capital de giro tem importância fundamental na sobrevivência de empresas hoje em dia. Confira!

O que é capital de giro?

Capital de giro é um conceito econômico e contábil. Ele representa recursos de rápida liquidez no âmbito das empresas. Por exemplo, esses recursos são dinheiro (em banco ou em caixa), créditos a receber, estoques disponíveis para venda, entre outros. Em uma demonstração contábil, esse patrimônio é listado como crédito nas contas das empresas, porque está disponível para utilização pelo empreendedor.

Qual é sua importância efetiva?

Toda empresa de sucesso necessita de um planejamento estratégico orçamentário e comercial. A partir desse planejamento, o empreendedor é capaz de tomar decisões, estabelecer diretrizes e obter empréstimos baseado nas informações sobre o capital de giro disponível. Dessa forma, entre várias outras medidas, esses planos podem incluir outras demandas. Exemplos são a aquisição de novos equipamentos e o aumento da produtividade por meio da compra de matérias-primas.  Até mesmo a contratação de novos funcionários pode ser incluso nessas demandas. O capital de giro também acarreta aumento do fluxo de atividades no âmbito da empresa. Ele pode ocorrer seja por meio da prestação de mais serviços (aumento da oferta) ou do investimento em expansão produtiva.

Qual a melhor maneira de aumentar a disponibilidade de capital de giro?

Se pensarmos em termos de política financeira e econômica, o governo pode aumentar as formas de concessão de crédito disponíveis para empreendedores. Isso ocorre por meio da criação de novas linhas de crédito, da redução de garantias para sua concessão e da diminuição das taxas de juro.

Há outras medidas possíveis?

Sim, e muitas delas dependem da própria administração da empresa. Como gestores comerciais e financeiros responsáveis pelas empresas, é importante que sejam realizadas algumas soluções. O intuito delas é que se reduzam custos e aumentem a produtividade. Nesse sentido, algumas companhias decidem, por exemplo, compartilhar processos produtivos e redes de distribuição. Assim, elas diminuem despesas e podem alcançar mais mercados. Além disso, alguns negócios “enxugam” setores mais custosos e menos eficientes, concentrando sua produção em áreas e produtos mais rentáveis.

Então, essas são algumas informações essenciais sobre capital de giro. Você tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário nas nossas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin e saiba mais!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.