Blog da Gerencianet

Pagamentos on-line, empreendedorismo e e-commerce

Boletos Registrados: Como funciona o Débito Direto Autorizado (DDA)?

Sabrina Carvalho

08/06/2018

DDA

O Débito Direto Autorizado (DDA) é uma das alterações resultantes da Nova Plataforma de Cobrança. Com o registro dos boletos, tornou-se possível a unificação de todas as informações sobre as cobranças emitidas em todos os bancos em uma plataforma centralizadora.

Outra mudança, a obrigatoriedade da indicação do nome completo e CPF ou CNPJ do pagador no boleto ou carnê, permitiu que todas as cobranças geradas com o mesmo CPF ou CNPJ, independente do banco utilizado, fiquem salvas em um mesmo lugar. Desta forma,  se você tem o DDA ativo, pode visualizar, em sua conta bancária, todas as cobranças destinadas a você e autorizar ou não o pagamento do boleto ou parcela de carnê.

Esta é uma maneira de você ter mais controle sobre as cobranças feitas a você e, em caso de tentativa de fraude, identificar com mais agilidade.

Saiba mais sobre a Nova Plataforma de Boletos

Apareceu um DDA de uma fonte desconhecida. O que fazer?

Antes de tudo, você pode ficar tranquilo. O DDA é informado em sua conta, mas o débito só é realizado se você autorizar. Nenhum pagamento será realizada sem seu consentimento.

Em seguida, procure informações sobre a cobrança. Em alguns casos, o DDA informa apenas o nome do cedente, que pode ser uma instituição de pagamento, como a Gerencianet, e não o nome do sacador/avalista, que é quem realizou o serviço ou fez a venda para você. Caso tenha dúvidas sobre o débito, entre em contato com a empresa cedente e informe-se.

Se você não tem o DDA ativo e deseja ativar, entre em contato com sua agência ou verifique a opção no próprio aplicativo do banco.

Quer saber mais sobre boletos registrados? Clique aqui!

eBook grat

Categoria

Formas de Pagamento

Ver todos os posts desta categoria

Os melhores conteúdos sobre tecnologia de pagamentos e gestão na sua caixa de entrada.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente:

Carregando...