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Boletos Recorrentes: saiba como e por que usar essa modalidade

Publicado em 07 de agosto de 2015 (atualizado em 02 de setembro de 2020)
Saiba o que é e por que utilizar o boletos recorrentes

Você já conhece a ferramenta de boletos recorrentes? Com ela, é possível agendar o envio de boletos para seus clientes com a periodicidade que precisar, que pode ser mensal, a cada 2 meses, 3 meses, 6 meses, anual ou a cada 2 anos.

Os boletos gerados por recorrência possuem sempre os mesmos dados, como item de cobrança, valor, dia do vencimento e forma de envio . Para alterar alguma informação é necessário cancelar o agendamento e configurar um novo. A cobrança é gerada 10 dias antes da data de vencimento.

Boletos Recorrentes X Carnê

Alguns clientes preferem o envio de boletos recorrentes e outros preferem os carnês para cobrar mensalidades ou vendas parceladas. Apesar de possuírem o mesmo objetivo final, algumas características são diferentes:

Carnês

Os carnês são enviados de uma só vez ao cliente. Assim, ele tem acesso a todas as parcelas e a opção de fazer o pagamento adiantado.

Boletos Recorrentes

A vantagem do boleto recorrente é que seu cliente recebe a cobrança a cada parcela e não se esquece de realizar o pagamento. Além disso, ele não corre o risco de perder o documento ou pagar parcelas antecipadas por engano.

Como fazer?

A emissão de boletos recorrentes é rápida e semelhante ao processo de emissão simples:

  1. Acesse o menu Boletos da seção Boletos e Carnês
  2. Preencha os dados da cobrança: destinatário, item de cobrança e a data de vencimento
  3. No campo Agendamento, escolha a periodicidade que deseja. O dia de vencimento será o mesmo da primeira cobrança
  4. Escolha a forma de envio.

Pronto! O agendamento está feito.

Cancelamento

As cobranças são geradas por tempo indeterminado e podem ser canceladas a qualquer momento. Para isso, siga os passos abaixo:

  1. Acesse o menu Boletos da seção Boletos e Carnês
  2. Clique na aba Agendados. Nesta seção, você visualiza todas as informações dos seus agendamentos
  3. Selecione a cobrança que deseja cancelar
  4. Clique no botão Desativar.

A partir do momento que você confirmar o cancelamento, nenhuma nova cobrança será gerada e o agendamento é excluído. Na mesma seção, você pode alterar a data de vencimento e a periodicidade da cobrança e enviar um e-mail ou SMS para seu cliente. Se você alterar alguma opção da recorrência, os novos dados serão válidos também para as próximas cobranças.

2ª Via

Se seu cliente perder o boleto ou realizar o pagamento após a data de vencimento, ela pode ter acesso à 2ª Via já com os valores de juros e multas adicionados diretamente pelo endereço /segunda-via/, sem precisar entrar em contato com você. Para isso, é necessário realizar a configuração de Juros e Multas no menu Configurações. Confira neste artigo como fazer o procedimento.

Nova call to action

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Categoria

Boletos e Carnês

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