Abrir conta digital grátis Carregando

Boletos de cobrança: por que é vantajoso utilizar essa modalidade?

Publicado em 17 de agosto de 2018 (atualizado em 25 de abril de 2022)
Boletos de Cobrança

Atualmente, um dos principais diferenciais que as empresas podem oferecer aos seus clientes são as opções para pagamento. Assim, entre as modalidades preferidas dos consumidores brasileiros estão, sem dúvidas, os boletos de cobrança.

Eles oferecem segurança e praticidade para o pagamento de compras e para a aquisição de serviços. Dessa forma, uma empresa que permite diferentes opções de pagamentos terá muito mais chances para ampliar o negócio.

Além disso, essa é uma maneira de minimizar riscos de inadimplência. Afinal, quando o consumidor tem opções, as desistências de pagamentos são menos frequentes.

Levando tudo isso em consideração, a aceitação de boleto bancário como forma de pagamento é essencial em qualquer negócio. Além da flexibilidade para o consumidor, essa também é uma solução bastante eficiente para as empresas.

Neste artigo você verá quais são as principais vantagens dessa modalidade de pagamento. Confira!

Como funcionam os boletos de cobrança para as empresas?

Todo o processo de gerenciamento e emissão de boleto bancário pode ser feito por meio de uma Conta Digital focada em negócios — ela tem a função de controlar as finanças de forma simplificada e assertiva.

Em 2018, a Febraban implantou no país o chamado boleto registrado. Dessa maneira, todos os documentos precisam seguir a mesma regra.

Na prática, quando um boleto é criado, são enviados à instituição financeira responsável todos os dados do pagador e da cobrança. Entre essas informações estão CPF ou CNPJ, valor de cobrança, endereço, prazo para pagamento e considerações sobre os juros e multas por atraso. Os boletos de cobrança comuns, sem registro, não são considerados tão seguros pela falta de disponibilização dos dados do cliente. 

Além do mais, quando um boleto é registrado, sua validade passa a ser em toda a rede bancária e correspondentes financeiros. Desta forma, as opções para a quitação são ampliadas. Ou seja, mesmo após o vencimento do documento ele pode ser pago em qualquer estabelecimento, o que não é permitido quando o boleto não é registrado.

Assim, ao escolher uma Conta Digital para sua empresa, certifique-se de que ela já segue a nova regulamentação. Assim, o seu negócio não vai ter nenhum tipo de problema.

Quais são as vantagens dos boletos de cobrança para clientes e empresas?

Usando uma solução adequada, todo o processo de emissão e controle de boletos poderá ser feito de forma bastante simples. Entre as principais vantagens que você terá ao oferecer essa forma de pagamento aos clientes, variando de acordo com a Conta Digital escolhida, estão:

  • facilidade para avaliar o que já foi recebido e faturamentos futuros, garantindo melhor controle no fluxo de caixa;
  • praticidade para usar o saldo dos boletos de cobrança para fazer transferências e também para o pagamento de contas;
  • condições e tarifas podem ser negociadas com algumas contas digitais, de acordo com a necessidade de cada negócio;
  • atração de mais clientes que não gostam de usar cartões de crédito;
  • os valores pagos por meio de boleto bancário podem ser disponibilizados em até um dia útil após a quitação;
  • o boleto tradicional, com código de barras, pode vir acompanhado de QR Code Pix em algumas contas digitais. Ou seja, você pode receber o pagamento de forma instantânea em qualquer horário e dia da semana. Saiba mais!

Claro que as vantagens dos boletos não são apenas para as empresas que os emitem. Portanto, os benefícios também se estendem e contemplam os clientes. Entre os principais, podemos destacar os seguintes:

  • pagamento seguro e facilitado, que pode ser feito em toda a rede bancária, inclusive usando aplicativos e internet banking, mesmo após o vencimento — no caso dos boletos registrados;
  • melhor alternativa para quem não quer usar dinheiro em espécie ou cartão de crédito;
  • podem ser concedidos descontos de acordo com a política da empresa emissora, em casos de pagamentos antecipados.

Receber por boleto bancário é seguro? 🔒

Uma dúvida recorrente quanto ao uso de alternativas de recebimento, além do dinheiro em espécie, é o quesito segurança. Além da praticidade, os empresários também precisam ter a certeza de que as transações serão eficientes e sem riscos. Assim, a segurança precisa ser garantida tanto para as empresas quanto para os clientes.

Considerando a dúvida, a obrigatoriedade dos boletos registrados foi a solução encontrada pela Febraban para extinguir quaisquer tipos de problemas relacionados à segurança. Pagamentos divergentes também já não são aceitos com a adesão dos documentos registrados, medida fundamental para evitar prejuízos.

Muitos consumidores também não se sentem seguros ao fornecer dados bancários — como números de cartão e da conta. Para eles, priorizar os boletos de cobrança é muito vantajoso, já que a modalidade não exige os dados bancários do comprador. Esse fato torna a transação mais atrativa e segura para aqueles que possuem receio de fornecer os dados pessoais.

Você pode se interessar por: Como gerar boleto de forma simples e fácil? Entenda aqui!

Como fazer o controle da inadimplência?

Um dos principais problemas enfrentados pelas empresas, independentemente da área de atuação, é a inadimplência. Os setores de educação, varejo, financeiro e prestação, por exemplo, precisam se desdobrar para encontrar alternativas que diminuam os riscos consequentes dos pagamentos em atraso.

Algumas práticas encontradas para coibir os inadimplentes é o uso de estratégias que incentivem os bons pagadores. Além disso, é necessário criar penalidades para aqueles que ultrapassam o prazo de pagamento estipulado.

Como Cobrar Clientes Inadimplentes

Para isso, é fundamental que o gestor financeiro do negócio tenha à disposição ferramentas que possibilitem essas ações. A plataforma responsável pela liberação dos boletos de cobrança precisa ser capaz de conceder descontos proporcionais à antecipação proposta ao cliente.

Essa possibilidade incentiva o consumidor a pagar a sua conta antecipadamente, tendo em vista que ele terá um benefício financeiro.

Leia também: O que é inadimplência e como a Gerencianet te ajuda a reduzir esse problema?

Qual Conta Digital escolher para o seu negócio?

Existem dezenas de contas digitais com soluções de pagamento no mercado. Isso exige que a empresa com interesse no serviço faça algumas pesquisas antes de optar por uma ou outra. É preciso levar em consideração as necessidades do negócio e tudo o que a Conta Digital tem a oferecer.

Como dica geral, recomendamos que o gestor leve em consideração alguns pontos-chave antes de tomar uma decisão:

  • funcionalidades e facilidades disponibilizadas na plataforma geradora de boletos;
  • respaldo e suporte técnico oferecido;
  • prazo para o recebimento do dinheiro após o pagamento do boleto;
  • tarifas que estejam de acordo com a realidade e porte da empresa contratante;
  • oferecimento de boletos e carnês registrados;
  • experiência e tradição no mercado.

Como vimos, não faltam motivos para a adoção dos boletos de cobrança na sua empresa. Pelo contrário, há muitas razões que fazem com que essa modalidade seja uma das mais seguras e eficientes.

A dica é escolher uma empresa que ofereça todo o suporte adequado às necessidades da sua empresa. Portanto, os principais requisitos são: garantia de segurança das transações e disponibilidade dos recursos de gestão para fazer o controle necessário.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Se você tem interesse em conhecer nossos serviços de geração de boletos de cobrança, aproveite para entrar em contato hoje mesmo! Nós certamente temos a solução mais prática e vantajosa para o seu negócio. 🧡

Categoria

Boletos e Carnês

Ver todos os posts desta categoria

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes, de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições. OK