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Checklist: 5 passos para vender mais na Black Friday 2021

Publicado em 19 de outubro de 2021 (atualizado em 09 de novembro de 2021)
Mulher loira sentada de frente para um notebook com uma caneta nas mãos. Na mesa há algumas caixas para a black friday 2021.

A Black Friday 2021 já está com data marcada: 26 de novembro. Para aproveitar o mês mais importante do e-commerce e fechar novembro com bons resultados, é importante ter um planejamento bem definido. 

A expectativa é de que esta seja a maior Black Friday de todos os tempos aqui no Brasil. Em 2020, a crise sanitária e o fechamento das lojas físicas fizeram o comércio virtual crescer de maneira repentina — o ano fechou com um acumulado de mais de 73% de aumento nas vendas online

Agora, com um e-commerce mais maduro, a confiança dos consumidores aumentou e os números comprovam isso: 87,75% pretendem comprar nesta Black Friday. No ano passado, 76,5% fizeram compras nesta data.

Pensando nisso, criamos uma checklist com os principais passos para que você consiga alavancar as vendas do seu negócio de forma organizada e eficiente. Prepare o papel, a caneta e anote as dicas!

Checklist para a Black Friday 2021

1. Prepare seu e-commerce com antecedência

Se você ainda não começou a ajeitar seu e-commerce para as ofertas de novembro, coloque isso como prioridade. Tenha em mente que a Black Friday 2021 vai ser intensa e que sua loja online precisa se preparar para garantir o cenário perfeito para o cliente. 

Por isso, dê atenção a questões técnicas como a boa usabilidade do seu site. Você conseguirá fechar mais vendas se oferecer uma plataforma que suporte alta demanda e não fique lenta ou saia do ar durante os picos de acesso.

Além disso, não se esqueça de reforçar seu estoque, selecionar os itens que entrarão em promoção e definir a tabela de fretes e as configurações de logística. 

Também faça uma análise de preços da concorrência para definir os seus valores de forma mais assertiva. Lembrando que a Black Friday deve trazer lucro e não prejuízo para o seu negócio, hein? A dica é escolher produtos com maior margem para desconto e, também, itens encalhados no estoque. 

Veja também: Como estruturar preços da sua loja virtual?

Um levantamento apontou os principais fatores que influenciam a compra online, além do preço. Veja só:

  • 55% valorizam o preço do frete ou frete grátis
  • 29% valorizam o prazo de entrega;
  • 27% valorizam a credibilidade ou segurança do site ou aplicativo;
  • 25% valorizam o cashback;
  • e 24% valorizam a facilidade no pagamento.

Por último, planeje-se para definir quais as formas de cobrança o seu e-commerce vai oferecer aos clientes. Então, que tal conhecer os melhores meios de pagamento para a Black Friday? Descubra a opção mais indicada para vender mais.

Conheça os melhores meios de pagamento para Black Friday

2. Invista em uma boa plataforma para receber pagamentos

E por falar em facilidade no pagamento, além de um site bem estruturado, você precisa contar com uma boa plataforma para emitir e gerenciar cobranças. 

A sua loja vai atrair clientes de todos os tipos e você precisa ter uma estrutura que agrade a todos. Há os que preferem a agilidade do Pix, outros estão acostumados a pagar por boleto e ainda têm aqueles que precisam parcelar a compra no cartão de crédito

Por isso, escolha um sistema robusto, seguro e que garanta que as suas vendas não parem. Existem contas digitais focadas em negócios que oferecem uma série de ferramentas para facilitar a rotina de empreendedores.

Na Gerencianet, por exemplo, você pode automatizar as cobranças em seu sistema para ganhar mais agilidade nas vendas. Ou seja, a gente cuida das emissões para você, enquanto você foca no que realmente importa — o seu negócio.

Além disso, oferecemos relatórios diários sobre todos os valores recebidos. Ao final do dia, um e-mail personalizado é encaminhado a você informando qual o status das cobranças e outros dados importantes para a sua gestão financeira. Praticidade, aqui, é a palavra-chave!

Saiba mais: Pagamento online: passo a passo para começar a receber em seu negócio

Ainda não tem uma conta digital? Abra a sua na Gerencianet!

3. Prepare seu público para a Black Friday 2021 

Os clientes, provavelmente, já estão pesquisando preços e sites para as compras de novembro. Por isso, comece a divulgar antes e deixe sua audiência consciente sobre a sua Black Friday.

Como fazer isso? Bom, há várias maneiras. As redes sociais são ótimos canais para atrair clientes nesse período. Use a criatividade para criar campanhas que chamem a atenção do seu público, afinal, muitas empresas vão disputar com você.

Aliado a isso, dispare e-mails para a sua base de clientes oferecendo descontos em produtos ou serviços que eles já demonstraram interesse.

Capte, também, os endereços eletrônicos de pessoas que estão acessando o seu site. Para isso, crie landing pages, pop-ups e outros recursos que possibilitem o cadastramento do público que deseja receber informações sobre as suas promoções com antecedência. 

O segredo é gerar expectativa sobre as vantagens de comprar em sua loja na Black Friday 2021. Para isso, use os gatilhos mentais da escassez e da urgência para reforçar que a promoção é por tempo limitado e que os produtos podem esgotar a qualquer instante.  

4. Aposte nos anúncios de remarketing

Outra dica de ouro é apostar no remarketing. Essa é uma forma poderosa de impactar quem já demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Ou seja, você vai relembrar esse lead ou cliente sobre o desejo de compra e ainda oferecer um desconto especial.

O remarketing pode ser feito de diferentes formas, por exemplo:

  • um e-mail para lembrar sobre os itens que foram esquecidos no carrinho de compra;
  • um aviso de alguma promoção no site que possa interessar essa pessoa específica;
  • um anúncio, pelo Instagram ou Facebook, de um produto que o cliente quase comprou.

Enfim, essa é uma oportunidade de pegar o lead que ainda não converteu e convencê-lo de que isso é uma boa ideia.

Como lucrar vendendo em um marketplace

5. Aproveite o mês de novembro

Pegue uma carona na Black Friday 2021 e aproveite para prolongar o tempo de campanha. Desde que você tenha investimento, equipe e estoque, essa prática é bastante indicada.

A Black Week, por exemplo, promove 7 dias de descontos. Há, ainda, lojas que fazem ofertas durante todo o mês. 
Você pode fazer promoções por categoria. Quer um exemplo?

  • Na segunda-feira, todos os produtos da categoria x com 10% de desconto;
  • na terça-feira, todos os produtos da categoria y com 20% de desconto;
  • e por aí vai!

O importante é garantir que as grandes ofertas fiquem reservadas para a sexta-feira. Afinal, é o dia oficial da liquidação e os clientes esperam por isso! Você ainda pode oferecer frete grátis, brindes e cupom de desconto para primeira compra. 

Saiba mais: 4 tipos de oferta que todo e-commerce precisa conhecer

E aí, mãos na massa? Comece a preparar o seu negócio, a sua equipe e as suas ações de marketing. Temos certeza de que, com essas dicas, a sua Black Friday 2021 será um sucesso! 🧡 

Categoria

Empreendedorismo

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