Finanças e Gestão

Banco para empresas é a única opção? Descubra aqui!

Criado em 3 de nov. de 2017

(Atualizado em 25 de abr. de 2022)

Sabemos que a rotina de qualquer negócio passa por questões financeiras. Mas, seria o banco para empresas a única opção existente? Atribui-se aos templários, a antiga ordem religiosa integrante da igreja católica, a criação do conceito de banco, e por muitos anos esse modelo foi uma solução satisfatória utilizada por toda a população.

Muitas vezes, contudo, os bancos apresentam uma burocracia que atrasa a rotina de uma empresa. Afinal, por ser dependente de uma instituição financeira, seu negócio deve se adaptar ao que é exigido por ela.

Mas a tecnologia tem transformado a maneira como encaramos o sistema financeiro atual. Hoje, as empresas têm mais opções além daquelas entregues por uma agência bancária comum para realizar cobranças, emitir boletos e realizar transferências.

Então nesse post vamos falar sobre as plataformas de pagamento online. Além disso, também vamos explicar como elas podem ser opções viáveis para o seu negócio. Continue lendo e confira!

A plataforma de pagamentos online

De modo geral, uma ferramenta de pagamentos online é uma solução baseada em tecnologia para complementar ou substituir alguns serviços prestados por bancos.

Entre os serviços disponíveis na contratação de uma dessas plataformas estão a emissão de boletos, realização de cobranças e transferências. Com isso, a empresa não se preocupa mais em interagir com o banco, já que a empresa que oferta a plataforma tem parceria direta com as instituições bancárias.

E muitas empresas estão optando por usar esse tipo de solução justamente para evitar a burocracia encontrada em instituições bancárias.

Para emitir boletos, por exemplo, a sua empresa tem de realizar a abertura de uma conta, entrar em contato com o gerente, realizar o pedido da autorização para emissão de boletos. E, só então, por fim, fazer a homologação dos boletos gerados.

Além, é claro, de desenvolver a sua própria solução para geração de boletos ou contratar uma solução que os emita de acordo com as especificações do banco. Mas, contando com uma solução de pagamento online, você evita todos esses passos.

Os benefícios das plataformas

O uso dessa ferramenta pode auxiliar a sua empresa com a diminuição de tarefas e interação com o banco. Mas também tem muitos outros benefícios a serem levados em conta.

Então, veja alguns motivos pelos quais você deve investir em uma plataforma de pagamentos online para a sua empresa:

Redução de tarifas

Os bancos lucram com as tarifas que são impostas aos clientes por seus serviços. E então, quanto mais serviços a empresa utiliza, mais tarifas serão cobradas.

Diante disso, optar por uma plataforma de pagamentos pode reduzir, e muito, os seus custos com instituições bancárias. E, no mercado competitivo de hoje, cortar custos pode ser uma palavra-chave na sobrevivência de qualquer empresa.

Como uma Instituição de Pagamento pode turbinar as vendas do seu negócio?

Boletos registrados

A modalidade mais utilizada pelas empresas é a do boleto sem registro. Basicamente, ela permite que a tarifa incidente sobre o boleto emitido só seja cobrada pelo banco mediante a sua compensação.

Mas essa categoria logo será extinta pelos bancos. Segundo a Febraban, a Federação dos Bancos, o plano é dificultar a utilização desse tipo de serviço até o fim de 2017.

Em 2018, os boletos sem registros deverão ser aceitos apenas pelo banco que os emitiu. Portanto, acaba-se com a mobilidade de pagamento ofertada aos seus clientes. Com isso, os bancos pretendem fazer com que as empresas migrem para a carteira com registro, que possui um número maior de tarifas.

Por outro lado, a plataforma de pagamentos online da Efí continuará oferecendo o serviço de boletos registrados. Nessa modalidade, a tarifa somente é cobrada quando é quitado o boleto registrado (sem tarifa de emissão, baixa ou cancelamento). Portanto, esse é uma alternativa valiosa para as empresas.

Mobilidade

Ao contrário do modelo tradicional de se dirigir a uma agência bancária sempre que qualquer imprevisto ocorra com suas cobranças ou passar minutos preciosos ao telefone tentando resolver pendências, com uma plataforma de pagamentos a resolução dos seus problemas está a um clique de distância.

A plataforma de pagamentos oferece aos seus clientes a mobilidade de utilizá-la de qualquer local. E o acesso é feito por meio de um dispositivo com acesso à internet. Assim, você poderá visualizar todas as informações de suas cobranças de maneira ágil e simples.

Automatização

A eficiência aumenta com a automatização de tarefas. Ao utilizar um sistema de pagamentos, os seus colaboradores agora terão mais tempo disponível para se dedicar às atividades-chave para alavancar a sua empresa. Antes, os funcionários perdiam muito tempo com tarefas de cobrança. 

E vale lembrar que a automação também é responsável pela diminuição de erros que podem ocorrer quando tarefas repetitivas são executadas por pessoas.

Facilidade

Implementar um portal de pagamentos em sua empresa é relativamente fácil. A empresa responsável pela solução é que se encarrega dessa tarefa, entregando uma solução de simples navegação e intuitiva para os seus clientes.

E essa boa experiência fornecida ao seu comprador ainda pode auxiliar na geração de leads para o seu negócio.

Como criar uma conta em uma plataforma

Bom, com todas essas vantagens e facilidades, você deve estar se perguntando como fazer para criar uma conta em uma dessas plataformas para a sua empresa. Então, vamos lhe dar um passo a passo baseado no Efí, a nossa plataforma de pagamentos online.

Abrir uma conta é bem simples: basta acessar o QR Code presente no menu “Abra a sua conta” ou baixar direto o aplicativo da Efí, disponível para iOS e Android. Não há nenhuma tarifa para se registrar, nem mensalidade! Após realizar o acesso ao aplicativo, você deverá preencher um breve cadastro. Nele você informa nome, telefone, número de recebimentos por mês, CPF ou CNPJ (Efí atende pessoas físicas também) e e-mail.

A contratação do serviço não é obrigatória ao preencher o cadastro. 

Ao fechar o contrato, você já poderá realizar as suas emissões de boleto e cobranças. Porém, para utilizar o saldo, serão realizados os procedimentos de validação da conta, que consiste em cadastrar uma conta bancária e receber um depósito de pequeno valor para confirmação.

Também geramos a assinatura eletrônica para garantir a segurança dos seus clientes e de todas as suas transações. E não se preocupe: a plataforma é intuitiva, e sua curva de aprendizado será bem curta.

Bem, como você pôde verificar, existe, sim, uma opção ao banco para empresas que reduz os custos e entrega várias vantagens para o seu negócio. Sendo assim, não deixe de aproveitar todos esses benefícios!

Agora, o que acha de entrar em contato com a Efí? Podemos te ajudar a alavancar suas vendas por meio de uma plataforma segura e moderna. 

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.