Finanças e Gestão

Faça um balanço de fim de ano do seu negócio

Criado em 14 de nov. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Quando você inicia um negócio, mesmo que sozinho, é preciso definir logo as metas a serem alcançadas em um determinado período. Afinal, são elas que embasam suas ações para a obtenção de resultados. E para ter sucesso nas metas, é fundamental acompanhar de perto os resultados obtidos. O balanço financeiro é uma demonstração contábil que pode auxiliar na definição e mensuração das metas para sua empresa.

Pensando nisso, separamos algumas dicas que podem ajudar você.

Avalie as metas e os resultados

Apesar de ser um procedimento comum, realizar o balanço financeiro apenas no fim de ano não é o indicado. O balanço de final do ano é o resultado da comparação do processo planejado com o que foi efetivamente realizado. É mais fácil controlar as movimentações mensais do que fazer toda a verificação no fim do ano. Desta forma, o balanço anual fica muito mais simples e com resultados mais reais.

Suas metas foram muito agressivas? Houve alguma análise falha que o levou a considerar isso? Como foram os resultados? O momento é de reflexão, mas é preciso se apoiar em dados concretos. Desta forma, o planejamento do próximo ano será pautado em metas adequadas à realidade do mercado da sua empresa. O balanço financeiro ajuda a evitar problemas relacionados ao esquecimento das informações passadas ou à falta de detalhamento dos dados da empresa.

Realize o balanço financeiro junto ao contador

Geralmente é o contador da empresa que desenvolve esse processo, mas é fundamental acompanhar tudo de perto. O empreendedor precisa estar ciente de todo esse trâmite, já que é a parte mais interessada no sucesso do negócio. Portanto, esclareça dúvidas, questione dados e investigue informações, porque o mais importante é saber detalhar cada ponto do balanço financeiro.

Faça um balanço patrimonial

O balanço financeiro também é o momento de realizar o balanço patrimonial, ou seja, identificar como anda, de fato, a saúde financeira do seu negócio. Faz-se necessário, portanto, diferenciar ativos e passivos para obter o patrimônio líquido, o real capital disponível da empresa.

O ideal é, inclusive, que esse balanço patrimonial seja acompanhado durante o decorrer do ano. Uma avaliação trimestral é indicada para a realização de ajustes que favoreçam o caixa. Por isso, mantenha-o organizado para que, ao final do próximo ano, surpresas desagradáveis sejam completamente evitadas ou, pelo menos, reduzidas.

Repasse as informações à equipe

Repasse Balanço Financeiro

Mesmo que o número de funcionários seja pequeno, é importante que os colaboradores sejam informados dos resultados do balanço financeiro. Essa apresentação pode se dar em uma reunião de fim de ano com o intuito de demonstrar como o envolvimento de todos é fundamental para a continuidade do negócio. É também uma oportunidade de agradecer pelo ano que se passou e de fortalecer laços para o ano seguinte. A equipe certamente se sentirá importante e valorizada.

Identifique as tendências do cenário

Mudanças de governo, possíveis crises financeiras, sazonalidades, questões climáticas. Os dados do balanço financeiro precisam ser acompanhados por uma boa análise de contexto. Afinal de contas, de um ano para outro muita coisa muda. Assim, as decisões para o próximo ano precisam considerar e contemplar essas questões.

Analise recursos tecnológicos e de infraestrutura

Recursos tecnológicos e de infraestrutura

É simples: para crescer, é necessário investir. Nesse sentido, o que soa como gasto pode ser a ferramenta que faltava para poupar tempo de execução e ampliar resultados. Por isso, é preciso avaliar quais recursos tecnológicos e de infraestrutura poderiam auxiliar as atividades do seu negócio.


Como exemplo podemos citar o acréscimo de novas opções de pagamento para seus clientes, aumentando a possibilidade de vendas, reduzindo inadimplências e até mesmo automatizando cobranças. Nesse sentido, um sistema para geração de boletos e controle de pagamentos pode fazer toda a diferença. Por isso, avalie onde a tecnologia poderia favorecer o crescimento do seu negócio. Considere as ponderações em seu planejamento estratégico do próximo ano.

Compare-se com os concorrentes

Nem sempre será possível ter acesso aos números de seus concorrentes. Contudo, é necessário avaliar o que foi desenvolvido em sua empresa. Além disso é fundamental mensurar a repercussão gerada no mercado e comparar com o que foi feito pelas empresas do segmento. Com isso você terá insights sobre em que investir e sobre como fazê-lo de uma forma mais eficaz.

Converse com seus clientes

Como anda a satisfação de seus clientes diante dos produtos e serviços oferecidos pelo seu negócio? Esse indicador é significativamente relevante para que se possa traçar com mais segurança os próximos passos do seu empreendimento. Afinal de contas, ninguém é mais indicado para falar sobre eficiência do que quem busca resultados práticos com o que é proposto por sua empresa.


Considere uma pesquisa de satisfação ou mesmo uma conversa mais próxima com seus clientes mais expressivos. Compile as informações e utilize-as a favor do crescimento do seu negócio no planejamento estratégico do próximo ano.

Use as informações para planejar

Um balanço financeiro sem um plano de metas e objetivos para o próximo ano não tem função. Afinal, seu objetivo é justamente fornecer dados para possibilitar revisões e melhorias. Assim, identifique quais foram as perdas e os ganhos do período e verifique quais foram os pontos críticos e por que eles aconteceram. Além disso, compare os resultados com os do período anterior, estipule um planejamento estratégico que contemple as melhorias do ano seguinte e trabalhe para que elas sejam efetivamente implementadas.

E você, já começou a fazer o balanço financeiro de fim de ano do seu negócio? Tem alguma dúvida ou sugestão? Comente nas nossas redes sociais e compartilhe suas experiências e impressões conosco Facebook, Twitter, Instagram e Linkendin!

 

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.