Efí Pay | Ecossistema de pagamentos

Como automatizar a cobrança dos meus clientes

Criado em 30 de dez. de 2014

(Atualizado em 13 de jun. de 2023)

Automatizar o processo de cobrança de seus clientes é um passo muito importante. Afinal de contas, toda e qualquer empresa busca a otimização dos processos. Primeiramente, porque isso facilita a vida dos próprios consumidores. Assim, a chance de fidelização aumenta e a taxa de inadimplência, consequentemente, diminui. E em segundo lugar, porque facilita a rotina administrativa do seu negócio. Como passa a ser mais fácil para o cliente pagar, para você também fica mais fácil receber, certo? Algumas práticas ajudam a automatizar as cobranças. Leia esse artigo e confira algumas!

Use o SMS na cobrança

É verdade que aplicativos como o WhatsApp são cada vez mais populares, mas só o SMS é mesmo universal. O SMS é rápido, seguro e sua taxa de leitura é de praticamente 100%! Mas como exatamente usar esse recurso para automatizar o processo de cobrança?
Você pode, por exemplo, disparar mensagens aos clientes em datas e horários determinados para lembrá-los dos prazos de vencimento de suas parcelas. Como seu recebimento é imediato e pessoal, é mais eficiente do que o tradicional envio de cobrança por correspondências. Cartas podem demoram a chegar e eventualmente se perder. Também é possível receber uma mensagem de confirmação da quitação do débito.

Envie boletos por e-mail

Enviar os boletos para os e-mails dos clientes é uma outra excelente forma de automatizar a cobrança facilmente. Por meio dele, você efetivamente coleta seus e-mails e pode utilizá-los para outros fins de marketing — como promoções e newsletters, por exemplo. Ao enviar e-mails com boletos, qualquer custo com impressão passa a ser dos próprios clientes, não mais seu.

Utilize planilhas do Excel

O Excel é um programa amplamente usado no meio empresarial. Ele é de grande familiaridade para qualquer profissional da área de finanças. Mesmo quem não lida com suas aplicações diariamente pode aprender facilmente suas funções básicas. Assim, automatizar a cobrança via Excel pode ser uma mão na roda para pessoas jurídicas.

Faça cobrança por PDF

Os documentos em PDF têm a vantagem de poderem ser visualizados da mesma forma em qualquer lugar. Eles podem ser visualizados tanto em smartphones quanto em computadores novos ou antigos. Com um bom sistema de organização, PDFs de boletos podem ser arquivados e acessados. Assim é possível ter um controle sobre o que foi gerado.

Gerencie boletos online

Uma plataforma de emissão e gerenciamento de boletos pode automatizar ainda mais seus processos. Esse serviço ajuda na elaboração e no envio de todas as formas de automatização da cobrança de seus clientes. Com um painel fácil de entender e visualizar, essa ferramenta ainda ajuda na cobrança dos clientes inadimplentes. A Efí, por exemplo, oferece todas as opções mencionadas.

Não importa o meio de pagamento oferecido ao consumidor, o mais importante é que as opções disponíveis facilitem sua vida. Automatizar a cobrança por diversos meios pode ser o diferencial para o seu negócio.
Qual dessas modalidades de cobrança por boleto chamou mais sua atenção? Aproveite para saber também para saber como fazer a cobrança de inadimplentes!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.