Tecnologia

Como a automação de serviços pode melhorar a performance da sua empresa? Entenda!

Criado em 19 de nov. de 2018

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

A agilidade dos processos é algo imprescindível dentro das empresas. O grande volume de informações, a necessidade de realizar multitarefas e a exigência por inovação no mercado fazem com que os colaboradores tenham que lidar com diversas funções. No entanto, algumas atividades podem — e devem — ser otimizadas por meio da automação de serviços.

Além de promover uma melhora crescente da performance da organização, a implementação de boas tecnologias traz uma série de outras vantagens. Neste artigo, mostraremos como isso acontece. Então acompanhe!

O que é automação de serviços e qual a sua importância?

O que é automação de serviços e qual a sua importância?

A automação de serviços nada mais é do que promover a implementação de recursos tecnológicos em um negócio. Ou seja, é a utilização de ferramentas e soluções tecnológicas com o intuito de simplificar e agilizar os processos internos, bem como reduzir seus custos.

A ideia base da automação de serviços é substituir metodologias de trabalho que se encontram defasadas. Muitas dessas técnicas ultrapassadas provocam lentidão e burocracia por toda a empresa. No lugar delas, entram instrumentos de trabalho potentes. Assim, inovar nesses métodos ajuda a lidar com a grande demanda de dados e também com a precisão deles.

Diversos serviços podem ser automatizados. Dentre eles estão: o preenchimento de planilhas, elaboração de relatórios, gestão financeira, geração de contratos, pagamentos e emissão de notas fiscais e propostas comerciais. Dessa maneira, apenas por essa amplitude de ações já é possível determinar a importância da automação.

Ao automatizar, a empresa tem mais precisão e organização no seu trabalho. Ela ainda garante a excelência do processo de tomada de decisões e permite à equipe ter foco na qualidade do produto/serviço oferecido.

Quais benefícios a automação pode trazer para o negócio?

Quais benefícios a automação pode trazer para o negócio?

A automatização de serviços repercute positivamente em vários aspectos de um negócio. Então continue a leitura e conheça os principais benefícios dela a seguir!

Ganho de produtividade

A alta produtividade é um objetivo almejado por toda empresa. Para consegui-la, é preciso — entre vários outros passos — automatizar os serviços. Através de tecnologias que facilitem a execução das tarefas, a produtividade aumenta em quantidade e, mais importante, em qualidade.

Imagine, por exemplo, que a sua equipe tenha um sistema de pagamentos que permita visualizar todos os recebimentos, suas datas e trâmites, bem como uma série de outras informações? É fato que a produção de relatórios e gestão financeira melhorariam. Assim, a equipe poderia focar em questões ligadas ao seu core business.

Redução de tarefas repetitivas

A repetição de tarefas diárias é comum quando os processos de trabalho são manuais. Isso faz com que os profissionais sobrecarreguem a sua criatividade e tenham menos motivação para realizar as suas atividades.

Ao implementar um sistema de automação de serviços, tais tarefas são delegadas às máquinas. Logo, o colaborador pode focar em atividades estratégicas para o negócio, como inovação, vendas e planejamento de ações de marketing.

Monitoramento corporativo

Uma das bases para que a empresa possa se desenvolver é conhecer a sua realidade. Uma das formas de fazer isso é manter documentações financeiras de períodos anteriores, por exemplo. Essa é uma prática de diversas empresas para realizar uma comparação do crescimento. Com a automação de serviços, fica mais fácil obter essa documentação.

Além disso, a sistematização permite à empresa acompanhar os seus resultados de maneira mais ampla e detalhada, cobrindo todos os setores da organização.

Padronização dos serviços

A padronização dos serviços é outro benefício proporcionado pela sistematização. A sincronia organizacional garantida pela implementação de um processo padronizado faz com que haja maior habilidade por parte da equipe em executar suas tarefas.

Ao padronizar, a equipe consegue manter uma qualidade crescente dos serviços oferecidos. Detectar inconformidades com maior facilidade e eficácia, também se torna possível. Portanto, vale lembrar que oferecer um serviço de qualidade, que siga um padrão, é o caminho para fidelizar clientes.

Redução dos gastos

Toda empresa almeja a redução dos custos de produção sem que, para isso, seja preciso prejudicar a qualidade dos serviços oferecidos. Quando ela automatiza tarefas, é possível conquistar maior produtividade, manter um padrão e reduzir tarefas corporativas, como já mostramos.

Consequentemente, temos como resultado a redução de gastos. A princípio é necessário investir em um sistema robusto, que ajude na automatização de tarefas. Mas, com o tempo, esse investimento é recuperado. Dessa forma, a empresa passa a ter uma redução dos gastos com as suas atividades corporativas. Ela pode inclusive repassar essa redução para os clientes, contribuindo para a criação de uma vantagem competitiva no mercado.

Maior conhecimento da empresa e do mercado

O conhecimento é ouro. Principalmente nesta era em que as empresas precisam se reinventar a todo instante para atender aos anseios do consumidor. A automatização de serviços permite acesso a mais informações sobre o negócio e o ambiente empresarial. Para gestores, esses dados podem ser fundamentais para a sustentabilidade da empresa. Conhecer os pontos que precisam ser melhorados, identificar insights que podem se transformar em diferencial, além de saber as tendências de mercado são os benefícios desse conhecimento.

Logo, a empresa consegue não só otimizar as tarefas da equipe, mas ajudá-la a se desenvolver com propriedade por meio do conhecimento. Assim, o fluxo de trabalho melhora e todas as partes saem ganhando, da empresa aos colaboradores e clientes.

Guia completo para melhorar o fluxo de trabalho

Integração dos setores

Organização e escalonamento são algumas das vantagens da automatização dos serviços. Quando a empresa emprega a sistematização das tarefas, reunindo dados e informações sobre o negócio, fica mais fácil integrar os setores do negócio. É possível, por exemplo, entender a ligação entre as vendas e o investimento em marketing, finanças e gestão de estoque e outras relações essenciais.

Resumidamente, a automação permite ligar as diferentes áreas e alinhá-las. E o resultado? Um ciclo produtivo mais benéfico tanto para o presente quanto para o futuro da organização.

Como escolher a ferramenta adequada?

Como escolher a ferramenta adequada?

Como dissemos, algumas tarefas são extremamente favorecidas pela automatização. No setor de cobranças, ela pode reduzir os riscos de recebimentos em mãos e trazer mais precisão ao que entra e sai da empresa. Dessa maneira, na hora de escolher uma Instituição de Pagamentos, é importante verificar as suas funcionalidades e pesar o quanto elas impactarão o negócio.

Ao fazer a escolha certa, a equipe pode focar em atividades-chave para o negócio. Além de ter também mais confiabilidade dos dados, evitando retrabalhos.

E então, está pensando em implementar a automação de serviços de cobrança na sua empresa, mas não sabe por onde começar? Então entre em contato conosco, conheça o nosso sistema de pagamentos. Além disso, descubra o que a sua empresa pode ganhar com a utilização dele!

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