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Por que sua empresa deve fazer uma auditoria de marketing

Publicado em 05 de dezembro de 2019 (atualizado em 09 de dezembro de 2019)

A alta competitividade entre as empresas pela atenção dos consumidores faz com que o trabalho de monitoramento se torne fundamental para quem planeja se destacar dentro do segmento de atuação. Mas isso só é possível por se observar regularmente as estratégias adotadas, sempre procurando maneiras de melhorar o desempenho das ações de marketing.

Dessa forma, se torna imprescindível fazer uma auditoria de marketing na sua organização, em busca de pontos de melhoria. Afinal, o consumidor está cada vez mais exigente e é preciso garantir que ele sempre tenha uma experiência satisfatória com a sua marca. Tal levantamento vai fornecer os recursos necessários para isso.

Ficou curioso e quer saber como essa prática pode ser importante para o sucesso das suas campanhas e ações na área? Continue a leitura deste artigo para entender como a auditoria de marketing funciona, como colocá-la em prática e quais os benefícios ao aplicá-la regularmente para avaliar as suas decisões. Confira!

Por que é importante monitorar estratégias?

Para as marcas que buscam otimizar as ações de comunicação e fortalecer a presença digital, organização e estratégia são dois conceitos que devem andar juntos quando falamos na elaboração de um plano de marketing. Afinal, esses dois conceitos vão permitir que as suas decisões se tornem mais estratégicas e eficientes.

Não à toa, um estudo da CoSchedule mostra que os profissionais de marketing mais organizados têm 397% a mais de chances de alcançar metas e objetivos, em comparação com os desorganizados. Além disso, quem faz um bom planejamento de projetos e campanhas, segundo o mesmo relatório, tem as possibilidades de sucesso ampliadas em 356%.

Portanto, não adianta estruturar a melhor ação possível de marketing e ficar apenas esperando que os resultados apareçam. É fundamental ficar atento ao desempenho de cada uma das ações, o que permite entender o que está funcionando com o seu público-alvo e aquilo que precisa ser reformulado.

Tudo isso reforça a importância da realização de auditorias regulares. Afinal, são elas que vão mostrar se o seu planejamento está, de fato, favorecendo a busca por melhores resultados. Esse monitoramento permite que você tenha uma maior precisão na hora de tomar uma decisão importante em relação às suas próximas ações.

O que é uma auditoria de marketing?

Em que consiste, na prática, uma auditoria de marketing? A resposta é simples: analisar e avaliar todas as estratégias adotadas para separar aquelas que estão gerando resultados positivos e entender quais campanhas devem ser revistas. Em resumo, é fazer uma avaliação de tudo o que foi colocado em ação para promover a sua marca.

Da análise das suas campanhas de email marketing, passando pelo trabalho de SEO, até o nível de engajamento gerado pelas suas ações nas redes sociais, absolutamente tudo deve ser avaliado. O objetivo é entender melhor quais são as estratégias mais eficientes e quais não trouxeram os retornos esperados pela equipe de marketing.

A ideia é utilizar melhor os recursos disponíveis, como consequência, oferecer uma experiência mais satisfatória ao usuário, seja com campanhas mais segmentadas, seja com uma abordagem diferente na suas newsletters. Ao procurar por pontos de melhoria regularmente, a tendência é sempre conseguir números melhores.

Essa tarefa, porém, não é das mais simples, afinal, passa diretamente por uma análise de tudo o que foi feito e uma busca por erros no planejamento. A análise se torna ainda mais complexa quando feita internamente, já que alguns vícios podem prejudicar esse levantamento e, por isso, a terceirização dessa tarefa muitas vezes acaba sendo útil.

Quais são os benefícios de realizar essa vistoria?

Ainda não está convencido de que uma auditoria de marketing é importante para o desempenho das suas estratégias e campanhas de comunicação? Para acabar com essa dúvida, separamos os principais benefícios de realizar uma vistoria em tudo o que foi feito no planejamento.

Correção de erros

Decidiu apostar em determinada palavra-chave para, por exemplo, aumentar o tráfego do seu blog e os resultados não foram os esperados? A auditoria de marketing vai analisar essa situação, fornecendo os recursos necessários para você ajustar as suas estratégias, rever o planejamento e procurar uma solução mais eficiente.

Decisões mais precisas

Com a ajuda dessa auditoria, você passa a tomar decisões mais precisas e eficientes, afinal, as informações sobre o que funciona, o que precisa ser aprimorado e aquilo que não gera resultados estão disponíveis dentro dessa análise interna. Com esses insights, o processo de tomada de decisão se torna mais preciso, levando a decisões realmente efetivas.

Melhor utilização dos recursos

Outra vantagem de realizar uma auditoria de marketing é o melhor aproveitamento do orçamento para o setor. Afinal, quando você compreende que determinada estratégia não funciona, qual é o sentido de continuar esse investimento? A análise permite a realocação desses recursos para ações e campanhas que resultem nos números esperados.

Fortalecimento da marca na disputa com a concorrência

A auditoria tem relação com alguns aspectos da análise SWOT. Afinal, parte dessa tarefa envolve identificar quais são as suas fraquezas e forças, certo? Esses fatores podem contribuir diretamente para que você consiga se sobressair em relação aos seus concorrentes, por exemplo, na busca por um melhor rankeamento na SERP.

Como fazer uma auditoria de marketing?

Os benefícios de realizar uma auditoria de marketing são muitos. Que tal, então, saber como colocar esse conceito em prática na sua organização? Para facilitar esse trabalho, separamos pontos fundamentais dentro desse processo de análise e validação das estratégias adotadas. Confira!

Determine os pontos que serão analisados

A primeira etapa é a mais simples: determinar quais aspectos do plano de marketing serão analisados. Fazer isso tornará a tarefa mais fácil e evitará, por exemplo, que a equipe fique sobrecarregada para cuidar de tantas informações.

O cenário ideal, é claro, é analisar absolutamente tudo o que foi feito — dos links patrocinados até os resultados com o Marketing de Conteúdo — para promover a empresa, porém, nem sempre isso é possível. Portanto, antes de começar o processo de análise, é preciso definir quais são as estratégias que vão passar por esse pente fino.

Utilize as metas como referência

Mas como separar o que deu certo e aquilo que não funcionou? É hora de voltar ao planejamento e identificar quais foram as metas traçadas para cada estratégia. Quando você decidiu, por exemplo, investir uma quantia do orçamento na produção de conteúdos relevantes para o blog, qual é a porcentagem de aumento de tráfego que você esperava?

Ao comparar o resultado esperado com o desempenho real, determinar o que funcionou e o que precisa de ajustes se torna uma tarefa mais precisa, afinal, é baseada nas expectativas criadas anteriormente. A vantagem da auditoria é que ela pode modificar também os objetivos traçados, adequando as metas ao cenário do momento.

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Avalie o desempenho por meio dos indicadores

Para tornar o processo de auditoria de marketing ainda mais completo, não se esqueça de utilizar indicadores e métricas para enriquecer a análise. Determine alguns KPIs (Key Performance Indicators) para acompanhar, de fato, como cada uma das suas estratégias está performando.

Para uma avaliação mais profunda, não se deixe enganar pelas métricas de vaidade e foque também em taxas mais específicas, como o bounce rate ou o tempo de permanência na página. Afinal, de que adianta muitos seguidores no Instagram se o engajamento — que é o que realmente importa — está baixo? Essas questões devem ser avaliadas.

Faça as mudanças necessárias

Todos os pontos anteriores levam ao mais importante: mudar. Afinal, o grande propósito ao realizar uma auditoria é encontrar as melhores maneiras de aprimorar o desempenho das estratégias e campanhas de marketing, certo? Com os resultados dessa análise, é fundamental colocar a mão na massa e alterar o que for preciso.

Por exemplo, chegou à conclusão de que o seu CAC (Custo de Aquisição por Cliente) está muito elevado? Então é hora de agir para reduzir esse número. Já que a ideia é corrigir o que não está funcionando e aproveitar melhor os recursos, reformule suas estratégias, aplique outros conceitos e modifique o que for necessário para alcançar as metas.

A auditoria de marketing, portanto, pode ajudar o seu negócio a utilizar melhor os recursos disponíveis e, como consequência, otimizar o desempenho das suas ações e campanhas. Dessa forma, analisando quais pontos podem — ou devem — ser melhorados regularmente, fica mais fácil acertar na tomada de decisão, adotando estratégias mais precisas.

Agora que você já sabe como a auditoria de marketing pode ser importante para o melhor desempenho do seu negócio como um todo, que tal segmentar ainda mais esse monitoramento e realizar um trabalho mais focado em estratégia? Então aprenda a fazer uma auditoria de SEO completa no seu blog!

Conteúdo produzido pela Rock Content.

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