Assinaturas (Pagamento recorrente)

Assinaturas: como colocar um botão em meu site ou enviar por e-mail

Criado em 24 de jun. de 2015

(Atualizado em 4 de jul. de 2023)

As vantagens de realizar cobranças recorrentes no seu negócio são muitas. Como na maioria dos casos o valor é debitado diretamente no cartão de crédito ou na conta corrente do cliente, ele não corre o risco de esquecer o dia de vencimento da fatura e tem menos chances de cancelar o serviço pela dificuldade de efetuar o pagamento.

A Assinatura foi criada pela Efí pensando nestas facilidades. Ao utilizar a ferramenta, você envia a cobrança para seu cliente e ele autoriza o débito automático no cartão de crédito de acordo com as configurações realizadas por você. É possível definir o valor, a periodicidade (se é mensal, bimestral, anual, etc), o número de parcelas ou se é uma cobrança com tempo indeterminado. O débito é realizado no mesmo dia da realização da primeira cobrança. E ele pode ser cancelado a qualquer momento por você ou seu cliente. Para criar uma assinatura, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o menu Assinaturas > Nova Assinatura da sua conta Efí
  2. Informe os dados da cobrança;
  3. Marque a opção coletar dados para entrega apenas se for necessário enviar alguma encomenda pelos Correios;
  4. Defina a aparência do botão de assinatura;
  5. Clique em Criar nova assinatura
  6. Copie o código HTML gerado em seu site ou envie por e-mail para seu cliente.
  7. Quando seu cliente clicar no botão, ele verá as informações da cobrança. Então ele precisará informar os dados do cartão de crédito para autorizar a cobrança.
  8. O botão ou o link de assinaturas pode ser utilizado por vários clientes para realizar o pagamento.

Após a realização do pagamento, você consegue visualizar o dia de disponibilização do valor na seção Lançamentos Futuros. O dinheiro pode ser utilizado para realização de transferências bancárias e outras transações financeiras.

Caso a operadora do cartão recuse o pagamento de alguma mensalidade, você receberá uma notificação de erro e a assinatura será cancelada automaticamente. Para reiniciar a cobrança seu cliente deve clicar no link da assinatura e realizar o procedimento de pagamento novamente.

Assinatura com Checkout Transparente

Você ainda tem a opção de criar a assinatura com checkout transparente. Essa integração permite que seu cliente faça o pagamento diretamente no seu sistema. Assim, ele não é redirecionado para uma página intermediária e, por isso, possibilita o aumento da taxa de conversão.

Gestão de Assinaturas

Ainda no menu Assinaturas, você pode criar o número de cobranças que desejar. Além disso, pode visualizar e excluir todas as assinaturas geradas, visualizar as assinaturas que você paga e as que recebe.

Para cancelar a cobrança de uma assinatura, basta acessar o menu Listar Assinaturas, selecionar uma cobrança e clicar no botão com o desenho de uma lixeira. Após o cancelamento, a assinatura não pode ser reativada, mas você tem a opção de configurar uma nova cobrança semelhante.

Caso seu cliente deseje cancelar a assinatura, ele deve clicar no link de cancelamento disponível no e-mail de confirmação, enviado logo após o pagamento da assinatura. O link irá direcioná-lo para a abertura de uma conta Efí, caso ele ainda não possua, ou para a página de login. O cancelamento é realizado no menu Assinaturas.

Após a criação da assinatura e o primeiro pagamento realizado por seu cliente, o valor da cobrança não pode ser alterado. Caso precise desta alteração, basta excluir a assinatura atual e criar uma nova. Você pode criar quantas assinaturas desejar.

E não se esqueça, em caso de alguma dúvida entre em contato com nosso suporte!

Compartilhe nas redes:

Gostou do que viu por aqui?

Cadastre-se para receber os melhores conteúdos exclusivos sobre tecnologia de pagamentos e gestão, para alavancar de vez os seus negócios.