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Aplicativos para e-commerce: como impulsionar suas vendas

Publicado em 24 de setembro de 2019 (atualizado em 24 de setembro de 2019)
Uma pessoa branca com um celular na mão

Todos os dias, um novo concorrente entra no mercado de e-commerce na esperança de se tornar grande. Os desafios envolvidos nessa jornada são a motivação de muitos comércios eletrônicos emergentes. Entretanto, grande parte deles coloca todos seus esforços em práticas comuns como marketing de conteúdo, e-mail marketing e SEO, mas estas ações são apenas o básico.

Para atingir novos patamares, o investimento em novas tecnologias que proporcionem uma nova experiência de compra, é fundamental. E o que melhor para possibilitar isto do que um aplicativo para seu e-commerce?

Por que aplicativos para e-commerce?

Um terço das compras feitas na internet são pelo celular. Isso mostra o quão importante é ter um aplicativo para seu e-commerce. Afinal, apenas trazer uma abordagem mobile friendly para seu site pode não ser a melhor saída para gerar mais visitas e conversões.

Os aplicativos oferecem experiências únicas ao usuário, por isso eles passam tanto tempo utilizando. Além disso, os apps são muito mais rápidos que um site, possuem acesso offline e podem utilizar de todas as funcionalidades do dispositivo. Grandes marcas, como a Magazine Luiza, conquistaram seu espaço com um aplicativo e viram um crescimento de 128%, apenas em vendas virtuais

Além disso, os apps oferecem um alto grau de segurança, o que permite que seu usuário realize as transações sem se preocupar. Ferramentas como scanner de cartão de crédito ou a utilização de um leitor digital também podem ser desenvolvidas para aprimorar o UX do seu aplicativo.

É possível configurar também o Mobile App Analytics, que irá rastrear toda a ação do usuário dentro do seu app. A partir daí, é possível analisar os dados e melhorar as etapas da jornada de compra, o que irá aumentar sua taxa de conversão.

Principais pontos para desenvolvimento de um app para e-Commerce

Antes de seguir em frente, existem alguns aspectos a serem focados ao desenvolver um aplicativo para e-commerce. Acompanhe os tópicos listados a seguir! 

Análise da concorrência

Extraia uma lista de seus concorrentes. Crie uma lista separada do que eles gostam e o que os torna a escolha óbvia para os compradores. Não duplique seus recursos ou modelo de negócios, pesquise bem e tire o máximo proveito de sua análise.

Conheça sua audiência

A base do desenvolvimento de um aplicativo móvel para e-commerce está na determinação da personalidade do comprador. Por isso, conhecer o público da sua empresa é fundamental. Pergunte a si mesmo: “Para quem você está vendendo seus produtos?” e faça a pesquisa voltada para o seu público-alvo. 

Analise o comportamento e os padrões do seu público-alvo e conheça a idade média dessas pessoas e as suas preferências. Isso ajudará você a criar seu aplicativo o mais relacionável possível para eles.

Escolhendo a tecnologia

Entenda os detalhes da sua empresa para decidir sobre a tecnologia para criar seu app. A maior parte do seus clientes utilizam Android ou iOS? Você deve se fazer esta e outras perguntas para validar se realmente seu app estará nos celulares certos. Escolha entre desenvolvimento nativo ou híbrido e fique atento ao budget e nas pequenas diferenças entre cada tecnologia.

Design UI e UX

Recursos visuais atraentes e transições suaves de uma página para outra podem ser fundamentais para um aplicativo. Crie opções para o seu logotipo e utilize-o da melhor maneira possível. Essa será a identidade da sua empresa para seus clientes-alvo. Mas, não se prenda apenas nisto, pense em como tornar a experiência de compra do usuário mais simples e fluida possível. Olhe na lista de concorrentes e veja como eles fazem em seus apps, descubra onde pode melhorar, e faça melhor. Brinque com a mente subconsciente de seus clientes, aproveitando as táticas de branding para criar uma boa impressão duradoura. 

Agora que abordamos o entendimento e a análise para começar a criar um aplicativo, confira abaixo os principais recursos para desenvolvê-lo!

  • Processo de cadastro simples – Não peça a usuário muitas informações antes que ele realize uma ação dentro do seu app, senão eles irão desistir logo na primeira tela do seu app.
  • Diversas formas de pagamento – Escolha um intermediador de pagamentos que permita ao seu cliente escolher a melhor forma de pagar pelo seu produto.
  • Notificações push – Essa é uma das principais funções para seu aplicativo. Com ela você poderá informar promoções ou simplesmente enviar uma mensagem que traga o usuário de volta ao seu app.
  • Lista de desejos – Contribui para que seus clientes possam ficar alertas aos produtos prediletos.
  • Avaliações e Críticas – Diversas pesquisas apontam que os consumidores confiam mais em avaliações de outros usuários do que em reviews de influenciadores e grandes marcas.

Quanto custa desenvolver um aplicativo para e-Commerce?

Sem dúvida, o orçamento é a principal preocupação para o desenvolvimento de um aplicativo. Para evitar esses dilemas orçamentários, veja a seguir algumas dicas para você se lembrar ao avançar no desenvolvimento de aplicativos.

  • Android ou iOS? O custo para desenvolver um aplicativo iOS é maior, por isso é importante saber qual é o dispositivo mais utilizado entre seus clientes.
  • Recursos: Entenda se você deseja lançar um MVP do seu e-commerce, um mix de MVP com alguns recursos avançados ou um aplicativo completo com diversos recursos.
  • Terceirizar o desenvolvimento pode ser mais caro, mas irá trazer bem menos dores de cabeça.
  • Perceba se este é o melhor momento para desenvolver um app nativo. Talvez a escolha de um app híbrido, ou mesmo um PWA, pode ser uma opção mais viável.

Todos estes pontos mostram o quão difícil é estimar quanto custa um aplicativo. Portanto, planeje-se previamente de acordo com seu budget. Para não descartar a ideia no primeiro orçamento.

O segredo está na UX

É verdade, entrar neste mercado é como estar competindo na São Silvestre. Mas, apesar de toda a competição, são poucos os players que realmente pensam na experiência do usuário. Por isso, na hora de desenvolver seu aplicativo, lembre-se de focar seus esforços em criar uma experiência única e busque por práticas que façam com que o uso do seu aplicativo seja intuitivo. Assim, você irá, sem dúvidas, se destacar da multidão.

Existem diversos motivos para que sua empresa tenha um aplicativo, e os benefícios que ele trará são completamente mensuráveis. Dedique um certo tempo para pensar no que sua empresa precisa e entre em contato com uma empresa especializada. Um app com certeza irá trazer o impulsionamento nas vendas que você deseja.

Este artigo foi produzido pela Usemobile!

Categoria

E-commerce

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