Finanças e Gestão

Aplicativos para e-commerce: como impulsionar suas vendas

Criado em 24 de set. de 2019

(Atualizado em 12 de jun. de 2023)

Todos os dias, um novo concorrente entra no mercado de e-commerce na esperança de se tornar grande. Os desafios envolvidos nessa jornada são a motivação de muitos comércios eletrônicos emergentes. Entretanto, grande parte deles coloca todos seus esforços em práticas comuns como marketing de conteúdo, e-mail marketing e SEO, mas estas ações são apenas o básico.

Para atingir novos patamares, o investimento em novas tecnologias que proporcionem uma nova experiência de compra, é fundamental. E o que melhor para possibilitar isto do que um aplicativo para seu e-commerce?

Por que aplicativos para e-commerce?

Um terço das compras feitas na internet são pelo celular. Isso mostra o quão importante é ter um aplicativo para seu e-commerce. Afinal, apenas trazer uma abordagem mobile friendly para seu site pode não ser a melhor saída para gerar mais visitas e conversões.

Os aplicativos oferecem experiências únicas ao usuário, por isso eles passam tanto tempo utilizando. Além disso, os apps são muito mais rápidos que um site, possuem acesso offline e podem utilizar de todas as funcionalidades do dispositivo. Grandes marcas, como a Magazine Luiza, conquistaram seu espaço com um aplicativo e viram um crescimento de 128%, apenas em vendas virtuais

Além disso, os apps oferecem um alto grau de segurança, o que permite que seu usuário realize as transações sem se preocupar. Ferramentas como scanner de cartão de crédito ou a utilização de um leitor digital também podem ser desenvolvidas para aprimorar o UX do seu aplicativo.

É possível configurar também o Mobile App Analytics, que irá rastrear toda a ação do usuário dentro do seu app. A partir daí, é possível analisar os dados e melhorar as etapas da jornada de compra, o que irá aumentar sua taxa de conversão.

Principais pontos para desenvolvimento de um app para e-Commerce

Antes de seguir em frente, existem alguns aspectos a serem focados ao desenvolver um aplicativo para e-commerce. Acompanhe os tópicos listados a seguir! 

Análise da concorrência

Extraia uma lista de seus concorrentes. Crie uma lista separada do que eles gostam e o que os torna a escolha óbvia para os compradores. Não duplique seus recursos ou modelo de negócios, pesquise bem e tire o máximo proveito de sua análise.

Conheça sua audiência

A base do desenvolvimento de um aplicativo móvel para e-commerce está na determinação da personalidade do comprador. Por isso, conhecer o público da sua empresa é fundamental. Pergunte a si mesmo: “Para quem você está vendendo seus produtos?” e faça a pesquisa voltada para o seu público-alvo. 

Analise o comportamento e os padrões do seu público-alvo e conheça a idade média dessas pessoas e as suas preferências. Isso ajudará você a criar seu aplicativo o mais relacionável possível para eles.

Escolhendo a tecnologia

Entenda os detalhes da sua empresa para decidir sobre a tecnologia para criar seu app. A maior parte do seus clientes utilizam Android ou iOS? Você deve se fazer esta e outras perguntas para validar se realmente seu app estará nos celulares certos. Escolha entre desenvolvimento nativo ou híbrido e fique atento ao budget e nas pequenas diferenças entre cada tecnologia.

Design UI e UX

Recursos visuais atraentes e transições suaves de uma página para outra podem ser fundamentais para um aplicativo. Crie opções para o seu logotipo e utilize-o da melhor maneira possível. Essa será a identidade da sua empresa para seus clientes-alvo. Mas, não se prenda apenas nisto, pense em como tornar a experiência de compra do usuário mais simples e fluida possível. Olhe na lista de concorrentes e veja como eles fazem em seus apps, descubra onde pode melhorar, e faça melhor. Brinque com a mente subconsciente de seus clientes, aproveitando as táticas de branding para criar uma boa impressão duradoura. 

Agora que abordamos o entendimento e a análise para começar a criar um aplicativo, confira abaixo os principais recursos para desenvolvê-lo!

  • Processo de cadastro simples – Não peça a usuário muitas informações antes que ele realize uma ação dentro do seu app, senão eles irão desistir logo na primeira tela do seu app.
  • Diversas formas de pagamento – Escolha um intermediador de pagamentos que permita ao seu cliente escolher a melhor forma de pagar pelo seu produto.
  • Notificações push – Essa é uma das principais funções para seu aplicativo. Com ela você poderá informar promoções ou simplesmente enviar uma mensagem que traga o usuário de volta ao seu app.
  • Lista de desejos – Contribui para que seus clientes possam ficar alertas aos produtos prediletos.
  • Avaliações e Críticas – Diversas pesquisas apontam que os consumidores confiam mais em avaliações de outros usuários do que em reviews de influenciadores e grandes marcas.

Quanto custa desenvolver um aplicativo para e-Commerce?

Sem dúvida, o orçamento é a principal preocupação para o desenvolvimento de um aplicativo. Para evitar esses dilemas orçamentários, veja a seguir algumas dicas para você se lembrar ao avançar no desenvolvimento de aplicativos.

  • Android ou iOS? O custo para desenvolver um aplicativo iOS é maior, por isso é importante saber qual é o dispositivo mais utilizado entre seus clientes.
  • Recursos: Entenda se você deseja lançar um MVP do seu e-commerce, um mix de MVP com alguns recursos avançados ou um aplicativo completo com diversos recursos.
  • Terceirizar o desenvolvimento pode ser mais caro, mas irá trazer bem menos dores de cabeça.
  • Perceba se este é o melhor momento para desenvolver um app nativo. Talvez a escolha de um app híbrido, ou mesmo um PWA, pode ser uma opção mais viável.

Todos estes pontos mostram o quão difícil é estimar quanto custa um aplicativo. Portanto, planeje-se previamente de acordo com seu budget. Para não descartar a ideia no primeiro orçamento.

O segredo está na UX

É verdade, entrar neste mercado é como estar competindo na São Silvestre. Mas, apesar de toda a competição, são poucos os players que realmente pensam na experiência do usuário. Por isso, na hora de desenvolver seu aplicativo, lembre-se de focar seus esforços em criar uma experiência única e busque por práticas que façam com que o uso do seu aplicativo seja intuitivo. Assim, você irá, sem dúvidas, se destacar da multidão.

Existem diversos motivos para que sua empresa tenha um aplicativo, e os benefícios que ele trará são completamente mensuráveis. Dedique um certo tempo para pensar no que sua empresa precisa e entre em contato com uma empresa especializada. Um app com certeza irá trazer o impulsionamento nas vendas que você deseja.

Este artigo foi produzido pela Usemobile!

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